As vezes eu estudo por livros, leio e entendo o q está escrito, porém, apesar de absorver algumas coisas, percebo q depois de um tempo, esqueço o q li. Não esqueço tudo, mas, percebo q esqueço algumas coisas.
E muitas vezes acabo lendo o livro novamente. O que vcs fazem pra não esquecer o q foi lido e aprendido?

eles perguntam
11 11
elas respondem
anônima
29/03/2021 13h16
Sim. O que me ajuda na memorização é ir grifando com caneta marca-texto o que julgo ser importante em cada capítulo e, a partir das marcações, elaborar fichamentos depois. Gosto de colocar post-is nas páginas também.
anônima
29/03/2021 12h41
Exercícios, exercícios, exercícios. Exercícios mais específicos, exercícios mais gerais. Exercícios fáceis, exercícios difíceis.

E

Tentar ensinar o assunto recém-estudado pra alguém. Se não tiver alguém pra ensinar, dê uma aula pra si próprio. Parece coisa de doido, mas funciona.
anônima
29/03/2021 13h20
Dormir, ler um resumo antes de dormir. Durante o sono é que memorizamos o que aconteceu no dia. Ele associa o que faz sentido pra sua vida e as últimas informações do dia.
29/03/2021 12h41
eu procuro videoaulas, acho mais fácil de memorizar kkkk, o livro é mais último caso msm.
anônima
29/03/2021 12h12
Obs
29/03/2021 12h31
Faço mapa mental, assisto várias videoaulas sobre o assunto e resolvo questões.
anônima
29/03/2021 12h26
Obs
29/03/2021 12h20
Pra mima formula de aprender é fingir que estou ensinando pra outra pessoa entender
29/03/2021 12h16
eu normalmente começo estudando por videoaula, absorvo melhor o conteúdo assim. só depois, pra reforçar, que vou pro livro.
anônima
29/03/2021 12h13
Acredito que só leitura não é suficiente para fixar o conteúdo.
Leia e depois faça bastante questões sobre o assunto. E nos outros dias reserve um tempo menor para fazer uma revisão.
eles respondem
anônimo
30/03/2021 02h47
estudo só por livros
29/03/2021 14h08
Não estudo
anônimo
29/03/2021 13h39
Faça resumos ou grife as partes importantes no material de origem. Resolva bastante questões e faça revisões periódicas (revisão daquilo que você grifou ou pelo resumo). É necessário fazer algumas revisões para fixar o conteúdo devido a curva do esquecimento, mandando assim o conteúdo que está guardado na memória de curto prazo para memória de longo prazo.

Revisar pelos grifos ou resumos torna as revisões bem mais rápidas, ninguém merece pegar todo o material de origem para estudar tudo novamente. Agora você vai me perguntar, o que eu devo grifar ou resumir? Apenas as partes mais importantes. Como saber que partes são essas? Respondendo questões do exame que você vai prestar.

Explicar o assunto que você acabou de estudar a si mesmo também ajuda a memorizar o conteúdo.

Também tem que ver qual é o seu objetivo, você está estudando para o quê?
anônimo
29/03/2021 13h17
Anki.
29/03/2021 13h02
Há muitas técnicas de estudo, você precisa ver em qual se adequa melhor. No meu caso eu costumo estudar por capítulos e grifar (somente o necessário) e depois fazer revisões ativas daquele conteúdo em determinados intervalos de tempo. Como seria a revisão ativa? No meu caso por questões. Sou assinante de sites de questões e vou filtrando os conteúdos, mas há outras formas também. Até fingir que está ensinando é válido e ajuda muito. Não importa o método, mas revise, pois somente leitura é um estudo passivo, no qual você esquecerá muita coisa.
anônimo
29/03/2021 12h41
Se tu queres não esquecer o vc leu a 10 mnts atrás.. Primeiro tens que entender que o seu cérebro tem um determinado tempo para se concentrar nas coisas, 1h e 30mnts, ou seja, se vc consome um livro por mais de 1h e 30, vc não consegue mais absorver o livro pq fica exaustivo e oq vc acaba fazendo é só lendo e não fixa pq o cérebro cansa.

Para fazer uma boa leitura, é importante que esteja relaxado mentalmebte, Faça intervalos, assim sua leitura será mais produtiva,
leia ao menos 3x em voz alta para gravar de fato tais informações...
Por fim.. Sempre que ler um conteúdo, resuma ele na sua mente ou anote no caderno de forma curta e simples.

Espero ter ajudado
29/03/2021 12h39
eu não esforço pra memorizar porra nenhuma kakakakaka
vou tentando lembrar com as coisas que vejo e leio.. e é isso.
Se não fixei volto e vejo mais vezes.
E tento também falar sobre o assunto com alguém.
29/03/2021 12h28
Não tente decorar
anônimo
29/03/2021 12h20
Eu tenho o hábito de aplicar uma prova em mim mesmo quando termino de estudar, porque quando você escreve alguma coisa fica mais fácil de memorizar. Pegue as partes que você julga mais difícil e as mais importantes, transforme-as em perguntas e tire um tempo para responder. Quando acabar, corrija-as que nem um professor corrigiria, marcando um certo e errado. Para finalizar, dê uma nota se baseando no número de acertos. Se a nota for menor que 7, refaça a prova.

Eu fazia isso uma vez em casa antes de dormir e outra na escola, minutos antes da prova.
anônimo
29/03/2021 12h17
Só consigo aprender o que realmente me interessa o resto meu cérebro esquece
anônimo
29/03/2021 12h13
geralmente eu treino o que li