Não é de hoje que o Brasil sofre com baixa competitividade, carga tributária confusa e excessiva, dificuldades logísticas, burocracia exacerbada e insegurança jurídica, no entanto, parece que mesmo diante de todos esses problemas, tanto a população quanto os representantes não enxergam o grave problema que tudo isso cria, um grande buraco na nossa economia.

Industrias deixando o país, desemprego nas alturas, moeda valendo papel descartável, enfim... A pandemia não deve ser usada como desculpa para aceitar a estagnação da economia brasileira.

A moeda brasileira, por exemplo, foi a que mais perdeu em relação ao dólar em comparação com países sub-desenvolvidos similares ao Brasil.

A esperança de um governo liberal veio a tona, e por mais que todos quisessem menor interferência do estado na economia, privatizando, desregulamentando, simplificando e reduzindo impostos, abrindo o mercado e melhorando a competitividade, tudo foi por água abaixo mostrando que a política econômica segue a mesma, mais interferência e perpetuação do famoso "custo Brasil" que nunca levou o Brasil a lugar algum.

Dado a tudo isso, você enxerga algum pingo de esperança em relação a economia brasileira, ou já desistiu e pensa em mudar para outro país?

eles perguntam
2 9
elas respondem
anônima
01/03/2021 16h22
Mr. Adam Smith, deixa eu te dizer uma coisa que não tive a chance de dizer enquanto o senhor ainda estava vivo: enfie a mão invisível do mercado no seu...
anônima
01/03/2021 15h58
Obs texto muito grande
eles respondem
anônimo
01/03/2021 16h12
Lá vem vc com essa verborragia de liberal e blá-blá-blá do MBL!
Sua agenda é sempre falar mal do “povo brasileiro “.
Vira esse disco. Até as eleições de 2022, vc vai seguir a agenda de falar mal do STF, congresso, meios de comunicação, urna eletrônica, que o país é comunista, que nada funciona, e que somos uma porcaria onde o coitadinho do presidente nada pode fazer, que está de mãos atadas.
E no meio desse caos, que nada nos resta se não escolher o pior de todos, já que é uma porcaria só.

Pede dinheiro emprestado com seus tios reacionários e paga um coiote pra fazer vc entrar no país que acha ser o paraíso na terra!
01/03/2021 16h09
Se até o final do mandato do atual presidente a situação não melhorar, o jeito vai ser confiar o Brasil nas mãos do cabo daciolo pra ele fzr uma reza das brabas ;-;
anônimo
01/03/2021 16h47
O problema é que os políticos não tem um projeto a longo prazo para o Brasil, o Brasil precisa de indústria urgentemente e indústria hoje é tecnologia e nenhuma multinacional vai confiar a medula central de sua tecnologia a um país periférico como o Brasil; não ira existir um capitalismo moderno no Brasil sem a ação coordenada do estado.
01/03/2021 17h32
No fim das contas é que nós estamos satisfeitos com o que aí está.

Até mesmo a pobreza e a desigualdade viraram fetiches que satisfazem a classe média/alta lacradora, inconscientemente eles não querem que elas desapareçam, pois elas estando lá eles continuam riquinhos e continuam lacrando e se sentindo superiores aos outros por isso.

Os políticos e o funcionalismo de elite nada de braçada em grana e são eternos, seja por eleição ou cargo, e então no fundo eles não levam muito a sério tentar mudar uma situação tão cômoda.

O povão só leva porrada, bala e agora até vírus na cabeça, eles não confiam em nada, só lidam com a prática: quem dá algum dinheiro ou oferece alguma ajuda = tô apoiando. Negócio é comer, o resto do "estado" é só sofrimento, humilhação no hospital, violência da polícia, e etc.

Já a classe média que trabalha e praticamente paga todos os impostos só resta uma opção lógica, por isso a segui: fingir que isso aqui não é um país, que os impostos são tributos de uma potência ocupante, não esperar NADA do Estado e cuidar de si e dos seus.

Não ignoro o sofrimento das pessoas. Ajo como minha consciência manda. Mas acreditar em estado, política, futuro? Ah não. Só por esporte mesmo, afinal, um pouco de esperança, mesmo ingênua, é necessária.
01/03/2021 17h38
"e por mais que todos quisessem menor interferência do estado na economia"
Ninguém queria isso, na verdade. Haha
É a mesma coisa de sempre: os setores que põem grana na política querem livre-mercado até a página 2; a livre concorrência entre os fornecedores de matéria-prima para os produtos deles é comemorada, mas a livre concorrência no setor deles é inaceitável, é uma tragédia para os "interesses nacionais". O cidadão comum, caminhoneiro, que por acaso votou no fictício Bolsonaro pró-mercado, ao mesmo tempo que pede redução de impostos e taxas também apoia o tabelamento de frete.
Todo mundo queria livre-mercado no entorno deles, mas ninguém quer operar sob o livre-mercado, todo mundo quer seu feudinho econômico. E no final todo mundo consegue o "direito" a um feudinho econômico.
anônimo
01/03/2021 17h22
Acho que o liberalismo econômico vai se tornar mais popular nós próximos pq as mais pessoas mais bem instruídas tem chance de apoiar o liberalismo, os "não bem instruídos" sempre tendem a considerar melhor o "populismo barato", como o do PT e o do Bolsonaro. E a internet tem proporcionado uma certa difusão da ideologia liberal nós últimos anos... e vai continuar assim.

Tem países com estados "gigantes" que dão certo, mas no Brasil, não tem dado certo...

Mas ainda que diminuissem o estado Brasileiro, a "mão invisível do livre mercado" iria falhar em algum setor e em algum momento... políticos oportunistas estadistas iriam aproveitar essa oportunidade para capitalizar votos e fortalecer suas ideologias, até mesmo quanto o aspecto "moral", isso pode acontecer!

(A "mão invisível do mercado" não tem resolvido as questões morais no ocidente, pelo menos, não de acordo com a moralidade da maioria da população.)

Um exemplo é a eleição do Bolsonaro, no qual o fator "moralidade" foi fundamental para ele captular votos no período eleitoral... embora ele depois de eleito, tenha se mostrado um "cavalo de tróia".
anônimo
01/03/2021 15h58
Não sei.
01/03/2021 16h00
Ate eles conseguirem formalizar o Brasil como colônia que é o q nosso presidente mais quer. E ele é o nacionalista!
01/03/2021 16h16
Eu só desistiria se aqui virasse uma Venezuela gigante e enquanto isso não acontece, da pra ir tentando