Eu já ia no médico sozinho com 21 anos, mas uma vez minha mãe me obrigou a ir em um que eu não queria. Acabei entrando com ela só para acabar com a implicância.
Com 10 anos já ia pra escola a pé sozinho. Minha escola ficava a 1,5km de casa. Ia com os vizinhos da mesma idade que estudavam lá também.
Com 12 anos já pegava ônibus sozinho pra ir pro centro da cidade fazer aulas de inglês. Descia no terminal de ônibus do centro e esperava meu primo da mesma idade chegar no ônibus dele pra gente andar até a escola juntos.
Com 14, além de ir pra escola sozinho ainda levava minha irmã que tinha 10 anos.
Acho que com uns 10 eu ia pra escola sozinho. Com 13 já trabalhava e resolvia meus problemas. Só solicitava ajuda dos meus pais quando eu não podia resolver por ser menor. Com 19 para 20 já estava construindo minha para me casar
Mas ir no médico com os pais é importante, visto que eles possuem um histórico de lembranças sobre você muito maior do que você tem sobre si mesmo.
Eu estou com litíase renal (pedra no rim) e sempre tenho que ir com meus pais nas consultas, porque já tive quando era menor mas não lembro e somente eles podem citar o que aconteceu na época.
Mas pra outras coisas básicas e mundanas foi até uns 14-16 anos, por aí.