A maioria dos estelionatários é feia.

A maioria dos estelionatários são feias.

eles perguntam
7 5
elas respondem
26/04/2021 18h54
"É feia" está no singular, que seria no caso "A estelionatária é feia" . "Maioria dos estelionatários" está no plural, então o certo seria, "são feias", que também está no plural.
26/04/2021 18h53
Acho que a segunda frase está errada. Não se flexiona o plural do verbo ser nesse caso. Bem, foi assim que aprendi.
anônima
26/04/2021 18h53
Obs.
26/04/2021 18h54
Sim, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa
anônima
26/04/2021 20h07
Concordância de gênero na segunda frase
anônima
26/04/2021 22h23
Vou deixar essa com os craques do português
26/04/2021 22h27
Olha, eu aprendi que tem que concordar com o sujeito. "feia(s)" se refere a quem? aos estelionatários ou a maioria deles? A maioria. Então seria "é feia", porque "a maioria" está no singular. MAAAAAAAAAAAS depois de um tempo, vi que nesse caso de "a maioria", tanto faz usar "é" ou "são" e que podemos usar de acordo com a nossa escolha (de acordo com o Pasquale). Mas aparentemente isso não é muito divulgado ainda, e eu acho mais bonito no singular, então uso no singular.

Vou deixar aqui o link do texto do Pasquale que eu vi falando isso: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2208200206.htm
eles respondem
26/04/2021 18h55
Eu não sei muito sobre isso, a língua portuguesa é bem complexa, mas creio que tenha a ver com o "A maioria são"
26/04/2021 19h48
Concordância de gênero na segunda frase
26/04/2021 19h55
Sim, na segunda frase. O adjetivo "feias" precisaria concordar em gênero com o núcleo do sujeito "estelionatários" assim como o verbo "são", tornando-se "A maioria dos estelionatários são feios" em vez de "são feias", ou então "é feia", concordando com "a maioria", como na primeira frase.
Quando o sujeito envolve expressão partitiva, o verbo concorda ou com a expressão partitiva ou com o núcleo do sujeito, e como o verbo é de ligação, o predicativo do sujeito também faz concordância de acordo.
http://escreverbem.com.br/expressoes-partitivas-e-concordancia-verbal/
anônimo
26/04/2021 19h36
A maioria é.
'maioria' é sujeito e estelionatários é complemento.