Concordo com a reforma, mesmo achando complicado as escolas absorverem esse tipo de mudança sem perder um pouco de qualidade no começo, além de que deveria ser acompanhada com uma reforma de como é feito o ingresso nas universidades, não adianta o aluno ter o poder de escolha de que matérias irá estudar estudar, se no final os vestibulares exigem todas. Na melhor das situações, no longo prazo essas questões e outras são resolvidas, aumenta o investimento de pesquisas feitas por alunos em cada área de o ensino médio, e há uma melhor distribuição de vagas nas universidades..na pior das situações, não é feito investimento necessário para suprir as necessidades de cada área, diminui a qualidade da educação, diminui o interesse dos alunos e aumenta a desigualdade entre pobres e ricos nas universidades..nesses casos to me referindo as escolas publicas pq quem tem dinheiro continuara podendo ir para escolas particulares e cursos pré-vestibulares de boa qualidade.
anônimo
22/09/2016 18h48
Só depois de pessoas com embasamento qualificado pra eu entender alguma coisa.
Parece bom, o ensino médio parece estar em decadência. Aqui no bairro mesmo estão querendo fechar o turno da noite, pois não tem aluno suficiente.
Essa MP sendo aprovada, galerinha terá que ficar 7horas na escola. kakakakakak
Vamos aguardar.
01/11/2016 11h38
Concordo parcialmente.
Ter matérias eletivas é muito positivo, deixando mais flexível o ensino.
Mas o fato de obrigar a ser integral, pode piorar ainda mais a qualidade, pois aumenta os custos e nem sequer temos meio período de qualidade.
elas respondem
22/09/2016 18h46
Eu achei uma boa. Acho que o ensino médio está muito sobrecarregado. Só acho que faltou debater a respeito. Uma medida tão importante sobre a educação não pode ser decidida assim tão rápido.
anônima
01/11/2016 11h50
É necessário levar em consideração a formação docente e a estrutura das instituições de ensino pelo Brasil. Algo negligenciado na reforma.
Aumentar até 1400h, atualmente, 800h. Seria legal, mas não será produtiv o no tradicional ensino brasileiro. Priorizar quantidade e ignorar qualidade nao é inteligente.
A inserção do ensino profissional eu achei mto interessante (como já tem em algumas instituições). Contudo, falta mais discussão.