Pessoal estou pensando em abrir algo para o público, ainda nao sei em qual ramo mas também não sei por onde começar e nem oq escolher
Pra quem empreende pode me dar dicas de como foi o começo de vcs? Por favor
Análise o mercado e as necessidades das pessoas, algo gastronômico na maioria das vezes da certo, meus pais já abriram uma loja de roupas só que não souberam administrar e não seguiram minhas sugestões (quebraram). Antes de tudo análise bem os gastos e o lucro alvo, jamais venda um produto ou serviço onde os gastos vão ser maior do que o lucro, coloque tudo no papel, inclusive consumo de energia, água etc, para incluir no valor nos produtos.
Em casa mesmo você pode lucrar, muita gente faz comida, salgado, bolo e entrega. Isso é bom reduz custos com aluguel, não tem gastos com cadeira, talheres, não consome muita água, evita pagar impostos, taxas de vigilância sanitária, vistorias, extintores de incêndio, alvarás. Essas reduções de gastos você pode baratear os produtos e atrair mais clientes, povo quer comer mais quer economizar kkkk
Também pretendo abrir um negócio estou juntando uma grana pra isso.
Bom, empreender no Brasil você já tem que ter em mente que o governo vai querer lucrar mais do que você no seu próprio negócio.
O certo, na minha opinião, é começar com algo informal para fugir do fisco e depois formalizar com o tempo conforme seu negócio ganhe corpo. Claro que isso também depende de vários outros fatores, só estou falando caso você esteja pensando em começar do zero mesmo.
Tem vários cursos no Sebrae de como abrir o seu próprio negócio e etc... vale a pena conferir também. Mas eles só te darão as ferramentas, o conteúdo principal virá de você, você que terá o senso criativo para empreender e fazer sucesso no ramo que escolher.
Não existe uma ideia exata do que e como investir, se fosse assim todo mundo do ramo ficaria bilionário investindo em todos os setores possíveis. Tem que ter paixão, escolher algo que você gosta e conhece de cabo a rabo, tipo moda, alimentação, tecnologia e etc... Tem que ter paixão e inteligência, caso contrário não dará certo.
Você tem que aprender a administrar o seu dinheiro e depois que escolher o ramo do seu negócio vai ter que saber como chamar a atenção dos clientes. Entre muitas outras coisas.