Pergunta só pra fomentar o sentimento nacionalista. Ou lambe botas.

eles perguntam
8 16
elas respondem
anônima
19/02/2021 02h32
Como os Wright só conseguiram levamtar voo com uma catapulta e o Santos Dummont conseguiu com o avião sozinho, o verdadeiro inventor é o brasileiro.
18/02/2021 21h03
Santos Dumont óbvio
18/02/2021 21h04
Santos dumont
18/02/2021 21h03
Santos Dumont óbvio
19/02/2021 09h41
Irmãos Winchester.
19/02/2021 02h34
Eu só sei o que o povo conta, não sei quem foi de vdd pq eu não estava lá
anônima
19/02/2021 01h13
Santos Dumont. Os Wright só fizeram um protótipo mal feito do que poderia vir a ser um avião.
anônima
19/02/2021 03h01
Teu pai
eles respondem
anônimo
19/02/2021 00h24
O primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, que foi registrado publicamente, foi do 14 Bis, em 23/10/1906
O que daria direito a Santos Dumont de registar a patente. Coisa que se negou a fazer, porque dizia que aquilo era um presente à humanidade.
O Flayer dos irmãos Wright, levantou voo em 17/12/1903, três anos antes, com o testemunho deles e de um fazendeiro meio abobado. Estudos posteriores, mostraram que o motor de 12 HP, era insuficiente para levantar voo.
Convidados para um apresentação militar pública, colocaram um motor de 24 HP. Mas tiveram problemas com o motor e cancelaram o voo. Com isso, entraram em desgraça com a imprensa, chamados de charlatões.
Só se redimiram do fiasco, ao irem para a França, onde foram recebidos de braços abertos. Com melhores motores, provaram seu valor. A mobilidade e velocidade de seu novo avião, impressionaram todos. Nessa época, vários aviadores já voavam pelo mundo.
Colocados como heróis na primeira guerra, um jornalista, descobriu que no dia do primeiro voo, teve um vendaval, que tornava possível o Flyer decolar.
Pronto. O mundo os reconhecem como inventores da máquina.
Essa polêmica não existiria se Dumont tivesse patenteado.
19/02/2021 00h48
Santos Dumont era um ser humano infinitamente melhor que eles, altruísta e humanitário. E ele foi o primeiro a fazer um objeto mais pesado que ar voar em público, oficialmente, por conta própria. Isso é fato.

Só que a tecnologia inventada pelos Wright é a origem real dos aviões, em todos os sentidos práticos, o 14-Bis voou, mas não contribuiu em nada com a evolução da aviação.

A verdadeira negligência é essa modinha moderna de diminuir o Santos Dumont. O que ele desenvolveu na história dos balões, enfim, era um grande homem e um grande gênio.

Cara, um filme sobre a biografia dele seria épico, é uma vida muito épica e trágica ao mesmo tempo. Sem dúvida um dos maiores brasileiros de toda a história.
18/02/2021 23h43
Os americanos adoram dizer que eles inventaram tudo, mas o fato é que se não fosse a sabedoria dos britânicos, a audácia dos austríacos, e a engenharia alemã, o mundo seria meio ignorante em muitos pontos.

Se você for ver a maioria dos cantores, engenheiros e grandes cientistas são em geral austríacos ou alemães que vão morar nos EUA.

Em relação ao avião, eu prefiro acreditar que Santos Dumont foi o primeiro, apesar de não fazer muita diferença.

Como diz no filme o poderoso chefão, a pátria não é o sangue de ninguém.
anônimo
18/02/2021 23h50
"Pergunta só pra fomentar o sentimento nacionalista. Ou lambe botas"

Ninguém merece a maldição de nascer no Brasil, e sabe disso. Quando tivermos o direito de ao menos tivermos casa própria e compor familia se dar nossas vidas em troca vou ter tempo para ser nacionalista.
18/02/2021 23h48
Santos Dumont, a prova é tão grande que foi um Mineiro, que aquele negócio que fica em baixo do avião se chama Trem de pouso.
18/02/2021 23h53
Entre o pessoal do meio há uma tendência a observar o maior pioneirismo dos irmãos Wright
Mas o avião foi muito mais desenvolvido do que simplesmente inventado, foi parte do ápice do espírito de uma época. Cada agente importante da história - e não foi só Dummont ou os Wright, teve uma papel importante nesse desenvolvimento
anônimo
18/02/2021 21h29
Os dois, só que cada um fez de um jeito diferente...só pesquisar
18/02/2021 21h28
Bartolomeu de Gusmão, o Padre voador (não confundir com outro padre voador q teve o fim tragico), foi o primeiro a demonstrar que era possível voar. Ele foi um inventor e demonstrou que isso seria plenamente possível.

Já a invenção do Avião eh algo mais controverso. Mas eu sou ufanista e quem inventou o Avião foi Santos Dummont.
18/02/2021 21h10
Santos Dumont teve a ideia
18/02/2021 21h05
Santos dumont, é claro. O brasileiro que falar que foi os irmãos Wright tem q ser muito mama bola
anônimo
19/02/2021 00h53
foi o cara a comeu o cu de curioso
18/02/2021 22h26
No Tom & Jerry disse que foi os irmãos Wright, então acredito no desenho americano.
19/02/2021 00h41
Essa pergunta não tem uma resposta simploria.
19/02/2021 01h08
Não querendo ser "lambe botas", mas olha o Demoiselle:

19/02/2021 05h28
Irmãos Wright falei.