elas respondem
Existem muitos lados nessa moeda a se avaliar...mas querido graças a cotas terminei minha graduação .nunca imaginei conseguir sequer entrar na universidade. Sempre tentei entrar por ampla concorrencia varias e várias vzs ,justamente por achar cotas uma coisa ruim .quando resolvi tentar pra ver no q dava então consegui passar .
considerando que 90% das escolas particulares (com o melhor ensino) são ocupadas por pessoas brancas, eu acho justo sim as cotas raciais.
o objetivo do sistema de cotas é a redução das desigualdades sociais, protegendo, não a escola pública, mas sim o aluno de menor renda. tanto quanto indígenas, negros e pardos.
e no inicio era para durara apenas alguns anos, se, se estende até hoje é porque praticamente não mudou muita coisa.
e cotas racias são sim justos.
" é preciso que existam esses mecanismos não para sanar o problema, pois estes são de âmbito social, mas como uma forma de amenizar os impactos e ações promovidas pelo racismo, seja ele social, que é quando a sociedade vai excluindo automaticamente o negro, seja também pelo racismo institucional, que é reproduzido pelas nossas instituições do estado e que marca, por exemplo, a questão da violência pelo braço armado."
se você abrisse mais os seus olhos ou estudasse sobre isso, saberia a importância dessas cotas raciais.
Não. É a mesma coisa de dizer que o negro não tem capacidade de ser aprovado, só era pra existir a cota social.
sim, acho, e apenas uma conta que deve ser paga, ninguém hj tem culpa do que aconteceu antes, mais foram mais que 300 anos de escravidão, não foram 15 anos, n sou militante nem nd, mais isso e ter um pouco de empatia, tem comentarios aqui que explica o porque, e a necessidade, mais pra mim acho justo, porque pensar que seres humanos foram tratados como bichos ou até mesmo pior por anos, pra na época da conforto pra branco, porque então eles não podem ter esse ´´ privilégio ´´ que pra mim e o mínimo.
Discordo, é só olhar a população das favelas por exemplo, tem muito mais negros lá do q brancos, acha q essas pessoas tem as mesmas oportunidades? Óbvio q não, muitas nem conseguem estudar, pois precisam interromper para trabalhar e evitar morrer de fome, concordo q tenham a mesma capicidade q nós, mas obviamente não tem as mesmas oportunidades e essa não é uma forma de dar vantagem, apenas de equilibrar a equação, até porque, mesmo com a cotas, o número de pessoas negras em cargos públicos, continua sendo extremamente inferior ao número de brancos, é só entrar em qualquer órgão público e ver por si mesmo, vc não está sendo prejudicado em nada.
Não acho justo, deveria existir apenas de renda/social
Porque se pararmos para pensar, não é só o negro que não tem oportunidades, existem parcelas da população branca que tbm não tem.
Nesse sentindo, como fica a situação deles?cade a igualdade?
A cor da pele não influencia. Contudo, a renda sim.
Acho e não acho, é uma questão de ponto de vista.
Acho que não deixa de ser uma forma de racismo
Vc já andou por uma universidade federal?
Se andasse entenderia o porquê das cotas serem tão necessárias.
Supostamente as cotas são para ajudar as pessoas desfavorecidas.
Então invés de cotas raciais deveria ter cota baseado no rendimento dos pais (encarregados) e ou cota de residência (tipo tem áreas que toda a gente sabe que só gente bem desfovorcida mora).
Porque cota racial vai ser injusto para as pessoas negras que sao realmente pobres e para brancos pobres (que estudam em escola pública né?!) e vai ser injusto para branco que estudou numa escola boa tal como uma pessoa negra e acaba por ser prejudicado por causa das cotas.
E sem falar que essas cotas raciais vão acabar por arranjar mais preconceito pq vai parecer tipo "tão burros que têm que serem colocados nas universidades, invés de fazer por isso".
Cá também temos cotas, mas não são raciais e essas aí parecem as merdas mais ridículas (estou a falar das de Portugal)...
Não, eu que sou parda fico confusa pq às vezes tenho medo de participar de cota e n me enquadrar, mas tenho certeza que não sou branca.
eles respondem
Não. Nem os próprios negros(a) acha (alguns)
É uma forma de promover a inclusão social dos negros, porque por serem menos favorecidos necessitam de ajuda e a educação é primordial pra isso. Mas nem todos conseguem pensar que esse sacrifício é em prol dos “mais fracos” por acharem que a princípio todos somos iguais em possibilidades, mas apenas somos iguais nos direitos e pra equiparar isso o governo criou esse sistema. Não julgo ninguém, nem estou de nenhum lado. Façam o que quiserem.
As cotas raciais não têm o intuito de compensar algo do passado. O objetivo é aumentar a quantidade de negros em ambientes historicamente dominados por brancos.
Ex: sabe-se que quem tem ensino superior costuma ganhar mais, segundo o IBGE. Sabe-se tbm que negros em média ganham menos, segundo o IBGE.
A ideia é ter mais negros em profissões "prestigiadas" e ganhando mais, a fim de atenuar a desigualdade
Não concordo. Passa a impressão de que os negros são inferiores. E se dependem de algo assim para ingressar em uma faculdade, como será o desempenho dos mesmos durante o curso que escolherem? Pobres existem em todas as classes raciais. Ser negro não é ser inferior.
Acho que o sistema de cotas deveria ser baseado unica e exclusivamente na renda. Tem pessoas que nao tem dinheiro pra pagar um cursinho, nem sequer podem ter um computador com internet pra ter acesso a informação
Um negro de classe media estudando em escola publica tem a mesmas capacidades que um branco de classe media estudando na mesma escola publica.
Acho totalmente injusto.
Também tinha que tirar cotas sociais.
Tinha que ser tudo na raça!!!
Não tenho nada contra, cotas acabam ajudando pra quem precisa. Quanto mais ajuda pra sociedade, melhor.
Sou a favor comprara um neguinho de favela de escola publica (que só vai por causa da merenda) com um branquinho de escola particular é 200% injusto.
Não acho que cotas raciais são boas atualmente, deveria ser cota por condições financeiras.
Não parece algo inteligente dar direito para um pardo, negro e etc sendo que ele tem condições de pagar, aí a pessoa de qualquer outra cor perde a vaga.
Um exemplo seria o filho da Taís Araujo, não acho justo ele disputar uma vaga com um negro morador de favela.
Justo não, é vergonhoso, humilhante que ainda seja necessário cotas no país.
Só mostra nosso atraso histórico.
Se tem uma coisa que não há é justiça no Brasil.
Ta longe disso acontecer.