Sim. Se controlar você quis dizer com ajudar:

Ajuda as pessoas a deixarem de ser egoístas;
Ajudam as pessoas a deixarem de ser hedonistas;
De amarem somente a si mesmo;
De quererem somente sanar as suas vontades;

Ela mostra o que é ser uma pessoa, que ser uma pessoa não é fazer todas as suas vontades, sanar todos os seus desejos.

Isso é um animal e não um ser humano.

Mostra como podemos controlar nossas vontades.

eles perguntam
2 10
elas respondem
anônima
06/05/2021 17h09
Sim, a que surte mais efeito é a evangélica pq coloca medo nas pessoas com os gritos e história de diabo e inferno.
06/05/2021 17h09
Sim, a religião pode ter um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo, e pode contribuir no comportamento deste no meio social, agregando valores. Crer em algo também funciona, muitas vezes, como escape para as inúmeras mazelas do mundo. Entretanto, não podemos fechar os olhos para guerras e segregações ocasionadas por motivos religiosos.
eles respondem
06/05/2021 14h54
Controla tudo!
anônimo
06/05/2021 14h55
Difícil é achar alguma que não controla as pessoas, esses animais estão sempre se matando por alguma coisa.
06/05/2021 15h02
Ruim com ela, pior sem ela.
Imagine um mundo sem os governos ou sem a polícia. O caos se estabeleceria.
Dadas as devidas proporções, em geral a religião dá uma segurada na galera sim.
06/05/2021 15h04
cristianimo>>>>>all
anônimo
06/05/2021 15h04
Verdade. Quem diz que religiosos são "controlados", ou "escravos" não percebe que o ser humano SEMPRE vive em torno de algo e vai ser escravo de suas vontades, de seu trabalho, de seus vícios, etc. O secularista é mais escravo que o verdadeiro religioso, que pelo menos vive em torno de algo mais elevado.
anônimo
06/05/2021 15h05
Controla os com pensamentos fracos
06/05/2021 16h58
Controlar? Não... imagina... é libertador...

anônimo
06/05/2021 17h05
O cristianismo:

-Te põe crenças falsas de como o universo funciona.
-Te põe uma moral de manso trouxa. (Jesus dá o tutorial de como ser um corno manso... "amar os inimigos, oferecer a outras face e etc"

Isso já o suficiente para dizer que: sim, o cristianismo controla as pessoas.

Eu odeio o cristianismo!

Esse lixo de "religião" bagunçou o meu racional e emocional com crenças estúpidas e ridículas no passado!
anônimo
06/05/2021 14h56
A religião foi criada por pessoas para tentar explicar o que é vida e como deve se portar :!
06/05/2021 14h58
Mas sempre tem uma ideia por trás da religião,que quer com que uma pessoa haja e pense de uma certa forma
Ou seja, controla,ao meu ver claro