Seja sincera com ele(a), pq aí ele vai saber como lhe orientar.
Só fui em psicólogo uma vez, e foi pra fazer teste vocacional, então não sei muita coisa.
O conselho que te dou é esse mesmo, seja sincera, não fique com vergonha de dizer as coisas.
Na primeira consulta eles não perguntam nada demais, praticamente pegam dados básicos (nome, idade) e perguntam o que você espera da terapia.
Lá pela terceira ou quarta seção que começam pegar pesado.
muito bom..eu falo tudo...saio leve kk minha psicóloga até ri...psicólogo não significa que Vc é problemático ..eu sempre faço por conta do.meu trabalho..
Cada tipo de terapia tem sua particularidade, eu acho que a mairoria dos psicologos por aqui (br) deve trabalhar com terapia cognitivo comportamental, se for esse seu caso o terapeuta vai começar falando e provavelmente vai ser de boa sem constrangimento.
Mas pode ser psicanálise, nesse caso o terapeuta de cara já fica olhando na sua cara calado até tu começar a falar e pode ser embaraçoso.
Em qualquer caso ele ou ela vai perguntar mas sempre respeitando sua vontade.
Depende muito da abordagem teórica. Na primeira consulta o profissional vai focar nos principais pontos de sua vida, com qu mora, problemas de saúde, etc e depois vai dar espaço pra você abordar sua demanda
não se preocupe com nada, quando chegar lá ele vai perguntar de vc, da sua vida pessoal, escola, seus pais.. Nada demais... Vc vai só se abrindo e contando tudo. Eu adoro psicólogos, são como diários *--*
Eu tô fazendo terapia e toda vez que tô indo é uma ansiedade se será desconfortável ou não. Mas chego lá e já falo até demais, haha. Também tenho dificuldade em me abrir, mas sei da importância de fazer e que será para o meu bem.
Quando eu era bem novinha eu cheguei a ir em algumas consultas. Eu era mais tímida que o normal e a escola me encaminhou a um psicólogo. Acho que foi bem tranquilo. A que me atendeu fez algumas perguntas, mas houve nada de assustador não. Eles não te julgam e só querem te ouvir.
Ele só vai te fazer umas perguntas, na verdade é mais como uma conversa (como o @Jamaica disse).
Minha primeira consulta foi aos 12 anos e lembro que fiquei ansiosa também, mas quando entrei no consultório, fui me abrindo tanto com a minha psicóloga que tudo pareceu natural para mim...nem um pouco constrangedor.