Alguns tem tudo e outros não tem nada, digo isso desde quando vc nasci

eles perguntam
10 11
elas respondem
anônima
24/02/2021 17h17
O primeiro passo para combater a desigualdade você já deu, Mateus: questionar-se por que ela existe. Recusar-se a aceitá-la como natural. Recusar-se a aceitar que esta seja a única configuração de sociedade possível. Você está no caminho certo.

O segundo é entender a posição que você ocupa na pirâmide social. Conscientizar-se. Perceber-se como membro da classe que não tem nada além da sua força de trabalho para vender. Que tudo produz, mas que com muito pouco fica no fim. Da classe que está com a cabeça tão cheia de ideologia dominante que, em muitas ocasiões, age contra seus próprios interesses.

É essencial que você entenda que, sob o regime do Capital, ou você explora, ou é explorado. Ou você detém os meios de produção, ou vende sua força de trabalho aos detentores (mas, diferente de um regime de escravidão, por exemplo, você não se vende apenas uma vez não. Se vende todos os dias).

É luta de classes e você precisa compreender de que lado está. Precisa compreender que os nossos interesses e os interesses da classes dominantes são e sempre serão antagônicos. Eles estarão constantemente tentando retirar os nossos direitos trabalhistas e nos explorar ao máximo, e nós estaremos constantemente lutando, por quaisquer meios necessários, pela concessão desses direitos.

Pois muito bem. O terceiro passo é o mais difícil. Uma tarefa para a vida inteira: organizar-se politicamente. Procurar um partido, um movimento social, um sindicato, uma associação de bairro ou um coletivo em que possa se reunir com outros explorados e agir coletivamente pela transformação da realidade.

A desigualdade que tanto preocupa você só vai acabar com a abolição das classes sociais e da propriedade privada dos meios de produção que mencionei lá no início. Não existe outro caminho. Qualquer alternativa é inútil, é morfina, é enxugar gelo. O Capitalismo não pode ser reformado.

Continua nos comentários.
24/02/2021 15h23
Ttabalhe que você vai ter.
anônima
24/02/2021 15h00
Pq o mundo seria igual com a quantidade e variedade de pessoas que existem no planeta?
anônima
24/02/2021 15h19
A resposta certa seria pessoas!

As pessoas não se preocupa com o próximo e se faz algo e pra se alto promover,o desejo por poder e ser melhor que o outro isso é o primeiro de muito fatores.
anônima
24/02/2021 14h56
Culpa do capitalismo.
24/02/2021 15h13
Este é o motivo que me faz acreditar em vidas passadas.
25/02/2021 06h29
É desigual, e muitos querem que essa desigualdade seja mantida...
Até porque, se todos fossem iguais, ninguem seria pobre, mas tbm ninguém seria rico
anônima
25/02/2021 01h26
Corrupção meu amigo.... corrupção
25/02/2021 01h23
Pq igualdade não existe
anônima
24/02/2021 14h57
Pq é Ué.
eles respondem
24/02/2021 15h24
Igualdade é conversa. As pessoas nascem diferentes por natureza. Alguns mais belos, outros altos, cor da pele diferentes, pessoas a volta que influenciam em sua cabeça, pais que podem ajudar no crescimento saudável da mente do individuo ou não, experiencias de vida etc. Agora imagina se o governo na base da porrada fosse dividir a grana entre todos, ninguém iria se sentir motivado a fazer nada pois tudo seria dividido novamente. A galera ia ficar só fazendo filhos para o estado cuidar com o dinheiro de quem trabalha duro. Pode perguntar ao mais nojento dos socialistas se ele iria acordar cedo td dia para trabalhar pensando em prol da nossa nação ou para alimentar os outros sem ganhar nada. As pessoas só fazem isso por elas mesmas e não esta errado.
anônimo
24/02/2021 15h24
Seres humanos são essencialmente egoístas e, via de regra, extremamente competitivos. Apenas por isso. Descemos das árvores, mas a selva ainda não saiu de nós (e nem vai).
24/02/2021 15h27
Por que não seria? Existe sorte, existe inteligência, existe trato social. E as coisas são escassas. A única forma de fantasiar essa tua masturbação aí é pensar num Super-Estado estilo 1984 que iguale todos - na miséria, é claro.
24/02/2021 15h12
Não vem com esse papo de igualdade

Se quer ter alguma coisa, corre atrás e conquista
25/02/2021 03h17
Os recursos do planeta não são ilimitados e supondo que tudo fosse distribuído igualmente entre todos, todos amargariam à pobreza juntos.

Quem trabalharia para o outro comer, ou vestir, por exemplo?

A lógica é que nada é de graça e se você faz algo pela sociedade, você recebe algo em troca por isso.

Quando você vai ao supermercado comprar sua carne, seus legumes, eles não foram lá magicamente, existe um processo enorme por traz de tudo isso, muito trabalho e dinheiro envolvido, até a fabricação de um vaso sanitário é extremamente complexo, nada é fácil.

As pessoas confundem algumas coisas.

A desigualdade acontece por causa desse mercantilismo nojento onde o próprio estado faz de tudo para proteger suas empresas favoritas, criando monopólios e acabando com a livre concorrência.

Já é comprovado por A+B que os países mais desiguais do mundo são aqueles que não oferecem liberdade a sua população, liberdade essa tanto social quanto econômica.
anônimo
24/02/2021 15h26
Ser humano.

Desde quando surgimos, exploramos, matamos e escravizamos.

Não tem relação com sistema econômico como muitos estão falando ai.

Afinal, hoje em dia vc n pode escravizar e explorar um pobre igual antigamente.
anônimo
24/02/2021 15h32
é a sociedade. O mundo n é injusto, o problema são as pessoas.
24/02/2021 15h10
Culpa do PT
anônimo
24/02/2021 15h08
é uma espada e tem dois lados, o lado ruim é esse aí que tu falou e o bom é que boa partes dos avanços vem por causa dessa desigualdade que existiu e existe no mundo.
24/02/2021 15h05
Infelizmente