1.35K  29/09/2016 20h53

Há situações que podem nos colocar à prova. Ao ser abordado numa lanchonete por alguém pedindo dinheiro para comprar comida, por exemplo, você daria o dinheiro de boa fé ou não? Pediria diretamente um lanche para o atendente? Ignoraria quem pedisse o dinheiro? Enfim, em quais situações você faria caridade e em quais não faria? O que pensa sobre isso?

eles perguntam
3 5
elas respondem
29/09/2016 17h38
Comida a gente não nega a ninguém. Se eu puder comprar o lanche, eu compro.
Caridade é algo complicado, conheço e vi algumas situações. Por exemplo, aqui sempre passava uma catadora de papel com as crianças, minha tia pegou uma das meninas e perguntou o que ela queria ganhar de natal, que seria roupa e uma boneca, combinou o horário com a mãe pra vir buscar e ela apareceu com a família toda. Pareceu a nora, a cunhada e um monte de criança, disse que os outros também queriam e ainda a cara de pau de perguntar se poderia voltar no ano seguinte.
Minha mãe cansou de ajudar também, veio uma mulher aqui dizendo que o netinho Tava com câncer, minha mãe foi lá e deu 10 reais. Beleza.
Passou um tempo, minha mãe teve que ir trabalhar fora por conta da situação e essa mulher voltou com uma outra história. Minha mãe falou que não tinha e a mulher teve a cara de pau de pedir um gole de café com leite. (Que a minha mãe teve que passar).
Então assim, caridade é muito fofo na teoria, mas na prática a coisa muda.
Eu dei de presente uma vez pra um cara, que tava morando na instituição aqui da minha cidade, uma flauta. Ele quase chorou quando eu levei a flauta pra ele, falou que ia aprender a tocar e tudo mais. Meses depois ele tava drogado/bêbado e sabe deus o que aconteceu depois.
Esses tempos fui comer um cachorro quente com meu namorado, a mulher pediu dinheiro ou algo pra comer, como tinha sobrado, dei pra ela. Ela pegou o cachorro quente e jogou as sacolas no chão.

Tem gente que se aproveita, mas eu acredito que tudo que seja feito de coração é válido. Se a pessoa é mau caráter, paciência.
anônima
29/09/2016 17h34
Eu faço doações junto com a minha família. Ajudamos moradores de rua e animais, desde criança que eu pedia para a minha mãe me levar junto e ficava me sentindo "importante" por estar ajudando, até hoje, toda vez que eu ajudo alguém me dá uma alegria, eu não sei explicar como é, mas é como se eu estivesse recebendo ajuda também.
Quanto a situação da lanchonete, prefiro dar comida mesmo. Já aconteceu de eu dar os dois também, mas fico preocupada com o que a pessoa pretende comprar (drogas, álcool...).
29/09/2016 20h46
Muitas vezes dizemos que não temos oportunidade de praticar a caridade, mas ela não se encontra apenas na "esmola" mas sim em compreender e se colocar no lugar do próximo, e isso está ao nosso alcance o tempo todo.
A caridade em si se encontra quando você ajuda um amigo que precisa de paciência e você o escuta.
Ou quando alguém te faz muito mal e você ao invés de revidar, prefere silenciar e não devolver a ofensa.
E principalmente: sem esperar nada em troca.
Então nesses casos em que alguém pede dinheiro, ofereço o lanche, se ela estava com boa ou ma intenção aí já é um problema dela.
Nem sempre eu ajudo em dinheiro, prefiro usar as palavras ou a sensibilidade pra entender a dor do outro.
eles respondem
29/09/2016 17h25
Eu faria sempre que estivesse ao meu alcance e sentisse de fazer isso. Eu até hoje não experimentei alegria maior do que ajudar alguém. Seja com um lanche igual você falou, com uma cesta básica, com alimentos etc. Digo do fundo do coração é muito bom ver que a sua existência trouxe refrigério, auxílio, alívio a necessidade de alguém. É muito bom poder ajudar o próximo. Nunca senti nada igual, é algo inexplicável!
anônimo
29/09/2016 17h55
Se tivesse jeito de fazer caridade, eu sem duvida faria sempre
29/09/2016 18h42
Na rua... eu nunca dou dinheiro nem nada. Galo que não tenho ou que soh tenho cartao e talz mas... faço caridades sim porém de outra forma. Sou chefe escotista e minha promessa eh ajudar ao proximo. Entao organizo projetos com meu grupo de ajuda a longo prazo.
O projeto em andamento hoje eh para ajudar os haitianos instalados em uma cidade do lado aqui. Aparecida de Goiania.
Meta eh conseguir comida todo mês ateh março do ano que vem.
Acaba q ajudamks muito mais gebte do q se dessemos dinheiro na rua.
Ateh pq aqui em goiania... dar dinheiro para todos que pedissem vx teria q arrumar um emprego soh para doar para pedintes. Tnc. Todo sinaleiro
29/09/2016 19h29
caridade não se resume a ajudar com prato de comida ou atos que envolve dinheiro .caridade é simplesmente ajudar pelo fato de ajudar !
anônimo
29/09/2016 20h53
Depende do momento, às vezes sim e às vezes, não. Eu tenho muita vontade de fazer uma caridade em específico, eu gostaria de investir na criação de uma fábrica de custos mínimos criada para dar os maiores salários possíveis aos funcionários e muita oportunidade de emprego, especialmente para pessoas mais necessitadas que não têm muita qualificação e estão sem emprego.