Percebo nas redes sociais, principalmente nesse tipo de site onde os jovens (15-20) anos relatam seus problemas, enfim...
A depressão se tornou o mal do século.
Pq os jovens de hoje são tão depressivos??? Considerando q há 30 anos não existia muito. A depressão é uma doença nova (menos de 100 anos eu acho). E isso conclui uma tese de q mtas vezes o problema é falta de vitamina cerebral, e não só o lado emocional em si.

Os jovens de hoje se sentem muito deprimidos, tristes, sem vontade de viver, não gostam de viver parece...desde novo já tomam anti depressivos.

Não lembro mto disso na minha época de adolescente (2008, 2009, 2010...). Pouco tempo atrás, inclusive.
O que está contribuindo para depressão dos jovens??
A molecada de antes saia na rua, brincava, se machucava, se divertia...

hj a sensação que eu tenho é de só ficam dentro de casa, todos depressivos...(parece que a molecada está mais frágil hj em dia). Não suportam mada, não aguentam nada (desculpa a infelicidade da expressão).

eles perguntam
10 16
elas respondem
anônima
23/03/2021 02h10
Rede social ( disputa pela vida prefeita)
Pelo padrão que impõem.
Fora a expectativa de vida que tá uma merda, sem emprego, aposentadoria ( você morre e não se aposenta)
E esse governo atual, tá contribuindo com isso.
anônima
23/03/2021 03h41
A depressão sempre existiu, oque acontece é que antigamente ela muitas vezes era chamada de frescura e mal tinha diagnóstico, ao contrário de hoje que é um assunto bem em alta.
Mas sim, a depressão aumentou muito nos últimos tempos por vários motivos como "muita expectativa, pouco enfrentamento da realidade, muita pressão, tecnologia como escape das frustrações, tecnologia como alienação social que dificulta interatividade real, redes virtuais espalhando ilusões e visões distorcidas da realidade etc..."
anônima
23/03/2021 07h04
Hoje tá tudo muito disperso
As relações não são mais intensas
As pessoas tão vazias
A principal causa das doenças emocionais é sentir que não é amado
anônima
23/03/2021 02h08
Isso se chama "Internet"
23/03/2021 03h44
Vc quer o quê? Olha q desgraça de mundo estamos vivendo... o pior de todos os tempos
anônima
23/03/2021 07h37
Sim, nós n aguentamos nada. Eu mesmo fico mal, com raiva quando alguém n responde uma mensagem que é de cunho importante (relacionado a médico, endereço, faculdade...). Eu sei q tenho q mudar e q existem famílias q nem casa tem, e eu fico reclamando da mensagem n respondida e fico malzona
anônima
23/03/2021 07h48
A maior causadora dos problemas atuais nos jovens é a internet, não sabem usar.
anônima
23/03/2021 02h18
Bando de desocupados isso sim
30/07/2021 15h36
É lógico que os adolescentes vivem depressivos nos dias de hoje, pois vivem no Instagram e no Tiktok. Até eu que não sou dessa geração z, quando passava muito tempo nas redes sociais me sentia mal, imagina eles?
anônima
30/07/2021 15h39
Eu como uma pessoa que tem depresão ha anos tbm não sei. Não sei o porquê desse número crescente de deprimidos e suicidas. Eu tenho problemas desde criança e não sei explicar a origem.
A vida não é boa, não parece ter sentido é eu sinto que isso se deve ao fato de eu não ter isso ou aquilo, a ânsia de possuir algo que deseja é o acontece qnd eu a passuo? A insatisfação, o vazio.. Não era isso o que faltava? É complicado.. . Deus sabe qnts vezes eu quis morrer
eles respondem
anônimo
23/03/2021 02h06
Sei lá, antigamente era mais fácil. Com 15 anos as pessoas já conseguiram emprego e começavam a sua vida, e também não existia rede social para a gente ficar se comparando com os outros. O mundo está cada vez mais competitivo.
anônimo
23/03/2021 02h09
Muita comparação, idealização, ilusão.

Um jovem de 16 anos antigamente não transava e não trabalhava ( claro que o povo que tinha pouco dinheiro e passava necessidade trabalhava ) e ele não tinha ninguém para se comparar e nem acreditava que ele era um bosta por ser assim.

Hoje em dia um jovem de 16 anos olha o insta, observa todo mundo da mesma idade trabalhando, transando, bonito, recebendo elogios, conquistando coisas e começa a se comparar, começa a criar uma ilusão e a idealizar algo parecido para a sua vida e quando isso não acontece ele fica frustrado.

Isso tbm acontece com a mulher ao se comparar com a modelo do instagram e se acha feia, mesmo sendo bonita.
anônimo
23/03/2021 04h37
No meu caso, eu fui criado num pote, 1 vez eu saí só pro mercado na esquina, meu pai incentivava eu sair, aprendi a andar de moto, carro, jogar bola, conhecer mulheres, me divertir, mas ele morreu, minha mãe é superprotetora, eu tenho 20 anos, e até na escola, ela ficava esperando a professora, pra ter certeza, isso me deixou triste de começo, todo mundo saía, era dono de si, e eu não, depois ela falou discutindo com o meu pai, que nada de bom trouxe o relacionamento dos dois, além de dizer que queria fugir todo dia, meu irmão também passou e passa por tudo isso, mas eu o apoio pra não passar pelo que passei, pensei até em me furar, ou furar alguém, o amor próprio e todo tipo de amor explodiu, isso mais porquê, meus pais brigavam com ameaças, facas, e outros tipos de arma, e meu pai me ameaçou, porque eu separava a briga dos dois e um dia, enforquei ele até quase dormir, e quase quebrei o pescoço dele, isso me deixou mal, nunca pensei em machucar minha família,ele tinha puxado faca pra minha mãe é corrido atrás do meu irmão e chutou ele, isso me deixou com ódio, mesmo sendo o único que me apoiava, e estando certo pelos motivos das brigas, não era certo, ameaçar e machucar ninguém, graças a Deus, eu comecei a pensar em mim, pressionando a única faca que encontrei em meu peito, fechei os olhos, vi a mulher que eu amo, que era solteira, mas nao podia sair de casa, nunca trabalhei, e nem trazer ela pra minha vida, que era um inferno, pensei no meu futuro, nas pessoas que iriam chorar a minha morte, e falei pra mim mesmo e pra Deus que não iria me encontrar naquela situação novamente, a mulher que amo casou, com outro cara, ainda não tenho emprego é nao posso sair de casa, mas estou feliz comigo mesmo, sei que um dia serei feliz, antes Eu não me importava, agora vivo cada dia, pra um futuro melhor e espero que todos consigam encontrar a luz e sair dessa escuridão, que eu sei, não é fácil, mas não é impossível
anônimo
23/03/2021 02h05
Isso inclui muuuitos fatores e um deles é o avanço da internet leva a outra...ta tudo se perdendo hj em dia
anônimo
23/03/2021 02h05
O tempo em que nós brasileiros estamos vivendo é muito difícil, só o desemprego já deixa muitos tristes e sem esperança
23/03/2021 03h56
Boa pergunta. Saiu recentemente essa reportagem, vale a pena:

"Depressão: 'Pessoas olham a própria vida como se fosse uma empresa a ser medida pelos resultados', diz psicanalista"

https://www.bbc.com/portuguese/geral-56381902
anônimo
23/03/2021 05h21
Pressão, desemprego, exploração, frustrações....
23/03/2021 13h44
Complicado amigo, mas faça um paralelo com a geração que viveu na juventude na década de 1970 e 1990:

- Os salários eram melhores naquela época, hoje os salários despencaram;

- Antes você juntava por 2 anos uma graninha e conseguia investir em um terreno ou casa, hoje o salário mal da pra comer;

- Hoje a cada 2 anos vc precisa comprar um celular novo, tem serviços que no passado não tinha como INTERNET e outras coisas que custam para manter;

- A 40 anos uma indústria sozinha tinha uma cadeia de 50 mil profissionais de ponta a ponta, algumas tinham mais de 75 mil pessoas. Em uma cidade com 600 mil habitantes na época. Hoje toda a cadeia produtiva não emprega mais que 20 mil pessoas, numa cidade com 5 milhões de habitantes.

- Antes para arrumar um trabalho bastava vontade e saber ler e escrever, hoje precisa ser DOUTORANDO na área. Você precisa trabalhar, ganha mal e precisa investir na sua formação.

Tudo isso gera muita EXPECTATIVA, ANSIEDADE, FRUSTRAÇÃO e STRESS para se manter competitivo, o que leva para depressão.
anônimo
23/03/2021 02h20
Muita informação pra pouco cérebro, o gado surta.
anônimo
23/03/2021 14h00
alimentação, poluição, sedentarismo entre outros fatores para ter tanta gente depressiva.
anônimo
23/03/2021 13h43
Mal do século. Século de globalização. Estreitamento da convivência. Seguidores da massa. “Descoberta” de defeitos através de um modelo utópico: a massa.
23/03/2021 02h21
Culpa do Free Fire.
23/03/2021 02h05
Pq eu realmente sou Fracassado. Quase 20 anos e um inútil total. Ninguém estaria feliz nessa merda de situação.
23/03/2021 13h23
vc só não está com depressão porque não procurou ajuda de um profissional
anônimo
23/03/2021 03h19
Tempos fáceis.