Tenho medo do futuro dele esse mundo está cada dia mais cheio do mal, tem dia que pensar no futuro dele dói tanto que me escondo dento de casa pra não ter que sair e as pessoas perceberem meu sofrimento... Não é nada fácil isso pra mim...
Eu também sou autista, mas meu grau é leve (asperger). Qual seria o grau do seu filho?
Infelizmente meus pais não souberam lidar comigo quando eu era criança e isso me acarretou muitas dificuldades e traumas. Depois do diagnóstico eu já tinha perdido minha mãe e meu pai mesmo assim nunca enfrentou isso como algo a ser trabalhado em mim. Tive que aprender a lidar com o asperger sozinha, buscando informações sobre psicologia e autoajuda.
Se eu pudesse te dar um conselho... apenas apoie o seu filho e faça ele se tornar uma pessoa forte. A força interior que ele desenvolver dentro de si vai ser suficiente pra ele enfrentar o mundo lá fora, porque o social é o que mais nos afeta. Não generalize o autismo do seu filho, cada autista é diferente, cada um vai ter uma dificuldade diferente. OBSERVE os comportamentos dele e PERCEBA em quais setores ele tem dificuldade de desenvolver -se. Converse com ele e tente trabalhar a PERCEPÇÃO dos próprios sentimentos, assim ele vai conseguir autorefletir acerca do que sente, podendo TE AJUDAR a AJUDÁ-LO.
Sempre incentive ele a ser uma pessoa normal, a inseri-lo na sociedade como uma pessoa que é capaz de ter uma vida normal. Porque sim, ele pode. O autista pode sim ter controle, mas é um trabalho árduo dos pais e de si mesmo.
Indicações: canal no YouTube, Diário de um autista (Marcos Petry).
Meu querido, eu trabalhei com crianças com Especto Autista médio e grave, não é fácil, eu era agredida constantemente, um dia eu não aguentei e desabei em lágrimas, era só 6h por dia, eu tenho muita admiração pelos pais que dão todo amor e carinho a essas crianças, por mais que eu tenha tido um choque inicial, eu sou muito grata por ter tido essa experiência.
Você é um homem de verdade, parabéns por não ter abandonado o seu filho, pois eu trabalhei com uma criança que tinha sido abandonado pelo pai, após ser diagnosticada com Espectro Autista, eu via a frustração e cansaço no rosto da mãe, por isso que devemos pensar muito bem sobre a maternida/paternidade não temos controle como nossos filhos irão nascer
Procure construir memórias afetivas com o seu filho, deixe bem claro que ele é amado. Boa sorte!
Sinto muito :( Não deixe de aproveitar a vida com seu filho por receio de opinião alheia popular. Filhos são bênçãos. Espero que vc supere esse conflito interno
Calma! Minha irmã também é, e conheço outras crianças autista que levam uma vida normal. Faça o tratamento do seu filho que vai dar tudo certo. Esqueça os outros e foque no desenvolvimento dele.
Pois tem coisa pior, tenho um irmão com problemas e é uma merda. Só que ele é agressivo, queria que fosse do tipo lesado. Muito paia quando vem com defeito de fábrica, não apoio eugenia, mas podia ter algo para impedir. Poxa, essa galera nasceu para sofrer e trazer tristeza :(
Não sinta- se sozinho, ou perdido você iria passar isso pra seu filho,ele sentiria e em consequências ficaria te mais difícil. Procura ajuda de um profissional que te faça entrnder sobre o autismo,isso tonara a caminhada com mais leveza para os dois.
Nobre "anônimo", sou Professor de 04 alunos autistas, em 2017 um autista me mostrou esse vídeo, e realmente eu não sabia nem para onde ir ou compreender o que era Musicoterapia. Mas aceitei o desafio para que esse Aluno fosse incluído e aceito. Comecei fazer aulas de Banjo e mudar meu jeito. Eu estou na fila de adoção de três Meninas e uma delas tem exames que constataram que ela possa ser autista. Marcos Mion tem um filho autista e ele relata em vídeos passo a passo de ensinamentos. E por mais que seja diferente, meus Alunos me ensinaram ensinar eles.
Nesse vídeo, após as gravações, começou uma ajuda em divulgar e não recriminar. Compreendo você. Quando puder leia sobre esse filme e o que o Autismo trouxe de esperança.
Minha ex namorada tinha um filho autista, grau leve como seu filho, sua maior dificuldade social era o aprendizado. Ficamos bons amigos, ele faz publicidade, tinha dificuldade em Marketing e trabalhou comigo na minha agência por um ano até que conseguiu aprender sobre planejamento (que é uma das maiores dificuldades para o autista) e com a vivência prática ele conseguiu assimilar o que não conseguia absorver com ensinamentos teóricos.
Os pontos positivos dele é que era muito habilidoso com o pensamento criativo, era um bom executor de tarefas, mas precisava de liderança. Meu relacionamento com a mãe dele terminou, ele passou no período e acabou deixando a agência... pouco tempo depois veio a pandemia também e nos falamos pouco por WhatsApp.
O que posso te dizer é que fora algumas limitações: escrita muito ruim, dirigir só automático (mesmo assim desenvolveu muito comigo), a quase incapacidade organizacional era uma oessoa e um cidadão perfeitamente capaz e consciente.
O maior defeito dele era a mãe que o tratava como alguém absolutamente incapaz quando na verdade ele precisava de alguém que o empurrasse para o voo. O meu conselho para você é que não transforme o problema em um monstro maior do que ele realmente é.
A sua fé ou a falta dela nas capacidades dele se desenvolver irão se tornar um fator de muito maior potencial, muitas vezes, que as próprias limitações que ele possua.
Não é fácil para ninguém e nós que vivemos o problema também não conseguimos ser fortes o tempo todo. Te desejo força. Se você é uma pessoa de hábito religioso, busque conforto em Corintios 10:13.
Ah cara. O amor de pai e o cuidado sobre ele é o que importa. Não sei como se realmente se sente pq jamais vou conseguir estar na sua pele. Mas saiba, que o fato de vc está cuidando do seu filho, amando ele e protegendo já um grande papel como pai que está fazendo a ele. Talvez , ache isso o mínimo como um pai, mas graças a Deus vc n o abandonou como muitos nem o deixou de amar. E isso será um recompensa divina que terá um breve. Mas, enquanto o mundo, infelizmente não podemos controlá-lo mas podemos prevenir dos males, isso é algo que vc deve planejar de acordo com o seu modo e jeito de vida. Hoje em dia graças a informações ampla da Internet existe N maneiras de Talvez garantir um futuro bom para seu filho autista. N seinte dizer como pq n sou especialista mas pesquisando acha. Bem, sei q n vai ser fácil, mas não será impossível.