Meu pai tem 54 anos e é viúvo há 10. Ele tem uma namorada, mas ela não é uma pessoa muito legal com ele.

Enfim, ele não cuida da saúde dele. Não vai em consultas médicas, não cuida da alimentação, não faz exercícios físicos. Ele é meio depressivo, e agora com a pandemia ele está cada vez mais deprimido, pois só fica em casa.

A questão é: eu vivo tentando fazer ele cuidar da saúde física e mental dele, mas ele não se importa. VIVO AVISANDO! Ele está começando a ficar esquecido, indiferente à tudo. Mas não liga. Eu tento fazer a minha parte como filha, mas não adianta, ele parece uma criança teimosa, quando tento conversar seriamente com ele sobre a vida dele, parece que falo com a parede. Mas e quando ele ficar velho, quem vai ter que arcar com as consequências da irresponsabilidade por si próprio agora será eu e meu irmão. Embora ele não tenha sido um pai presente afetivamente, ele sempre respeitou eu e meu irmão e foi um bom pai na medida do possível. Não posso cobrar dele ser um bom pai se ele não sabe ter responsabilidade com a própria vida.

Ele não bebe e não usa drogas.

O que vocês fariam na velhice de um pai e mãe que nunca se cuidaram durante a vida? Cuidaria até o fim da vida ou pagaria alguém pra cuidar (claro, não abandonaria, iria visitar com frequência)?

Fico triste, mas me sinto a mãe dele. Ele nunca me ajudou em nada, nem roupas ele comprava pra mim quando minha mãe morreu. Tudo o que tenho hoje em dia é graças ao meu esforço. Mas sinto que ele deu o melhor que podia nas condições mentais dele. Me sinto meio culpada por querer largar de mão e focar na minha vida, nas minhas conquistas... e, o dia que ele ficar velho, pagarei o melhor conforto e melhor cuidadora pra ele ser bem cuidado, porque eu não vou cuidar 100% de uma pessoa que não se cuidava durante a vida, mesmo eu avisando e tentando fazer a pessoa aceitar ajuda.

Estou sendo muito egoísta?
Desculpem o texto longo.

elas perguntam
2 1
eles respondem
anônimo
11/04/2021 15h17
No seu caso eu pagaria uma cuidadora pra cuidar dele, pq vc ja fez oq podia e n deve pagar pelos erros dele no futuro
11/04/2021 15h21
Já conversei com meus pais sobre isso e disse que o melhor seria eles ficarem em casa de repouso. Claro que vou checar sempre se estão sendo bem cuidados e se o lugar é bom.
Na casa de repouso tem pessoas da mesma idade, podem conversar, fazer amizades.
Eles não se sentiriam bem morando com os filhos.
Porém, essa situação é somente se não estiverem saudáveis, se estiverem bem vão continuar morando na casa deles mesmo.
Além do mais, moro 700 km deles.
elas respondem
11/04/2021 15h11
Que situação, anônima.
Nem sempre manter por perto, no mesmo teto é oferecer cuidado físico e afetivo, em algumas situações é até pior.
Conviver com idoso não é fácil, digo de cadeira.
Faça uma análise sincera e bem íntima e encontrará a resposta e independente de qual seja, fique em paz.
Se decidir oferecer cuidados adequados em algum outro lugar, não o abandone, isso fará mal principalmente a você.
Se decidir mantê-lo em casa, pague alguém pra cuidar dele e fique próxima, passa tão rápido e é tão bom a sensação de dever cumprido.
Busque a opção que não machuque nenhum dos dois.
Boa sorte!