Você não é obrigada a falar da sua vida pessoal, mas não seja mal educada com seus colegas de trabalho. Ter inimizades no seu local de trabalho, só irá te dar dor de cabeça.
Para depois fazer fofoca.
Evite conversar, sair e almoçar com os colegas antes de saber quem é quem.
Se insistirem, mude de assunto. Se perguntarem: vc é casada? Responda com sorriso irônico: Então, acho que vai esfriar mesmo neste fim de semana. Se o chatonildo insistir: Desculpa, vc é mt legal; mas eu não me sinto confortável falando da minha vida pessoal. Em seguida, vc pede licença e vai ao banheiro, ou fazer algum serviço. Se a pergunta for durante a execução de algum trabalho: Desculpa, eu preciso muito deste emprego e enquanto estou me familiarizando com as demandas da empresa, eu gostaria de concentrar minha mente só com as coisas daqui. Me perdoe.
Eu faço cara de paisagem pra tudo. Quando fazem fofoca, eu saio de perto. A ida ao banheiro é uma excelente desculpa. Bom que vc lava as mãos.
Para você ter uma ideia, um colega de trabalho já pesquisou até meu nome na internet, disse que procurou saber a meu respeito. Até um PSS que me inscrevi, ele ficou sabendo e ainda disse: Tadinha, não terminou sua pós? Já pediu a declaração de experiência? Olha, eu estou fazendo meu 2° mestrado em uma faculdade internacional, pago R$ 460,00, por que você não faz? Eu passo em todos os concursos e processos seletivos, não saio daqui porque não quero.
Eu nem converso nada com ele e tá assim. Nem os homens que se interessaram por mim tiveram todo esse trabalho de saber algo a meu respeito.