As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política — a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção) e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante,[

embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos. Além disso, ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentava que os antagonismos no sistema capitalista, entre a burguesia e o proletariado, seriam consequência de uma guerra perpétua entre a primeira e as demais classes ao longo da história.isto, associado à sociedade industrial e ao acúmulo de capital,geraria a sua classe antagônica, que resultaria na "conquista do poder político pela classe operária e, eventualmente, no estabelecimento de uma sociedade sem classes e apátrida — o comunismo — regida por uma livre associação de produtores. Marx ativamente argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e provocar mudanças socioeconômicas

eles perguntam
4 5
elas respondem
08/04/2021 20h30
Ele foi um safado, pagava de moralista e vivia só botando galha na mulher
anônima
08/04/2021 20h14
Concordo
Se escreverem merda aqui no comentário, vou ignorar todos
anônima
08/04/2021 20h09
Esse cara foi um dos maiores símbolos da hipocrisia e contradição, dá certinho com o "lado" que adora ele
anônima
08/04/2021 20h33
Sim
eles respondem
anônimo
08/04/2021 20h33
Marx pregava as coisas que nem vivia. Ele era um bêbado!

Só coloquei para o povo tiltar, o melhor video feito pelo Nando mourão até hoje

Até Hitler se baseou no Karl marx, para você ver como ele é um merda.

Perca 10 minutinhos vendo esse video, nunca mais você verá Karl marx como a boneca dos olhos loiros.
08/04/2021 20h19

Tem esse e depois uma continuação.

Além destes
Há uma sequência de 8 aulas do Clovis de Barros Filho sobre isso..
Caso tenha interesse.

Acho que Marx falou bem sobre o que ele vinha observando ao seu redor.
É preciso entender as tretas que ocorreram anos antes dele pra então ver se faz sentido suas palavras.

E é interessante que muita coisa faz sentido com a situação do Brasil.

Enfim...
Teria que ler os livros dele pra falar com profundidade sobre o tema né.

E eu não vou fazer isso.
Hahahahahahaha
09/04/2021 08h20
Discordo da maior parte
09/04/2021 08h49
Marx foi cirúrgico ao identificar "cedo" (entre aspas mesmo) os defeitos do capitalismo e o que viria a seguir.
Foi também preciso mas num menor grau em identificar as causas.
Com o tempo a gente descobriu que a solução proposta era furada.
Agora cabe a nós usar a parte boa de suas grandes ideias para integrar algo mais próximo do sucesso.
anônimo
09/04/2021 18h06
Não me importo que maneira seja usada para controlar a população, só não tô a fim de nadar contra, não mais.