1.26K  17/05/2021 20h01
elas perguntam
23 6
eles respondem
12/05/2021 17h15
Rapaz. 2000 palavras não da para resumir uma historia que vem ate mesmo antes de cristo.

12/05/2021 15h54
Território, querem o mesmo espaço geográfico, área onde ficará o terceiro templo.
12/05/2021 19h49
Vamos fazer um exercício de imaginação;
Um grupo de pessoas cria uma religião e o Deus dele diz que a área do Rio Grande do Sul, Uruguai e Sul da Argentina é a terra deles, eles vão lá, invadem e criam um país.
O que iria acontecer?
anônimo
12/05/2021 15h47
É uma longa história
13/05/2021 00h38
@Francolouco resumiu mais ou menos o que penso
anônimo
12/05/2021 15h51
Israel ocupa um espaço que não é deles, foram removidos milhões de palestinos da suas casas para que se forma-se Israel, um estado racista, genocida, imperialistas e com um ideal expansionistas que ameaça não somente os palestinos como também outras nações vizinhas.
anônimo
12/05/2021 15h45
Porque um é financiado por EUA e o outro pela URSS.

Conspiracionistaaaaaaaaa
anônimo
12/05/2021 15h48
Não sei tb
anônimo
12/05/2021 17h36
Há respeitas mais técnicas e precisas por quem entende do assunto. Não é um assunto que me eu ache interessante, pelo menos por enquanto.
Chutando bem longe, mas bem longe, responderia que o motivo inicial seja pela disputa de território envolvendo políticas e religiões.
12/05/2021 18h47
Culpa dos Yankees
12/05/2021 20h00
espero que algum daqueles misseis erre a trajetória e me atinja.
12/05/2021 17h11
A história é longa, mas basicamente eles brigam porque ambos consideram Jerusalem uma terra santa, e então brigam por ela.

Nesse ponto, podemos culpar a religião sim, a briga em si nem é pela terra, mas pela crença da terra ali ser abençoada e pertencer a um determinado povo.

Os palestinos têm terras de sobra, enquanto os israelitas tem Israel que é minúsculo.

Ambos querem ter o domínio e enquanto alguns consideram que todo o território de Israel pertence aos judeus, outro grupo que defende os palestinos defendem a ideia de que os judeus usurparam a terra dos palestinos.

Enfim, pura baboseira. Como mexe com religião, os países tentam não forçar a barra e por isso que nunca chega a um fim essa treta, as vezes eles até entram em um acordo, mas um lado sempre acaba querendo mais e gera treta de novo huahuahua.

Vale lembrar que parte ali do SUL dos EUA pertencia ao México, isso significa que os EUA deveriam devolver a terra? Não necessariamente, mas enfim...
anônimo
12/05/2021 16h03
Tudo começou quando Abrão teve um filho bastardo, longa história.
anônimo
12/05/2021 19h51
Pq Israel roubou a terra dos palestinos...
12/05/2021 19h55
Porque eles querem, não tem graça em viver num país pacífico, as vezes é bom uma guerrinha.
12/05/2021 19h50
Porque e gerra santa a última durou mil anos a igreja católica financiava cavaleiros templários . E também gerra e bom para os negócios da muito dinheiro para fabricação de armazenamento a segunda Gerra e a prova viva Papai Hitler criou a Volkswagen .
anônimo
17/05/2021 20h01
Simplificando: Israel é um enclave que corresponde a 1,68x10^-5 da área do mundo árabe. Isso corresponde a 1/10 de 1% da área física total da região ao seu entorno.

Sua população de 9 milhões de habitantes corresponde a apenas 2,4% da população daquela região à margem Leste do Mediterrâneo.

Cercado por países de religião muçulmana e de passado recente "pacífico" como Líbia, Síria, Iraque, Irã, Sudão e Líbano...

Até 1.948 não havia disputa de território com a (até então) praticamente uma colônia da Inglaterra expropriada da Turquia Muçulmana que lutou ao lado da Alemanha na 1a guerra. Antes, porém, a região ficou sob domínio Turco desde 1.517 a 1.918 quando expulsaram os cruzados católicos.

Mas em 1.948, quando os Judeus que já ocupavam a região fundaram um estado independente, da ONU inclusive, os Árabes aproveitaram-se da "esperada" fragilidade numérica e física para tomar o território. E desde então vêm tentando sem sucesso destruir o estado de Israel.

O resto é narrativa e falácia! fato é que Israel é uma área minúscula, com uma população pífia - se comparada à vizinhança. Julgue você mesmo pelos seus conhecimentos quem tem condições de oprimir quem ali.

Em números: estima-se que o Hamas tenha lançado, na última semana, 2.000 foguetes sobre Israel. Mas dizem por aí que a Palestina não tem sequer um exército... imagina se tivesse!

Fazendo um contraponto, a França recebeu muitos muçulmanos refugiados nos conflitos recentes no Oriente Médio. Você tem acompanhado o que tem acontecido na França?

Quantas notícias você, antes, via da França a respeito de ataques de Judeus a cidadãos franceses com facas, veículos, a monumentos religiosos, museu, etc?
anônimo
12/05/2021 19h01
Dúvida que tenho também. Deve ser algo bem complexo.
12/05/2021 18h51
Isso dá uma resposta em 20 páginas.
anônimo
12/05/2021 18h50
Território, mas não vou contar pq a história é longa demais
12/05/2021 17h13
É um lance sobre amigos imaginários ai...
13/05/2021 00h47
Tem que ver o que aconteceu no passado
anônimo
17/05/2021 19h04
Confronto por religião e território
elas respondem
anônima
13/05/2021 00h35
Em primeiro lugar, não é uma guerra, nem um conflito. Utilizar estes termos transmite a ideia equivocada de que ambos os lados estão em pé de igualdade, o que não é verdade. O Estado ilegítimo de Israel é o opressor, e os palestinos são os oprimidos.

O que Israel faz na Palestina tem outro nome: colonização. Ocupação militar. Limpeza étnica. É o que, hoje em dia, mais se aproxima de um regime de apartheid, como o que tivemos na África do Sul. O Estado de Israel promove o genocídio palestino, persegue organizações políticas palestinas, controla todo e qualquer recurso que entre em território palestino (incluindo água), expande cada vez mais o seu próprio território ilegalmente e conta com um exército financiando pelos EUA. Não dá para chamar isso de conflito. A Palestina não tem sequer um exército. Israel não permite que tenha. Os palestinos só tem uns aos outros.

Acho até compreensível que a maioria das pessoas não saiba disso, já que Israel conta com o apoio dos EUA e de outras potências na disseminação de informações falsas a respeito do que acontece lá. A máquina de propaganda sionista é muito, muito forte. Eles gostam de nos fazer acreditar que isso não passa de um "conflito religioso que vem acontecendo desde os primórdios". Fica bem mais abstrato e bem menos pesado do que assumir a verdade.
anônima
12/05/2021 17h15
"G1 explica: por que Israel e palestinos estão em constante conflito? Disputa pela 'Terra Santa' tem raízes históricas. Judeus migraram em massa e criaram Estado de Israel; palestinos reagiram. Os confrontos entre judeus e palestinos têm origem na ocupação da antiga Palestina a partir do final do século 19."
- Mr. Google.
12/05/2021 20h11
porque sim
anônima
12/05/2021 17h14
Acho que é território.
17/05/2021 19h07
Política e religião
Mal do mundo
12/05/2021 16h11
Pois a guerra só irá acabar quando alguém vencer