Um amigo está construindo uma casa para morar com a esposa e quando fui lá visitar acabei percebendo que eles, logo no início, parecem está um pouco confuso quanto ao resultado final da casa.

Eles tinham uma planta, mas se desvirtuaram completamente dela para construir algo novo, como eles imaginam, mas me parece que não vai ficar legal.

Quando fui lá, peguei todas as medidas e perguntei ao meu amigo como seria essa casa, então a desenhei:

Esse corredor que passa no meio, segundo eles, vai se estender até lá na frente. Um corredor fino, de 1.10m.

No momento a casa está assim:

Queria muito ajudar eles apresentando uma ideia melhor de como aproveitar o espaço que eles tem, antes que eles construa uma casa que vão se arrepender do resultado. Vocês poderiam me ajudar? Baixem a imagem e faça umas linhas, como vocês fariam a planta se fosse vocês?

Avalie que eles querem 2 quartos e 1 suite, que já está feita.

eles perguntam
3 5
elas respondem
anônima
04/04/2021 17h39
Chame um engenheiro ou arquiteto para resolver esse dilema
anônima
04/04/2021 17h59
É o ângulo da câmera ou esse chão não tá nem nivelado?
anônima
04/04/2021 18h12
Nao sei
eles respondem
04/04/2021 03h21
Onde estão os limites do terreno? Recuos laterais, de fundo, frontais? Onde é o acesso frontal? Onde estariam as janelas
Tá tudo muito tosco e mal aproveitado, a princípio
Corredor é área residual, máximo 1,0m de largura e mínimo comprimento possível
anônimo
04/04/2021 18h11
Cara não sei se sua pergunta é seria ou vc tá zoando aqui.
Mas vou considerar que seja verdade. Aconselho o seguinte, oriente elesa não gastar mais nenhum centavo na construção, pare imediatamente de construir, e procure urgente um profissional. Arquiteto, técnico (se for residencial), é sério meu caro. Eles estão correndo sério risco, de perder dinheiro e muito, de risco da própria vida e da família.
Sou da área, e sei do que estou falando. Fica a dica.
anônimo
04/04/2021 18h19
2 pontos críticos:
1 - O corredor não deve ir até a parede externa da casa. Corredor tem a função de ser circulação, apenas. Logo, nesse caso, ele PRECISA ser incorporado a um dos quartos (aconselho que seja incorporado ao quarto menos, que está à direita);
2 - Que vão livre é esse de 10m? Sem nenhum pilar no meio do vão?
pra suportar um vão desses, teria que ter uma viga metálica com uma alma mais alta (o que eu duvido que eles farão, visto o padrão construtivo da casa ser de concreto e alvenaria) ou uma viga de concreto com uma altura útil bem elevada (1 metro, basicamente), mas ainda assim teria que estar bem apoiada em pilares de sustentação dimensionados corretamente nas extremidades.
Eles precisam colocar alguma estrutura vertical no meio do vão (Um pilar ou uma parede estrutural) pra diminuir essa carga. As chances de ocorrer uma tragédia são enormes!
Sou arquiteto, então recomendo que eles busquem um técnico capacitado pra auxiliá-los na parte estrutural.
O menor dos problemas deles é arquitetônico.
Espero ter ajudado!
anônimo
04/04/2021 05h14
Se me pagar eu ajudo
04/04/2021 18h17
Obrigado por disponibilizar a planta da casa, agora já sei por onde invadir quando estiver pronta.