O primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, que foi registrado publicamente, foi do 14 Bis, em 23/10/1906
O que daria direito a Santos Dumont de registar a patente. Coisa que se negou a fazer, porque dizia que aquilo era um presente à humanidade.
O Flayer dos irmãos Wright, levantou voo em 17/12/1903, três anos antes, com o testemunho deles e de um fazendeiro meio abobado. Estudos posteriores, mostraram que o motor de 12 HP, era insuficiente para levantar voo.
Convidados para um apresentação militar pública, colocaram um motor de 24 HP. Mas tiveram problemas com o motor e cancelaram o voo. Com isso, entraram em desgraça com a imprensa, chamados de charlatões.
Só se redimiram do fiasco, ao irem para a França, onde foram recebidos de braços abertos. Com melhores motores, provaram seu valor. A mobilidade e velocidade de seu novo avião, impressionaram todos. Nessa época, vários aviadores já voavam pelo mundo.
Colocados como heróis na primeira guerra, um jornalista, descobriu que no dia do primeiro voo, teve um vendaval, que tornava possível o Flyer decolar.
Pronto. O mundo os reconhecem como inventores da máquina.
Essa polêmica não existiria se Dumont tivesse patenteado.
Santos Dumont era um ser humano infinitamente melhor que eles, altruísta e humanitário. E ele foi o primeiro a fazer um objeto mais pesado que ar voar em público, oficialmente, por conta própria. Isso é fato.
Só que a tecnologia inventada pelos Wright é a origem real dos aviões, em todos os sentidos práticos, o 14-Bis voou, mas não contribuiu em nada com a evolução da aviação.
A verdadeira negligência é essa modinha moderna de diminuir o Santos Dumont. O que ele desenvolveu na história dos balões, enfim, era um grande homem e um grande gênio.
Cara, um filme sobre a biografia dele seria épico, é uma vida muito épica e trágica ao mesmo tempo. Sem dúvida um dos maiores brasileiros de toda a história.
Os americanos adoram dizer que eles inventaram tudo, mas o fato é que se não fosse a sabedoria dos britânicos, a audácia dos austríacos, e a engenharia alemã, o mundo seria meio ignorante em muitos pontos.
Se você for ver a maioria dos cantores, engenheiros e grandes cientistas são em geral austríacos ou alemães que vão morar nos EUA.
Em relação ao avião, eu prefiro acreditar que Santos Dumont foi o primeiro, apesar de não fazer muita diferença.
Como diz no filme o poderoso chefão, a pátria não é o sangue de ninguém.
"Pergunta só pra fomentar o sentimento nacionalista. Ou lambe botas"
Ninguém merece a maldição de nascer no Brasil, e sabe disso. Quando tivermos o direito de ao menos tivermos casa própria e compor familia se dar nossas vidas em troca vou ter tempo para ser nacionalista.
Entre o pessoal do meio há uma tendência a observar o maior pioneirismo dos irmãos Wright
Mas o avião foi muito mais desenvolvido do que simplesmente inventado, foi parte do ápice do espírito de uma época. Cada agente importante da história - e não foi só Dummont ou os Wright, teve uma papel importante nesse desenvolvimento
Bartolomeu de Gusmão, o Padre voador (não confundir com outro padre voador q teve o fim tragico), foi o primeiro a demonstrar que era possível voar. Ele foi um inventor e demonstrou que isso seria plenamente possível.
Já a invenção do Avião eh algo mais controverso. Mas eu sou ufanista e quem inventou o Avião foi Santos Dummont.