Estou no processo para tirar habilitação, e é uma coisa absurda cheia de procedimentos desnecessários e que em nada servem. Vou falar sobre a minha experiência:

1- Exame Psicológico: foi uma prova MUITO besta e que em nada vai inferir se a pessoa tem condição ou não de ser um condutor. Paguei R$ 120
2- Exame Clínico: Não fiquei nem 3 minutos na sala. A mulher mandou se abaixar e fazer alguns movimentos básicos e depois mandou olhar um quadro com algumas letras (não é nem de perto um exame de vista com um oftalmologista).
3- Estou no ultimo dia de aula teorica (online) e não vi necessidade de essas aulas serem obrigatórias, pois os assuntos são muito simples e poderiam ser assimilados tranquilamente sem a necessidade das aulas. Paguei R$ 750 na auto-escola, que se fosse opcional eu não pagaria.

Não vou nem falar das taxas do Detran, que são um absurdo. Ao longo desse processo, me sinto assaltado a cada taxa que pago.

Como foi o processo de vocês para tirar a CNH?

eles perguntam
6 11
elas respondem
08/09/2021 13h39
Tudo tranquilo até chegar na hora de fazer a prova prática.
25/03/2021 13h49
Tranquilo, passei de primeira, sorte!
Sobre esses processos, claramente é apenas uma forma licita de roubo.
anônima
08/09/2021 13h38
Difícil kk

Eu sou ruim em tudo
08/09/2021 13h37
Estou olhando agora. Na autoescola aqui perto de casa ficou R$ 1.700, tudo incluso (segundo eles, né). Isso a de carro. Carro e moto fica R$ 2.300, tudo incluso tbm.
anônima
25/03/2021 09h30
Passei pelos mesmos processos que vc descreveu e ainda fiz o exame de rua. Passei normal. No dia do exame medico teve o psicotécnico tambem. Mandaram fizar riscando uma linhas e depois tampavam a minha visao e eu deveria continuar a riscar.
Quando renovei, so fizeram o exame de vista, meia boca, mas é algo normal. Fizeram a biometria na renovação.
25/03/2021 09h22
Foi mais ou menos parecido com o seu. Mas as aulas teóricas estavam inclusas no preço total. E, ao contrário de ti, eu achei as aulas úteis.

O processo todo levou uns 3 meses, pelo que lembro.
eles respondem
anônimo
25/03/2021 12h25
Nem lembro, mas custou caro e tive que fazer a prova prática duas vezes por sacanagem do examinador.
anônimo
25/03/2021 09h21
Fui pro teste do sofá e passei
25/03/2021 14h36
Muito parecido com o seu. No total o processo me custou quase R$2.400 de AutoEscola e Taxa. Mas com certeza ultrpassa a casa dos 3.500, pois tudo durou quase 1 ano por conta da pandemia e teve muito gasto por fora.
25/03/2021 13h46
Custou ao total 1200 na época, incluindo os exames, foi moto e carro.

Realmente aqueles exames não provam nada, é só para tirar dinheiro do cidadão mesmo.

O exame de vista podia ser mais complexo, mais longo, um exame mais detalhado.

Já naquele exame psicológico, não vai mudar nada, tem muita gente que repete naquilo e dirige bem e outros que vão super bem e na rua é um fracasso.

No caso das aulas teorias e práticas eu achei bem úteis, aprendi muita coisa em ambas.

O que me incomodou foi que o instrutor não quer que você aprenda a dirigir, e sim dirigir do jeito dele.

Os caras criticam coisas bobas, contam segundos em que você tira e põe o pé na embreagem, até o modo que você vira o veículo vira um alvo de debate.

Quando fui fazer meu exame, passei de primeira, tanto de moto quanto de carro e o avaliador era super de boa, conversou comigo, fez piadinha, a gente passeou pelo bairro e pronto, super descontraído, mais do que com o instrutor inclusive.
08/09/2021 13h59
Nossa nem me fale! Tirar a carta no Brasil é piada! Pra começo de conversa, essas aulas de CFC deveríamos ser implantadas nas escolas. Desde crianças deveríamos ter noção de trânsito, Ética, Moral e respeito. Esses exames psicotécnicos são ridículos, como um teste idiota daquele vai avaliar se vc é apto a dirigir? O que mais tem no trânsito é gente louca, surtada e mal educada! As aulas de volante nem se fala, só dá Zé droguinha te dando aula, com linguajar de bandido, folgados pra caramba, a gente já entra na autoescola para aprender a dirigir e perder o medo do trânsito, daí a gente se depara com um instrutor merda que diz que só vai te ensinar o básico pra passar na prova. Aí o que vc tem que fazer? Pegar um carro e sair por aí. Fora o absurdo de só conseguir a habilitação se passar na prova. Aff, nada a ver isso aí. Não é uma baliza que vai determinar se vc será um bom condutor, tudo isso é questão de prática. É muita exigência para um trânsito baixo e mesquinho. Você ainda teve sorte, eu na época que tirei, era obrigado a fazer o simulador e ainda tinha um pagar. Paguei 230 reais se não me engano pra jogar videogame com gráfico zuado. Tentei tirar a habilitação duas vezes e resumindo: Tanto transtorno e dinheiro investido pra NADA! Se vc não for firme e ignorante com os instrutores, eles te fazem de otário sem dó. Teve um que sempre se atrasava pra me levar pro trajeto das aulas. Além de se atrasar, ainda teve a cara de pau de abastecer o carro no momento que me levou pra minha aula. Você passa muita raiva! Ao invés de ser uma situação de alegria, é stress atrás de stress.
25/03/2021 13h54
Levando em conta que tirei minha carta em 1999, foi muito mais tranquilo.
Não precisava de nada disso. Era só estudar pra prova teórica sobre as leis de trânsito e fazer a prova prática. Aulas de direção não eram obrigatórias. Eu fiz 5 aulas apenas pra tirar alguns vícios e pegar as manhas para não ser reprovado. Acho que no total, todo o processo não custou nem 250 reais. Outros tempos...
anônimo
25/03/2021 13h50
Vou tirar d emoto. Lembro que tem que pagar um "quebra" pra tirar a carta.
25/03/2021 12h21
Me custou mais de 2k
anônimo
25/03/2021 10h42
Uma merda, aquelas aulas teóricas quase me mataram.
25/03/2021 09h37
Nunca tirei.
Nunca vou dirigir.
Nunca vou ter veículo automotivo.
anônimo
25/03/2021 09h22
Eu dei o cu pro dono da auto escola, e saiu de graça.