O recrudescimento de 2021 foi culpa das pessoas mesmo, aqui no Rio Grande do Sul foi uma vergonha o mês de janeiro, todo mundo fingiu que tudo tinha acabado. Agora estamos com gente morrendo nas escadas dos hospitais.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 10h45
Votei errado. A culpa é do governo que não se organizou de forma eficaz para lidar com a pandemia. Desde comunicação com a sociedade, testes em escala e isolamento de pessoas contaminadas. Fora que não encomendou vacinas, um desastre total.
votei em População que não respeita o isolamento.
anônimo
15/03/2021 11h09
1 + 2
1 porque não comprou vacina
2 porque só de ouvir falar em vacina já achou que estava imune
15/03/2021 10h44
Em uma pandemia mundial onde os paises lutaram por isolamento e vacina e só nós temos um genocida na contramao do mundo e só ele está certo. E o pior tem pessoas que apoiam esta postura sem ter valor sobre a vida do igual.
Isto é o apocalipse com certeza!!!!!!!
votei em Apocalipse.
anônimo
19/03/2021 10h48
Aqui na minha cidade eu ando 10 minutos já consigo ver quem é o real culpado pelo lockdown, faça isso na sua cidade de vejo por si só.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 11h34
O tanto de aglomeração q tá tendo não é brincadeira, todo dia os PM fecha um monte de festas por aq, no carnaval foi uma bagaceira no Brasil todo, mas sair pra trabalhar não pode né...
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 10h42
Culpa de ninguém.
15/03/2021 12h55
É uma mistura, em parte é culpa do estado e outra parte da população que não tem empatia.

Se as pessoas tivessem mais empatia uma para com a outra, não haveria a necessidade de presidente ou governador nenhum pedir para usar mascara e manter um distanciamento.

Você sai na rua e topa com pessoas fazendo festinhas, sem mascarás, e aglomerações, e ainda por cima temos um jumento de um presidente incentivando isso, ou seja, é a soma de tudo que não presta no nosso país.

Infelizmente, muitas pessoas que não tem nada a ver acabam pagando o pato.
anônimo
15/03/2021 11h10
O isolamento tava aí, aglomerou quem quiz.
votei em População que não respeita o isolamento.
19/03/2021 10h45
morcego?kkkkk,que ideia viu,culpa das pessoas,que sai sem mascara e etc.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 14h04
A situação epidemiológica estaria muito melhor se em algum momento o governo tivesse intencionado combater a pandemia. Provavelmente não estaríamos em lockdown. Sequer é inverno e já há vacina.
votei em Incompetência do governo.
15/03/2021 12h56
Obviamente.
votei em População que não respeita o isolamento.
anônimo
15/03/2021 11h22
No Brasil nunca teve Lock Down e nem pode ter devido a tamanho da pobreza desse país.
votei em Incompetência do governo.
15/03/2021 11h09
Povo imbecil que não consegue conter o fogo no rabo e manter o isolamento.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 11h07
Marquei 1, mas a 2 também é verdade
O morcego é fake news, ninguém sabe ao certo como o COVID-19 surgiu.
votei em Incompetência do governo.
15/03/2021 11h06
Vão morrer se ficar um ano sem ir na praia? Filhos da p
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 10h47
Obviamente ficar trancafiando todo mundo em casa parece autoritarismo pra mim.
votei em Incompetência do governo.
16/03/2021 01h02
Do PT
votei em Outro.
anônimo
16/03/2021 01h48
Culpa da puta que pariu
votei em Outro.
anônimo
15/03/2021 14h01
Da china q nao foi multada
anônimo
15/03/2021 11h52
Esse abre e fecha na minha opinião é mais um plano governamental até as eleições. Por que além do auxilio emergencial que foi uma miséria e que era ridiculo ver as filas gigantescas na frente da Caixa economica quase todos os dias. Pouco foi feito para facilitar a decisão dos trabalhores e empresas de ficar em casa em quarentena.
votei em Outro.
15/03/2021 11h05
Do vírus, óbvio.
votei em Outro.
19/03/2021 23h52
As pessoas como os comerciantes precisam trabalhar enquanto a mídia terrorista diz que " o choro é livre" ou o povo vai para as ruas como a primavera árabe ou vai ser ditadura dos governadores e prefeitos para sempre
votei em Incompetência do governo.
16/03/2021 01h09
A culpa eh das pessoas q não respeita o isolamento, não usam máscaras e continuam agromerando. Um exemplo aqui em slz, dias das crianças avenida litorânea tava cheio de pais com seus filhos tudo sem máscara. Um monte de pessoas comemorando como se a covid tivesse acabado. Resultado eh q agora eh falta de leitos na UTI.
votei em População que não respeita o isolamento.
16/03/2021 01h10
Dos ignorantes
anônimo
27/03/2021 20h03
10% da pobreza das moradias
10% população que não respeita o isolamento
80% do GENOCIDA.
16/03/2021 01h14
Sem empregos, sem salário, sem Presidente, sem Ministro da Saúde competente, a gente tem que fazer nossa parte. Explicando melhor, tenho (melhor, tinha) dois alunos um de 14 anos e outro de 21 anos, morreram. Foram para festas e ignoraram a Doença, e pior, ainda deixaram um Pai na UTI e uma Mãe na quarentena. Eu não culpo o da "rachadinha" Paulo Guedes, Ministro de Ricos, e quem ignora os riscos.
16/03/2021 01h47
Do Governo por não alertar de verdade, e do bando de filho da puta, que fica fazendo churrasco, indo pra praia, fazendo aglomeração, andando sem mascara, tem que morrer esse bando de filho da puta, que pegue covid, duas, três, quatro vezes e morra de uma vez, se não sabe respeitar, não está nem ai pra própria vida nem dos familiares, nem de ninguém, que morra de uma vez. bando de filho da puta acha que ta de férias, por culpa desse bando de arrombado, que pessoas que não merecem pegar isso, estão pegando e morrendo, por isso que gente da saúde corre risco todos os dias pra ajudar um filho da puta desses que devia estar morto.
votei em Tudo culpa do morcego.
anônimo
19/03/2021 23h48
População não respeita o mínimo distanciamento necessário, agora toma Lockdown!

Desde antes da explosão da cepa manauara o povo já estava cagando, todo mundo falando sobre a facilidade de transmissão e todo mundo cagou! Barzinho, festinha, rave, praia, shopping, restaurantes abarrotados...

Chegou a conta!
votei em População que não respeita o isolamento.
anônimo
19/03/2021 11h08
De ninguém! O que era pra ser foi! É como um bbb, o governo foi como sempre foi, as pessoas “boas” revelaram-se “más”. Não podia ter sido diferente! Mas não culpo ninguém, embora esteja irritado com eles.
19/03/2021 11h01
Do (des)governo, seguido da população também.
votei em Incompetência do governo.
19/03/2021 11h00
1 + 2, mas a 2 é principalmente por consequência da 1
votei em Incompetência do governo.
19/03/2021 10h49
primeiramente od povo que faz merda, e depois dos políticos que exageram.
Enfim, culpa do povo
votei em População que não respeita o isolamento.
19/03/2021 10h56
O governo já podia ter comprado um montão de vacinas para deixar todo mundo tranquilo? Podia. O governo podia ter melhorado o transporte público e evitar contágio? Podia. O governo podia ter deixado os leitos disponíveis e contratado mais médicos e enfermeiros? Podia. Como a gente nunca conseguiu confiar no governo mesmo, o povo se virou respeitando o isolamento para cada um se cuidar? Não. E chegamos aqui...
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 11h38
a culpa é minha, sai algumas vezes sem mascara.
15/03/2021 10h47
Culpa do lula, se ele ainda estivesse preso tudo estaria aberto.
votei em Outro.
anônimo
15/03/2021 10h57
é um conjunto de culpas. tanto do governo, quanto da população
votei em Outro.
15/03/2021 11h48
Tá, eu assumo! A culpa é minha.
15/03/2021 12h00
Cabral.
votei em Outro.
anônimo
15/03/2021 13h05
A culpa é sua por ter esse sorriso, ou q culpa e minha por me apaixonar por ele
15/03/2021 13h36
E que também não se cuida, pq o covid pega mais pela transmissão da mão do q pelo ar, espirro de alguém infectado, então a culpa é nossa, q n passa álcool em gel, n evita de coloca a mão no nariz, boca, olho
votei em População que não respeita o isolamento.
elas respondem
15/03/2021 11h21
Claro que, a dissiminação/transmissibilidade não ocorre sozinha, a população tem culpa, mas o gestor do estado tem mais (principalmente o federal com o incentivo e as retaliações notórias, inclusive com imunizantes) pois muitos não se anteciparam, inovaram políticas sanitárias com desdém a potencialidade dessa segunda onda, ao contrário, visando os gastos, desativaram hospitais temporários não ampliaram as políticas de prevenção públicas... entre outras situações.
Ao menos no meu estado o governo vem tentando, não posso responsabilizá-lo exclusivamente pela imprudência de uma parte da população. Contudo no geral o governo federal deveria fazer a lição de casa e aprender um pouco com a Alemanha que nessa segunda onda, coexiste com o Lockdown já faz um tempo e com baixos índices de transmissibilidade e mortes pelo coronavírus
:embora: o governo federal tenha dito que Lockdown não deu certo em "nenhum país" do mundo.
votei em Incompetência do governo.
anônima
15/03/2021 13h24
Principalmente dos evangélicos... Não tão nem aí com nada pq acham que já estão salvos, no final pegar o vírus e vão lá tirar leito de quem pegou trabalhando pra sustentar a família.
votei em População que não respeita o isolamento.
anônima
15/03/2021 10h43
por causa desse povo, burro e ignorante , que acha que ficando revoltadinho por nn ter a vida de antes, e desrespeitando o isolamento, pq se esses burro nn fosse tao burro n taria assim
anônima
15/03/2021 11h42
O brasileiro apenas desistiu de lutar!
-Ele sabe que não tem vacina e, começou a temer os imunizantes por causa da grande campanha negativa que fizeram sobre os mesmos.
-Ele sabe que a máscara de pano não são tão eficazes
-Ele acha que não adianta ficar em casa, pois, o vírus esta vindo pelo ar
Não tem álcool em gel suficiente para todos!
-Ele sabe que não vai conseguir ficar longe ou isolado dos filhos ou idosos doentes, pois, precisam trabalhar e ir para a escola.
A falta de planejamento faz parecer uma espera eterna...você vai ficar eternamente em casa?
-O povo se sentiu enganado por causa da cloroquina e da Ivermectina
-Aumentou o número de casos de depressão, suicídio, ansiedade e outras que estão relacionadas com o emocional e psicológico humano...o povo não esta aguentando!
-O brasileiro acha incoerente ver comércios fecharem as portas, enquanto que, as empresas de ônibus não são multadas por super lotação.
As grande empresas continuam trabalhando...apenas os pequenos comércios fecharam as portas...um pouco incoerente, pois, o povo esta sem dinheiro para fazerem aglomerações dentro deles.
Este surto de covid não se deve apenas ao carnaval...o inicio das aulas fez com que as crianças ficassem mais expostas e, consequentemente, começaram a transmitir o vírus para os professores, amiguinhos e familiares...Devo lembrar que existem mutações que são mais letais e, estão matando com mais facilidades os que não pertencem ao grupo de risco.
Infelizmente, por falta de leitos em alguns estados, no momento da transferência dos doentes, o governo facilitou a disseminação destas variantes que são mais contagiosas e, por causa disto, mais letais.
Não tem como fazer lockdown sem garantir ajuda social as famílias...a falta de alimentação será mais letal que o vírus!
anônima
15/03/2021 10h45
Minha culpa, desculpa galera
15/03/2021 10h39
Opção 1 e 2.
votei em Outro.
15/03/2021 13h00
Lockdown de verdade no Brasil nunca existiu. A culpa é da população e de seu chefe de Estado que agora virou a mocinha boazinha que acredita na vacina (que antes chamava de vachina).
anônima
16/03/2021 01h37
É um misto de irresponsabilidade : do governo que não fechou as fronteiras no início , tinha que está fechado até hj, devia ter sido mais eficaz a fiscalização nós aeroportos, a desorganização na aquisição de vacinas , o egoísmo de muitos governantes que roubaram e não investiram na saúde, na parte da população muitos ignorantes que não acreditaram na existência de um vírus e que deveriam receber um convite de entrar em uma UTI com doentes contaminados pq se não existe o vírus entra lá então e vamos ver oque te acontece , de egoísmo de algumas pessoas que vivem em uma bolha que querem festejar , ir em baladas enquanto inúmeras pessoas morrem e não pensam em seus pais e familiares quem mais faz isso são alguns jovens imaturos que pensam que são imortais e não sabem se o covid é um vírus ou bactéria , infelizmente desprovidos de informações na Era da inovação tecnológica pergunta se assistem jornal kkkk, da dificuldade que algumas pessoas colocam em usar a porra de uma máscara , lavar as mãos, não aglomerar , distanciamento mas vc quer esperar de um país de terceiro mundo que poderia ser de primeiro mundo e de muitas pessoas egoístas , desinformadas, ignorantes vivendo nele e muitas que realmente tem consciência pensam em conjunto e possuem EMPATIA sofrem pelos anencéfalos , é claro que ninguém é perfeito , nem todo mundo seguiu a risca o isolamento mas vc não errar todo dia como as pessoas que não seguem as regras e estão sò vivos pras desgraçar a vida alheia ,vc já tem um lugar no céu e foi nesse anos que vimos que um jogador é mais valorizado que os integrantes que estiveram na linha de frente e devia ser ao contrário neh mas oque esperar do país da bola.
votei em População que não respeita o isolamento.
19/03/2021 10h49
A culpa maior é do governo sim! Não tem como negar, mas a população brasileira não colabora nada tmb. Infelizmente é verdade, o governo é reflexo da população.
votei em Incompetência do governo.
15/03/2021 10h44
This
votei em População que não respeita o isolamento.
anônima
15/03/2021 10h47
As pessoas
votei em População que não respeita o isolamento.
anônima
15/03/2021 10h51
Sempre né
votei em População que não respeita o isolamento.
anônima
15/03/2021 10h53
Incompetência do governo
votei em Incompetência do governo.
anônima
15/03/2021 11h07
Depois do verão todo mundo na rua não respeitando o isolamento, agora vem a cobrança.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 11h28
De tudo um pouco kk
anônima
15/03/2021 13h37
1 incompetência do governo
15/03/2021 12h12
O pessoal não quer usar nem máscara, fica saindo de casa sem necessidade, não mantém a distância de 2m um do outro
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 13h02
Da China, o vírus veio de lá.
15/03/2021 13h20
Dá um ódio só de pensar.
votei em População que não respeita o isolamento.
15/03/2021 13h25
Com certeza
votei em População que não respeita o isolamento.