Eu trabalho desde os 12 anos e já são, ao todo, 9 anos trabalhando com o meu pai na oficina. Nós sempre tivemos muito clientes, inclusive de outras cidades.
No final do ano, farei 21. Não penso em fazer faculdade, pois as coisas para eu e meu pai, na oficina, estão muito boas. Mesmo assim, vejo muitas pessoas da minha idade fazendo/terminando faculades, cursos, etc. e eu me sinto atrasado com isso, por não ter ensino superior, cursos, etc.
Não sei o que fazer.

eles perguntam
10 9
elas respondem
19/03/2021 15h13
Eu tenho 30 e não tenho ensino superior e fds pq eu vejo muitos que tem e sao iguais a mim.
anônima
19/03/2021 15h14
Eu também sinto isso :/
anônima
19/03/2021 15h17
Fazer ou não faculdade não significa que você é inferior ou superior a alguém, fracassado você será se não viver a vida como desejar.
anônima
19/03/2021 15h15
Vc já tem emprego bom vc não tá atrasado, se com 25 vc quiser fazer faculdade vc faz se não quiser fazer ta bom vc já tem sua profissão , tenho um conhecido que é marceneiro com o pai e ele ganha bem e não pretende fazer faculdade
vc ainda é novo p/ de quebrar cabeça com isso
anônima
19/03/2021 15h19
Eu tenho ensino superior e não tenho emprego, nunca tive.
19/03/2021 21h35
faz o que seu coração mandar, não faça nada por comparação, eles são eles, você é você, assim como eles podem ter sucesso em cursos, você também pode ter na oficina, não fique se comparando, nunca mesmo
20/03/2021 09h02
"Não penso em fazer faculdade, pois as coisas para eu e meu pai, na oficina, estão muito boas."

Não seria esse o motivo ideal para você se especializar? Não só em mecânica, mas principalmente em gestão, assim pode agregar e melhorar ainda mais o negócio da família.
Seu pai tem o conhecimento prático, mas uma gestão bem implementada pode reduzir custos e otimizar o trabalho.
Isso pode ser um diferencial positivo aí para vocês!
anônima
19/03/2021 21h33
Todo mundo vai morrer e isso não importará
19/03/2021 21h28
Se vc não pretende fazer ensino superior , não entendo esse sentimento.
anônima
19/03/2021 16h24
Faça quando quiser
eles respondem
anônimo
19/03/2021 15h14
Isso de curso superior e balela, Hj ganho mas do que a maioria dos meus amigos com curso superior. tem que ver o que vc quer, se gosta de trabalhar na oficina ou quer trocar de área
anônimo
19/03/2021 15h15
Faculdade não garante nada. Eu tenho amigos que formaram comigo que ganham 1500 reais por mês sem qualquer perspectiva de crescimento, é óbvio que faculdade ajuda na maioria das vezes na carreira mas não garante nada. Você deve superar isso, não fazer faculdade não significa que você vai ser um fracassado.
19/03/2021 15h22
Se você gosta do seu trabalho e está satisfeito financeiramente, fique em paz. Pra estudar também não há idade.
anônimo
19/03/2021 16h17
Você não está atrasado, fazer faculdade não é garantia de lucro ou trabalho melhor, você sendo mecânico é provável que ganhe quase 3.000 reais por mês, boa parte de pessoas com nível superior estão desempregadas.
19/03/2021 21h34
Chance de crescer qualquer um tem, não precisa de um diploma pra isso. Eu curso engenharia, mas acho faculdade, como instituição, um pé no saco. Seria mais fácil e possível aprender fora da faculdade. Porém se eu estivesse em sua posição pesquisaria alguma coisa, tipo programação q é possível aprender pela Internet, pq é oque eu gosto, e acho q estamos nessa vida pra aprender. Mas cada 7m faz oq quer...
19/03/2021 21h31
Faça cursos na área que você se interessa e possui experiência. Especialize-se em determinados tipos de serviço. Não precisa fazer uma faculdade, bacharelado ou coisa do tipo, até porque já tem muita gente de canudo na mão e desempregado. Faça cursos de aperfeiçoamento, atualização em mecânica. Tem mecânico que ganha bem e se for especializado, pode ganhar melhor ainda. O mercado sempre precisa de bons profissionais especializados.
19/03/2021 21h26
Ensino superior hoje não é garantia de nada.
19/03/2021 21h23
Ao menos você trabalha.
Tenho quase 20 e sou um Fracassado total.
Tenho bosta nenhuma.
Tô pra trás.
anônimo
19/03/2021 16h22
Resumindo o que todos disseram aqui, vc pode fazer faculdade, vai ser um crescimento pessoal seu, mas não garante nada, agora se vc não se forma, nem chance de crescer vc tem, é bem simples.