anônima
112
11/04/2021 15h21
Meu pai tem 54 anos e é viúvo há 10. Ele tem uma namorada, mas ela não é uma pessoa muito legal com ele.
Enfim, ele não cuida da saúde dele. Não vai em consultas médicas, não cuida da alimentação, não faz exercícios físicos. Ele é meio depressivo, e agora com a pandemia ele está cada vez mais deprimido, pois só fica em casa.
A questão é: eu vivo tentando fazer ele cuidar da saúde física e mental dele, mas ele não se importa. VIVO AVISANDO! Ele está começando a ficar esquecido, indiferente à tudo. Mas não liga. Eu tento fazer a minha parte como filha, mas não adianta, ele parece uma criança teimosa, quando tento conversar seriamente com ele sobre a vida dele, parece que falo com a parede. Mas e quando ele ficar velho, quem vai ter que arcar com as consequências da irresponsabilidade por si próprio agora será eu e meu irmão. Embora ele não tenha sido um pai presente afetivamente, ele sempre respeitou eu e meu irmão e foi um bom pai na medida do possível. Não posso cobrar dele ser um bom pai se ele não sabe ter responsabilidade com a própria vida.
Ele não bebe e não usa drogas.
O que vocês fariam na velhice de um pai e mãe que nunca se cuidaram durante a vida? Cuidaria até o fim da vida ou pagaria alguém pra cuidar (claro, não abandonaria, iria visitar com frequência)?
Fico triste, mas me sinto a mãe dele. Ele nunca me ajudou em nada, nem roupas ele comprava pra mim quando minha mãe morreu. Tudo o que tenho hoje em dia é graças ao meu esforço. Mas sinto que ele deu o melhor que podia nas condições mentais dele. Me sinto meio culpada por querer largar de mão e focar na minha vida, nas minhas conquistas... e, o dia que ele ficar velho, pagarei o melhor conforto e melhor cuidadora pra ele ser bem cuidado, porque eu não vou cuidar 100% de uma pessoa que não se cuidava durante a vida, mesmo eu avisando e tentando fazer a pessoa aceitar ajuda.
Estou sendo muito egoísta?
Desculpem o texto longo.