'Ah mas vc ja foi perseguido pelo segurança da loja por ser branco?'
Racismo é qualitativo,não quantitativo,o fato de uma 'raça sofrer mais racismo,não impede outras de sofrerem tambem.
'Ah mas os brancos não sofrem racismo institucional por causa da escravidão'
Isso é verdade,porem ainda não impede uma raça de sofrer racismo,por exemplo temos racismo contra asiaticos,judeus,arabes.E na Asia onde eles nunca foram escravizados,sofrem tanto racismo quanto aqui.
Inclusive nos Eua,esta ocorrendo uma onda de racismo contra asiaticos,e adivinhe quem são os principais agressores,mesmo sendo 13% da população?isso mesmo,negros
Lembram do bom e velho dicionário?
Então, ele ainda existe.
O significado de racismo não menciona qualquer especificação de qualquer natureza, apontando vítima preferencial muito menos vítima única. Ele é vago, abrangente.
A única conclusão óbvia tirada disso é que não existe "racismo reverso" nem "racismo comum", é racismo.
Imaginemos um trio: um branco gaúcho, um asiático japonês e um negro baiano.
Se negro discriminar o japonês em função do fato de ele ser asiático, é tão racismo quanto se o gaúcho basear-se na pele do negro e discriminá-lo chamando-o de macaco.
Querem confrontar o dicionário? Fiquem à vontade, mas isso é coisa de ideopata, que despreza fatos que não corroborem sua visão pessoal sentimentalista de mundo.
Pergunta batida pra caralho.
Não existe racismo reverso. Só existe racismo, seja contra negros, seja brancos, judeus, caucasianos, asiáticos, indigenas etc. e etc.
Sim. Como machismo reverso, o femismo. Um branco pode sofrer violência de um negro por ser branco. Assim como um homem pode sofrer violência por parte de uma mulher por ser homem. Eu acho até que essas coisas tendem a ser cada vez mais comuns e apontam para a necessidade de retomarmos o humanismo. Conscientes de que o racismo e o machismo são coisas bastante reais e condenáveis, mas visando o humanismo.
Vamos ver quando um grupo de brancos forem escravizados etc etc etc etc etc etc
A ponto das pessoas mudarem de calçada quando avistarem um la na esquina.
Por enquanto é só um bando de imbecil falando merda.
Bom, polêmico kkkkk
Espero q ninguem me venha me xingar, mas ja prevejo q vão.
Segundo o dicionário racismo é:
1
conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
2.
doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.
3.
preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.
Então pelo q podemos entendee isso abrange todas as raças, cores, etnias e o caralho a 4. Pode ser entre BrancosXNegros ou NegrosXAmarelos ou NegrosXBrancos e por ai vai.
Pode existir racismo de um negro contra um branco? Pode, mas o nosso senso comum ñ permite pq ja atribuiram a palavra só e exclusivamente para negros, mas se olhar ai o BBB quando a Lumena e Karol falavam da Carla, aquilo p mim era racismo tb. Então na minha concepção racismo reverso ñ existe, a palavra racismo em si ja abrange tudo isso.
Considerando que racismo pode afetar de forma negativa na forma como a sociedade lida com a pessoa, acredito que não. Ninguém é confundido com bandido por ser branco loiro e tal, pelo contrário, se tem um bandido no lugar, geralmente nem se desconfiam desses...
MAS claro que piadinha sem graça existe sim. O racismo NO MESMO NÍVEL que rola com os negros (estamos falando do Brasil, né? lá fora além dos EUA, não sei como é), acredito que não.
OBS: estou falando DO BRASIL.
NO BRASIL, não acredito.