tenho depressão e a pandemia definitivamente piorou tudo isso, antes eu fazia curso pré vest presencial em universidade pública, devido a pandemia ele fechou e até agora tá inativo. Abandonei de vez os estudos por que mentalmente eu estava mal pra krl, e agora to tentando retomar e assinei o curso descomplica mt conhecido, porém acordo todos os dias cedo ( ou tento ), passo do horário e não sei estudar, alguém tem uma dica pra conseguir focar ? Estou mt triste com isso pq meu futuro depende só de mim

eles perguntam
4 4
elas respondem
anônima
21/04/2021 11h23
Eu acredito que motivação por si só não existe, o que faz as pessoas fazerem as coisas é condicionar o cérebro para tal. Tipo vc por metas sabe e ir se acostumando a estudar aos poucos até que vc se acostume. Hoje vc se organiza pra estudar apenas 1h sem distrações, no outro dia 1:30, no outro 2h e assim sucessivamente. Até seu cérebro se acostumar com o estudo. Eu já vi umas pesquisas uma vez que o nosso cérebro é "fanfarrão" a todo momento ele busca apenas o prazer e fazer coisas q dão prazer. Então estudar vc só vai conseguir se demandar muito esforço. Pense em algum objetivo que vc quer alcançar tipo morar sozinho, viajar, ter um carro. E isso vc só vai conseguir se estudar e se esforçar.
21/04/2021 12h06
- Baixa o Forest. É um aplicativo de foco. Vc escolhe o tempo q a sua árvore será plantada, se vc sair antes do tempo pré-determinado pra mexer em algo no seu celular, a sua árvore acaba morrendo :(.
- Faça o pior assim q vc acorda, oq é mais difícil pra vc...pq qnd acordamos geralmente temos mais energia.
- Siga perfis no insta de pessoas q estudam e q postam stories sobre isso (@mdbrazilian, @lauraxmatos, @direitomodeon, @alanaedireito, @nomundodadeb )
-Como falaram... o certo é estudar aos pouco e gradativamente ir aumentando. Se vc n tem costume dificilmente vc ai conseguir estudar 3,4 horas diárias.
- Escutar música lo-fi pode ajudar ou tomar café(mas n toma muito pq vc pode ficar viciado e o café perde efeito).
- Tenta ver o melhor método de estudos q se encaixa com vc e sua rotina (até hj n sei qual se encaixa cmg. Sou perdida).
- Faça pausas durante os estudos...e aceite q vai ter dias q vc n vai estudar nada.
- Vc pode acompanhar tbm study with me em vários canais q fazem isso, no começo eu via muito...

-Inclusive tem uma comunidade dela,MDBrazilian, no Discord. Vc cria conta uma lá, e fica estudando com as pessoas ao vivo, e lá tem canto de desabafo e tudo mais.
- Separe um dia ou 2 dias para n fazer nada,caso seja possível (pra mim nunca é ).
- Smp tenta fazer algo no dia q vc goste, indep da sua rotina de estudos.
- E se forçar,né... às vzs vc n vai tá disposto a estudar (na maioria das vzs) e ai vc vai ter q ver se vc n tá disposta por cansaço ou por preguiça. Se for por preguiça,vc tem q se forçar kkk. Se for por cansaço, descanse.

E uma coisa q me ajudou muito foi criar uma conta privada no instagram pra mim. Lá eu coloco meus desabafos, oq eu estudei no dia,etc... e ai como eu sempre quero tá postando algo na maioria dos dias, isso meio q me força a smp ter q estudar pra ter algo pra postar.

Post feito por: uma pobre estudante. Qnd vc é burra de nascença tu tem q fazer mil coisas pra aprender algo. :)
anônima
21/04/2021 12h31
Também não to conseguindo. Já faço faculdade, mas depois dessa pandemia pensei em largar tudo, mas sei que é burrice a longo prazo. Então to persistindo, mesmo sendo tudo feito nas coxas.. tem o perfeccionismo tb q atrapalha e o fracasso de todo dia. Faça isso, insista, use várias técnicas diferentes, grave áudio no celular se auto explicando, faça resumos (numa linguagem bem simples e divertida de preferência, eu mesma fico escrevendo junto com palavrões quando ñ to entendendo o assunto). Mas isso sou eu. Desliga o celular e tira de perto na hora do estudo, fala sozinho pra você mesmo, faz as questões depois marca os acertos e erros e escreva sempre em tópicos, nunca se extenda muito na hora de resumir, entre várias outras coisas. Estuda de manhã cedo de preferência, a mente vai estar mais tranquila. Você pode tentar ensinar pra alguém tbm.
anônima
21/04/2021 12h32
Acorda de manhã e já vai fazendo as coisas, não pense muito.
eles respondem
21/04/2021 11h18
Também não sei.
Veja as dicas dos outros
21/04/2021 11h18
Mlk pra q tu vai estudar? Vai aprender clonar uns cartão po
anônimo
21/04/2021 11h27
Cara, eu passei na universidade daqui e na fuvest estudando em casa, só que por apostilas, PDFs e MUITOS EXERCÍCIOS. Esse negócio de aula online eu acho horrível, eles explicam muito devagar (o que não acho errado, só não é pra mim), acaba que vc perde muito tempo, porém isso vai depender da sua base (que não sei qual é). Eu particularmente só assistia aulas em último caso.
Se quiser chamar no PV posso te dar umas dicas que me ajudaram
21/04/2021 11h29
Compreendo, ainda to trabalhando nisso, é foda tudo distraí, tudo parece mais interessante, adquirir disciplina é algo muito complicado