Luiz Gushiken foi o terceiro presidente do partido dos trabalhadores (PT), descendente de um casal de japoneses e praticava religiões alternativas, talvez as tenha enxergado como forma de contracultura (new age) por conta de ter mudado de religião com certa frequência (foi budista, umbandista, também aderiu à cabala, ao zen-budismo e por fim, ao baha'í), sendo inclusive a ideia de "ecumenismo" algo relativamente observável na filosofia baha'í.

Luiz Gushiken morreu em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado, em estado grave, em consequência de um câncer no aparelho digestivo, contra o qual lutava desde 2002. Durante o tratamento da doença, Gushiken passou a maior parte do tempo em sua chácara, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. De lá, saía apenas para a quimioterapia, realizada quinzenalmente.
"Ex-budista, ex rosa-cruz e ex-umbandista, também transitou pela cabala e pelo zen-budismo, até aderir à fé baha'i. Era casado com Elisabeth e pai de três filhos (Guilherme, Arthur e Helena).
O corpo de Gushiken foi enterrado no cemitério do Redentor, na zona oeste da capital paulista".

eles perguntam
1 0
elas respondem
anônima
29/04/2021 18h50
Não faço idéia.