Eu acho uma ideia legal, mas aplicada de maneira pouco viável, deveria ter mais diplomacia na resolução dos conflitos

eles perguntam
7 12
elas respondem
21/03/2021 20h10
Tudo enrolação, a maioria tem casa! Um colega era presidente de umas das organizações desses coletivos que se reúnem para conversar com os representantes dessas pessoas, lá cada um fica encarregado de uma função.
Esse colega, enquanto foi a uma reunião reconheceu pessoas daqui do meu município lá e que estavam "brigando" por terras, sendo que já tinham casa própria.

Não vou mentir, eu já defendi aqui no site, pois eu acreditava que eram pessoas necessitadas e já que existem terras de latifundiários e desapropriadas, não sabia o que estava por trás.
anônima
22/03/2021 12h32
São movimentos sérios. O MST luta, dentre outras coisas, por reforma agrária e o MTST luta, dentre outras coisas, por reforma urbana. O que esses dois movimentos fazem é, basicamente, identificar propriedades que não estejam cumprindo a sua função social (conforme determina a Constituição) e ocupá-las. Ocupam propriedades em situação irregular (abandonadas há anos, com dívidas milionárias, propriedades que já deveriam ter sido desapropriadas e redistribuídas pelo Estado) e fazem cumprir a lei.

Você disse que deveria haver mais diplomacia. Há muita diplomacia envolvida, sim. Muita negociação política nos bastidores. Não teríamos conquistado boa parte do que já conquistamos, se não houvesse.

Mas quando você fala em "diplomacia", imagino que esteja colocando este termo em oposição a "violência", certo? Você acredita que a resistência destes movimentos possa ser, por vezes, violenta e discorda disso. Acha que esses conflitos deveriam ser solucionados de maneira 100% pacífica.

Pois bem, vamos esclarecer uma coisa, então. Esses conflitos aos quais você se refere são, na verdade, conflitos de classe. A boa e velha luta de classes. E se a outra classe é violenta - é violenta quando grila terras, quando ordena o assassinato de povos indígenas e rouba seus territórios (não, não estou falando sobre 1500. Estou falando sobre 2021 mesmo), quando influencia a elaboração dos planos diretores das cidades em benefício próprio, quando aciona o aparato do Estado contra militantes, quando pratica especulação imobiliária - eu sou a favor da violência por parte da nossa classe também. Violência se responde com violência.

É muito fácil pedir diplomacia quando não se vive na pele a realidade das pessoas que se organizam na luta por terras e moradia. Quando não é o seu filho que chora na ocupação porque a polícia apareceu com uma ordem de despejo em meio a maior crise sanitária do século. Peça diplomacia aos latifundiários e aos especuladores, não aos movimentos sociais.
anônima
18/03/2022 08h01
Bando de vagabundos burros sendo manipulados por criminosos, sendo que a maioria inclusive tem moradias proprias, invadindo terras de gente honesta que trabalha.
anônima
22/03/2021 03h27
Não sei
Tenho minha casa própria e ai de quem tentar invadir
anônima
22/03/2021 01h40
Guilherme Boulos ❤❤
anônima
22/03/2021 01h40
Mst eu acho bacana, eles produzem alimentos orgânicos, vendem e doam.
Mtst eu não conheço, mas pelo que já vi, não curti.
21/03/2021 20h07
Admito que não sei do que se trata kk coloquei no Google e me deu dsts então... Não sei kk
eles respondem
anônimo
18/03/2022 07h35
Bandidos usando as massas como tudo o que a esquerda faz. Por isso o Brasil é atrasado. Organização criminosa. Mas fiquem tranquilos. Outubro está aí. Voces vao chorar de novo
anônimo
21/03/2021 20h17
2% precisa, 98% é safado.
anônimo
21/03/2021 20h07
Bando de vagabundos.... esquerdistas safados!!!!!

Ficam invadindo terras de terceiros.
anônimo
21/03/2021 20h10
Massa de manobra política e criminosos escondidos atrás de um movimento que tinha tudo pra ser legítimo. Uma pena.
22/03/2021 02h45
Sabe o que é pior? Essa merda ai tem respaldo na nossa constituição!

Sim, infelizmente a nossa constituição fora criado por socialistas.

A propriedade privada no Brasil é relativizada na constituição, e ainda tem gente que diz aqui vivemos em um país capitalista liberal, LÓGICO!

O Brasil nunca foi um país capitalista de fato, nem na prática e nem no papel.

Nunca houve liberdade para empreender, baixos impostos, pouca burocracia e etc... pelo contrário, sempre fomos este país burocrático, caro, com muitosss imposstos e ainda com uma constituição que dá margem para um político tirar a propriedade de você.

Além disso, essa galera do MST geralmente é formada por gente que já tem dinheiro ou condições de adquirir uma propriedade, são poucas as pessoas ali que de fato são necessitadas e sem condições para adquirir um imóvel.

Pior que nem adianta reclamar, porque tem respaldo na constituição vei.

Essa constituição de bosta que é exaltada por diversas pessoas, mesmo olhando para o Brasil e vendo o resultado de um sistema todo fodido e torto.
anônimo
22/03/2021 01h39
Acho que é bom pra quem é do movimento, quem não é só se fode.
22/03/2021 03h11
Invadem propriedade alheia, querem ganhar o que não produzem. A esquerda defende tanto um estado amamentador, é só usar o dinheiro que eles tem pra gerar oportunidades em vez de querer igualar a pobreza.
anônimo
22/03/2021 01h37
@Maripacheco te responderá.
anônimo
18/03/2022 08h19
Reivindicações mais que legítimas.
É uma piada esse país nunca ter passado por uma reforma agrária.
Primeiro por causa dos latifúndios do café do sudeste e agora por causa dos latifúndios da soja.
A desigualdades social passa por aí.
anônimo
18/03/2022 06h27
O melhor e único movimento verdadeiramente democrático.
anônimo
21/03/2021 20h20
Bacana demais.
Vamos todos pra lá.
18/03/2022 07h55
É a milícia da esquerda, possuem carta branca para fazerem o que quiserem, pois possuem a OAB e os juízes de última instância (STF) do lado deles, inclusive muitos desses juízes inclusive fizeram parte do MST, por isso que arrancam patas de vaca, saqueiam fazendas e não acontece nada, e como estão acima da lei, também facilitam a ação de muitos bandidos ao redor do assentamento, visto que a criminalidade também aumentou historicamente onde eles se estabeleceram, e já foram denunciados muitoscasos de pessoas ameaçadas de morte lá dentro.
Eles usam seus terrenos como chantagem para serem financiados, a pessoa não ganhou a terra com dignidade, então precisa sempre ter rabo preso com eles, quando o governo faz programa habitacional em Santa Cruz do Capibaribe, eles tocam fogo, quando o governo regulariza propriedades, eles perdem força, então a aquisição das terras para não-latifundiários é apenas pretexto.
E ajudaram a espalhar tudo de ruim para Venezuela, Bolívia, Colômbia, Nicarágua. São uma espécie de FARC brasileira.