Primeiro: Qual foi a real razão para a Igreja criar um tribunal eclesiástico?

Muitos dizem que foi por pura pirraça da Igreja. Hoje vou lhes mostrar a verdade!

Quero ser bem direto, por que surgiu a Santa Inquisição?

Vamos começar com o surgimento de heresias dentro da Igreja: os valdenses (que surgiram com o intuito de interpretar as Sagradas Escrituras sem o Magistério) e os cátaros (que diziam que esta terra era fruto de um deus mal, o casamento e filhos pra eles eram algo abominável).

E as pessoas pediram pra criar um tribunal da Igreja, justamente porque as pessoas já faziam justiça com as próprias mãos.

COMO ERA FEITO?
A heresia era localizada, iam na casa da pessoa e se ela não confessasse seria levada ao Tribunal para julgamento.

Eram 4 tipos:

1- Flagelação
2 - Cavalete
3- Estrapada
4- Carvões incandescentes

Punições dos hereges:
1- Prisão temporária
2- Detenção numa sala vazia e escura
3- Ser entregue ao braço secular

Bernardo Guy, um dos maiores inquisidores, registrou dados: de 930 sentenças

- 139 foram absolvidos
- 132 penitências normais
- 152 obrigados a peregrinar
- 301 presos
- 42 entregues ao braço secular

eles perguntam
4 14
elas respondem
anônima
12/04/2021 10h30
N se preocupe com acontecimentos passados, viva o agora
anônima
12/04/2021 11h31
Quanto mais eu conheço a “história”, mas me mantenho firme na minha Igreja.
12/04/2021 12h10
Não existe motivo para justificar assassinatos dessa forma.
anônima
12/04/2021 12h15
Mataram, mas o que dizimou msm foi a peste negra, fome, revoltas e guerra
eles respondem
12/04/2021 10h31
Não matou ninguém, é tudo distorcido.
12/04/2021 10h34
As igrejas foram e são o maior retrocesso da humanidade. Nenhuma outra entidade prejudicou mais o desenvolvimento da ciência do que a igreja
anônimo
12/04/2021 10h29
Odeio essa merda chamada igreja católica, ela distorceu todo o evangelismo.
12/04/2021 10h36
Inquisição foi uma das coisas mais necessárias da história! Maniqueísta radical tem q morrer mesmo!
anônimo
12/04/2021 11h18
dane se cara
a igreja só tentou julgar os outros da maneira que ela achava
e o que ela trouxe de bom pro mundo
ajudou na persa negra?trouxe avanços cientificos?
so estudaram um livro antigo e o tiveram como verdade absoluta e obrigavam os outros a concordar de seus ideais
lembrando,essa é so minha opinião
anônimo
12/04/2021 10h29
É tudo mentira
12/04/2021 10h31
Igreja não... pessoas!
anônimo
12/04/2021 11h48
Claro! O Comunismo e o Nazismo só mataram exclusivamente aqueles que eles têm devidamente assentados em seus registros, kkkklkkkkl...

Por que a igreja agiria de forma diferente, não é?
12/04/2021 11h42
Em relação ao que você diz no seu post eu não sei mas tem muita desinformação sobre a idade média mesmo, de que todo mundo acreditava que a terra era plana por exemplo, quando até os gregos já sabiam do formato da Terra.
anônimo
12/04/2021 12h12
Não gosto de História.
anônimo
12/04/2021 12h09
As mulheres que foram queimadas discordam de vc.
Aliás, muitos perseguem e destroem até hoje, basta ver o que as religiões de matriz africana passam nas mãos de alguns cristãos. E não, não sou de nenhuma religião de matriz africana, só usei como exemplo.

O mínimo de alguns cristãos é extremamente ridículo. Um país com quase 90% de cristãos, mas os cristãos são os que mais sofrem e blá blá blá...

Mas, enfim, continue acreditando que a igreja nunca fez nada de errado.
12/04/2021 12h06
Ok, e as vendas de indulgências? E a promiscuidade do clero? E o desrespeito ao celibato? E a comercialização da fé? O nepotismo? A monopolização da palavra de deus? Os luxos exagerados da igreja?
Lutero tava era certo!

Já ouviu falar sobre a banquete das castanhas? Uma festinha fechada onde o alto clero e algumas pessoas de poder faziam, jogavam castanhas no chão, colocavam mulheres pra pegar com a boca e faziam um jogo, o homem que conseguisse gozar mais vezes nas mulheres ganhava...

Que a igreja já fez muito bem é indiscutível, mas não vamos tentar mascarar fatos ruins com fatos bons, é ignorância. O repúdio que algumas pessoas tem da igreja católica é por esses fatos acima citados.
anônimo
12/04/2021 11h54
A igreja matava qualquer pessoa que falava que a ciência salvava mais que DEUS.
Quantas mulheres foram acusadas de bruxaria por apenas saber fazer chás curativos?
Quantos cientistas foram perseguidos e tiveram de se esconder para que não fossem mortos?
Você sabe quantos inquisidores teve a igreja?
Se um já matou 950, some aos outros.