Sabemos que violência só gera mais violência, e que não é legal resolver as coisas desse jeito. Mas e naqueles casos em que a pessoa vem sendo uma grande FDP, um soco na cara não seria a única solução plausível?
Olha é sempre bom procurar outra solução pra resolver. Se alguém te incomoda no trabalho ou na escola fala com o chefe, com o professor ou diretor. Você só deve se defender caso for agredido ou peitado. Tem que procurar manter a calma e levar na esportiva. Eu vivia resolvendo tudo na violência na escola e hoje sinto vergonha, vou ensinar meu filho a ser diferente.
Vamos fazer um exercício simples:
Digamos que você, sua esposa e sua filha estão andando pacificamente na rua de noite indo pra casa quando são abordados por 3 caras armados que descem de uma vã preta e já chegam te espancando sem pedir nada em troca. Claramente eles vão matar você e a sua família, e talvez inclusive façam algo pior com sua esposa e sua filha antes.
Qual, na sua perspectiva, seria outra solução viável para o problema que não recorrer à violência para se defender e defender a sua família deles? Lembre-se, fugir não é uma opção, eles estão armados e de carro.
Não precisa pensar muito para ver que nem sempre uma postura pacifista é a melhor opção e que, as vezes, a violência é necessária para evitar um mal maior.
Só defendo violência (e às vezes até mesmo, matar a pessoa) se o elemento te ameaçar de violência também, se for só xingamento então não porque palavras não machucam, isso vai de quem ouve e não de quem fala.