Talvez se quem tentasse não fosse o ser humano. O ser humano não deu certo.
anônima
14/03/2021 18h03
O mundo nunca deu certo pq a humanidade está nele
anônima
14/03/2021 18h04
Não, porque o erro não é o sistema em si, e sim quem o comanda... O socialismo venezuelano poderia ter dado certo se o maduro tivesse boas intenções, igual vários outros políticos e líderes de países capitalistas...
anônima
14/03/2021 19h47
Socialismo até hoje não deu certo em nenhum lugar, quanto ao capitalismo... Bom vc come todo dia? Tem roupa pra vestir? Tem luz eletrônica na sua casa? Se sim então acho que o capitalismo deu certo né?!
eles respondem
14/03/2021 17h59
Pra combater a obesidade, sim.
14/03/2021 19h15
Capitalismo é o menos pior
anônimo
14/03/2021 18h55
Socialismo só dá certo em sonho mesmo.
anônimo
14/03/2021 17h58
Vou só olhar.
15/03/2021 02h27
A empiria mostra claramente que onde há mais livre mercado e estabilidade política, há menos pobreza.

A pobreza é gerada principalmente pelo próprio estado.

A instabilidade política é um exemplo que o brasileiro já deveria estar acostumado, já que o Brasil vive com uma política turbulenta.

Os países em geral que é difícil de empreender, estes costumam gerar mais pobreza. A liberdade de empreender desperta nas pessoas o senso criativo delas, em uma sociedade socialista, as pessoas se sentem presas, sem a chance de poder lucrar, e isso as desmotiva para criar algo inovador no mercado.

O Brasil é um exemplo de capitalismo fracassado, um país enorme com 4 bancos, 4 operadoras de telefonia, internet cara e pouco acessível.

Mas por que isso acontece? Porque o estado cria essas aberrações, distorce o capitalismo em forma de socialismo moderno e finge que a culpa disso é do "empresário malvadão".

É como se você criasse um hotel e colocasse um monte de regras absurdas, um monte de gente ia preferir a concorrência, mas se você conversasse com o prefeito e ele dificultasse para novos hoteis surgirem na cidade, as pessoas iriam usar seu hotel ruim, todos usariam forçadamente.

Nesse caso, o hotel é o monópolio brasileiro de empresas ruins e o prefeito é estado. O estado não deixa você usar a concorrência, e o que já tem no mercado é péssimo.
14/03/2021 18h07
Coreia do Norte tá uma maravilha, bora pra lá.
A partir da primeira invenção do homem o mundo já ficou desigual, a desigualdade só tende a aumentar com o tempo, pelo menos o capitalismo permite uma mobilidade social.
14/03/2021 18h15
Qual autor que você conhece é "capitalista"?
O termo "capitalismo" foi usado pela primeira vez por autores socialistas, em específico o Karl Marx, em seu livro "O capital".
"Capitalismo" não existe, pois não há nenhum autor que se autodenomina como "capitalista".
O que existe é a doutrina econômica do liberalismo, antecedido pela fisiocracia, manifestada de várias formas, nesse caso, há muitos autores que se auto-intitulam "liberais", bem como a doutrina jurídica do jusnaturalismo, do proprietarianismo, do jusracionalismo e outras.
14/03/2021 23h37
@maripacheco brota ai pra contar mais artigos de ficção marxista kkkkkm
14/03/2021 18h17
Não. Obviamente
anônimo
14/03/2021 18h03
Deu certo prós donos de empresas, conseguem lucros altos com o mínimo de mão de obra possível enquanto tem pessoa precisando de emprego e não dão
anônimo
14/03/2021 19h07
Não e não.
anônimo
14/03/2021 19h08
Capitalismo é mal, Karl Max disse em “o Capital”, eu sou comunista, faço parte do Estado...
anônimo
14/03/2021 18h02
Tudo da certo
anônimo
14/03/2021 19h17
Socialismo, capitalismo, nenhum é perfeito e um tenta demonizar o outro
14/03/2021 19h28
Socialismo não dá certo pela questão econômica e pela questão de concentração de poder ou seja + poder ao estado, + corrupção, serviços piores etc. O capitalismo é o melhor modelo, porém precisa de alguns toques do socialismo para dar certo.
14/03/2021 23h30
Nenhum dá certo.
Nas duas eu tô pobre.
anônimo
14/03/2021 18h01
Bem eu tô deitado no meu quarto pedindo uma pizza, quinta-feira chega meus tênis da china feitos por crianças de trabalho escravo.
Deu meio certo, a demora da pizza é até aceitável, mas essas crianças trabalham devagar demais, só quinta-feira...