Evitar um choque nos transportes, a paralisação da produção, a falta de gás nas casas mais humildes... Essa semana no RJ a gasolina saltou de 4,88 para 5,60. O etanol de 3.88 para 4.80. Bolsonaro tem razão mais uma vez, a variação no preço do barril de petróleo e nos custos de refino não foi tão grande para justificar tamanho aumento no bico da bomba.
O mesmo tem ocorrido com o ICMS e as taxas na energia elétrica, a já combalida indústria do RJ (falando do mundo que conheço bem) está quebrando de vez por conta do custo do transporte (que também massacra as transportadoras e mais ainda os caminhoneiros MEI, EIRELI e EPP) e do custo da energia elétrica que o atual governador incrementou em 72% a alíquota do ICMS.
Depois não adianta reclamar de hiper inflação quando receberem o salário no dia 1 e no dia 30 ele tiver 50% do poder de compra. Já vivemos isso!
Não sei se você sabe, mas a grana da Bolsa é um valor atribuído a especulação de ações, e não é um dinheiro físico e real, é apenas especulativo... Além de que a Petrobras não é 100% estatal, é uma empresa mista com influência grande da iniciativa privada