Eu me dei conta recentemente que não reajo quando alguém conta algo "interessante" para mim e também faço poucas ou mesmo nenhuma pergunta, deixo a pessoa falar a maior parte do tempo (já havia notado isso há muito tempo).
Depende. Tem pessoas que gostam de ser ouvidas. Então eu falo menos e faço perguntas para que a pessoa fale mais, para que ela conte o que ele precisa.
Tem pessoas que começam a contar algo e a conversa toma uma forma de bate e volta. A pessoa conta algo, eu conto algo complementar. E assim vai.
Sempre tento ser boa ouvinte. Presto atenção, sorrio. Me mostro interessada.
Como você é mais quieto, se a pessoa veio te falar algo, ela já sabe que você é assim, ela não espera que você a atropele. Se você quiser ser gentil, concorde, faça perguntas retóricas para a pessoa contar mais.
A pergunta que fica é: você quer ser agradável? Ou ainda, você gostaria de se tornar mais agradável? Se sim, sorria, faça perguntas pequenas. Isso já será suficiente.
É normal brow! Quando os assuntos forem interessantes para aquela pessoa vc só tem que ouvir e questionar fazendo perguntas relacionadas. Mas vc não fazer tais perguntas não interfere no entendimento mas dependendo da sua postura.. Demonstra falta de empatia pela conversa e as pessoas percebem isso.