"É feia" está no singular, que seria no caso "A estelionatária é feia" . "Maioria dos estelionatários" está no plural, então o certo seria, "são feias", que também está no plural.
Olha, eu aprendi que tem que concordar com o sujeito. "feia(s)" se refere a quem? aos estelionatários ou a maioria deles? A maioria. Então seria "é feia", porque "a maioria" está no singular. MAAAAAAAAAAAS depois de um tempo, vi que nesse caso de "a maioria", tanto faz usar "é" ou "são" e que podemos usar de acordo com a nossa escolha (de acordo com o Pasquale). Mas aparentemente isso não é muito divulgado ainda, e eu acho mais bonito no singular, então uso no singular.
Sim, na segunda frase. O adjetivo "feias" precisaria concordar em gênero com o núcleo do sujeito "estelionatários" assim como o verbo "são", tornando-se "A maioria dos estelionatários são feios" em vez de "são feias", ou então "é feia", concordando com "a maioria", como na primeira frase.
Quando o sujeito envolve expressão partitiva, o verbo concorda ou com a expressão partitiva ou com o núcleo do sujeito, e como o verbo é de ligação, o predicativo do sujeito também faz concordância de acordo. http://escreverbem.com.br/expressoes-partitivas-e-concordancia-verbal/