O problema é que o brasileiro acredita muito em palavras e leis, acham que só porque está na lei é o que vai acontecer. Quando criaram essa péssima, confusa e enorme constituição, inventaram um monte de termos complexos e bonitinhos, colaram lá inúmeros direitos que nunca foram cumpridos de fato, enfim... Nem mesmo o brasileiro conhece bem a constituição do próprio país, isso quando o STF não resolve que o que está escrito lá não é bem assim.
O correto, e como foi feito na maior parte dos países era ter feito uma constituição curta, pequena e de fácil entendimento, assim, conforme a sociedade fosse amadurecendo, as leis e os tais "direitos" fossem sendo colocados de forma gradual junto com o conhecimento da sociedade civil.
Nossa constituição é ruim, cheia de brechas para várias interpretações e etc... Para você ter uma ideia, a CB, em 30 anos foi alterada mais de 100 vezes. A constituição americana que atravessa séculos foi alterada aprox. 30 vezes. Para você ver como nossa constituição foi feito de qualquer jeito e não condizente com a realidade do próprio país.
O Brasil seria uma distopia comparável à Coreia do Norte.
Lembrando que a constituição norte-coreana também "garante" coisas como liberdade de expressão, de crença e de ir e vir.