Depende. De certa forma sim, pois de abre várias possibilidades.
Por exemplo, algo que ninguém dá muita atenção são trabalhos em grupo. Se vc for um cara acomodado, nenhum colega teu te indicaria para uma vaga de emprego. Vários dos teus colegas de faculdade serão futuros colegas de trabalho e todo mundo quer alguém bom dentro da equipe. Assim como indicação de professores etc...
Se vc quer simplesmente passar nas coxas, colando e copiando trabalho para ter um canudo, vai jogar tuas melhes oportunidades pelo ralo... ninguém vai contratar vagabundo.

Apenas ter o canudo e sair na rua procurando emprego não te dá garantia nenhuma. Conheço alguns engenheiros que hoje trabalham de Uber... é triste
anônimo
05/05/2021 08h12
O diploma não faz milagre , na verdade vc tem que ter é disposição de correr atrás.
05/05/2021 08h24
Depende, na sua área sim
05/05/2021 08h24
As vezes a pessoa nem faz o que cursou, BR
05/05/2021 10h01
Sim, relativamente.
anônimo
05/05/2021 10h06
moça tem gente com Doutorado e tá desempregada....então eu acho que não!
05/05/2021 10h45
Para emprego braçal, não.
Para empregos qualificados, com certeza.
05/05/2021 13h55
É complicado responder isso porque envolve alguns fatores socioeconomicos ai no meio. Então isso também vai impactar de região para região e de momento para momento.

O fato hoje do país gerar muitos desempregados, cria um ambiente muito favorável às empresas "exploradoras", já que podem pagar salários mais baixos pois caso um não queira, outro irá topar trabalhar mais por menos.

Fora que o mercado brasileiro é pouco competitivo, o que deixa escassa as opções de trabalho aos trabalhadores. Então, algumas empresas optam por pessoas de escolaridade baixa pois estes poderão receber menos, enquanto aqueles que possuem ensino superior exigirão maior rentabilidade.

Para você ter uma ideia, algumas pessoas reduzem a qualificação no currículo por assustar alguns empregadores, tipo, como pode alguém com esse nível de graduação querendo vir trabalhar comigo para ganhar um salário mínimo? Fora de lógica, mas isso é resultado de um país pouco competitivo mesmo.

Em países com economia pujante e desenvolvida, por exemplo, essa balança fica um pouco mais equilibrada, as pessoas não querem se sujeitar a atender num balcão, ir em supermercados, e etc... então vagas como essas sobram e as empresas disputam o trabalhador braçal e oferecem benefícios que as demais empresas não estão pagando, é por isso que quando um imigrante brasileiro ou sul americano vai para américa do norte, consegue emprego fácil, pois lá esses empregos braçais os americanos não querem.

Como o Brasil é um país pobre, e pouco competitivo, muita gente disputa poucas vagas de emprego, e algumas com ensino superior são forçadas a migrar para concursos nível médio ou trabalhos braçais, dificultando ainda mais para o pobre de conseguir um emprego também, já que ele passa a competir com pessoas de nível superior. Dai ele é obrigado a fazer uma escolha, trabalhar MUITO e ganhar POUCO, ou tentar disputar vagas um pouco melhores com as de ensino superior, o que não é tão fácil já que também é muito competitivo.
05/05/2021 13h58
Depende do curso superior
elas respondem
05/05/2021 10h14
Depende da área
05/05/2021 13h58
depende do curso
anônima
05/05/2021 14h16
Só se for algo relacionado a sua área.