anônima
616
29/04/2021 23h03
Li um texto agora e fez muito sentido pra mim.
Vou compartilhar alguns trechos. Você já namorou alguém assim?
A pergunta da mulher foi:
Tenho um namorado que é muito legal, temos várias coisas em comum e eu gosto dele. No começo do namoro ele só me elogiava. Depois de um tempo, ele começou a fazer umas piadinhas, como me chamar de velha, de estressada, de boba e até de burra. Percebo que isso está aumentando. Ele diz que sou exagerada, paranóica e chega a dizer que eu estaria perdida se não fosse ele. No começo eu levava na brincadeira, mas agora estou realmente começando a me sentir mal com isso. Trata-se de algo sério ou sou eu quem estou problematizando tudo?
Resposta:
“Trata-se de um tipo de violência psicológica comumente praticada contra a mulher... É praticada por homens inseguros, que tentam criar um estado de ‘anemia mental’ na parceira para que ela se torne completamente dependente dele. Começam um relacionamento exatamente do jeito que você descreveu. Te elogiam e te jogam nas alturas para te fisgar. Enaltecem todas as suas qualidades até terem a certeza de que você está levando o relacionamento a sério. Depois disso, começam as ironias em forma de brincadeira, seguidas de um abraço, um beijinho. São adjetivos que te fazem se sentir velha, feia, ingênua, boba e inocente em relação à vida.
São eles os verdadeiros fracos que precisam de tratamento e quase sempre se negam a isso. Insistem na prática dessa violência como se fossem afagos, manifestações de carinho ou preocupação. São homens que aprenderam, desde jovens, a tirar sarro dos outros para que não tirem sarro deles. Tentam lidar com seus fantasmas inferiorizando os amigos, as mulheres e até os colegas de trabalho. Mas é contra a namorada ou esposa que a violência geralmente é maior.