atenção, não é monarquia absolutista em que o rei governa sozinho...é uma monarquia parlamentarista, cujo rei teria poderes limitados e quem mandaria mesmo seria o Primeiro Ministro.

eles perguntam
2 14
elas respondem
anônima
27/02/2021 12h16
Acho que se tivesse ficado monarquista-parlamentarista desde a independência teria sido melhor

Nesses casos o monarca tem poder moderador, então ele daria uma freada nos abusos dos outros 3 poderes, em prol do interesse e benefício da população (essa é a função, né)

Mas se voltasse nessa altura do campeonato, quem garante que o monarca que entraria agora não aceitaria se vender, participar de esquemas de desvio de dinheiro, ser pago pra não frear interesse de grupo X, etc?

A corrupção já tomou conta de tudo, e poderia tomar do monarca, também. Da República pra cá, o mau-caratismo virou hábito nesse país.
anônima
27/02/2021 15h33
Não. Como sempre digo, se ainda existem famílias reais pelo mundo significa que faltaram guilhotinas.
eles respondem
27/02/2021 12h23
Seria bom

A coisa por aqui descambou de vez depois do golpe republicano
27/02/2021 12h24
Se for pra ser monarquia tem q ser absolutista Papal, o resto é merda iluminista

O melhor seria começar pelo localismo!
anônimo
27/02/2021 15h54
Desde que seja entregue aos sucessores reais de verdade, sem essa de fazer eleição pra rei... Sim
Sim, simplesmente pq é a melhor forma de governo
O rei não deve a ninguém, não tem que ficar dando cargo pra gente que elegeu ele. O poder é dele por direito e pronto
O rei é o símbolo do povo, ele fará o correto, não há muitos interesses por trás, pq ele já é o rei. Ele já tem tudo, o que falta é o respeito do povo, que ele com certeza vai buscar
O rei é o poder moderador também. Na República, se o legislativo, executivo ou judiciário estiverem fazendo algo contra o povo, por interesse próprio somente, não há muito o que fazer, nós resta aceitar, não existe autoridade acima dos 3 poderes. Na monarquia, o rei defende o povo, pq é o povo dele, ele se reconhece como símbolo do povo, se algum dos eleitos começar com essas ordinarices que acontecem, o rei simplesmente afasta eles.
Na República o presidente governa 4 anos visando se reeleger e só. Não tá nem aí com o povo. São obras de vaidade, que pareça bonito, feitas pra iludir. Na monarquia, o rei ficará lá até que morra, isso permite que ele trabalhe em políticas de longo prazo, o que obviamente é melhor que fazer bonitinho no ano de eleição, como na República.
Por último e melhor, o conservadorismo e a tradição
anônimo
27/02/2021 12h18
gostaria, mas primeiro a população tem que ter uma educação de qualidade nas escolas.
27/02/2021 12h28
Imperial
Oh vossa alteza
Foi coroado
Como prova de nobreza

Nesse carnaval
Imperador
Que falta faz
Teu poder moderador

E a facilidade maior de destituir um regime com manifestação popular, afinal, mais fácil afastar uma pessoa do cargo que várias distribuídas.
27/02/2021 12h25
Sai dessa vida, mané
27/02/2021 15h22
Já era, acabou.

Não faria sentido voltar sendo que a tradição já foi rompida.

Talvez um sistema parlamentarista faria mais sentido, sendo que do jeito que está não dá certo.
anônimo
27/02/2021 15h28
Seria mais interessante virar uma republica parlamentarista. Acaba com esse mito de presidentes salvadores da pátria que não deu certo.
anônimo
27/02/2021 12h22
Democracia, ruim com ela, pior sem ela.
anônimo
27/02/2021 15h57
Quem seria o "merecedor" do título, poder e regalia de ser o Rei do Brasil?

E se quem "mandaria" é o "Primeiro ministro", o "Rei do brasil" iria servir pra que? Só para viver de regalia de graça?

Ninguém é merecedor de tal título.

Dificilmente alguém iria tolerar uma ideia como essa nos tempos atuais... monarquia é inconcebível nos tempos atuais.

Eu me oponho radicalmente a essa ideia e não entendo pq tem gente que apoia isso.
27/02/2021 12h25
Monarquia representa antes de tudo tradição, nós deixamos de ser há tempo demais, só meia dúzia de saudosistas - e a maioria por serem reacionários pura e simplesmente - ainda cultiva essa cultura aqui. Teria sido melhor pro desenvolvimento da política e da democracia brasileira se tivesse permanecido. Agora, voltar? Não tem chance nem sentido. O Parlamentarismo sim, esse sistema presidencialista só nos fode.
27/02/2021 12h27
Sim mas é impossível uma monarquia se manter atualmente
27/02/2021 12h28
Kkkkkkkkk e quem seria esse rei?
É mais fácil o Brasil pegar fogo doq o povo entrar em consenso
27/02/2021 14h12
Não sei, vai que piora.