Pensando como um nacionalista, esquece que vc é de direita ou esquerda, pense de forma analítica e pragmática.

Qual nação seria mais alinhada com nossos interesses nacionais?

Índia, Rússia e China ou
EUA e Europa

Antes de responder, pense no contexto histórico e geopolítico atual. Toda a semana surge um maldito parlamentar americano falando de intervenção na Amazônia, a Europa e o Macron vêm martelando nesse tema a anos. Além disso, os EUA costumam tratar MUITO mal seu s aliados menos importantes, impondo seus interesses à força, vejam os tratados absurdos que nossos políticos fracos assinaram no passado e recentemente o que fizeram com os curdos que combatiam o ISIS no oriente médio, foram usados para um propósito e em seguidas abandonados e deixados à própria sorte. A europa sempre tratou o resto do mundo como um quintal, explorando colônias na África, dividiram a Índia e o Paquistão, duas potências nucleares que são inimigas até hoje.

Diante de tudo isso, será mesmo que seria interessante para o Brasil se alinhar com os EUA e a Europa, será que esta aliança nos traria algum benefício, ou apenas seríamos usados e descartados?
O Brasil é um dos poucos países que tem um balanço de venda positivo com a China, vende mais do que compra. Nunca ouvimos ameaças de intervenção ou sanções vinda dos chineses, russos ou indianos. Além disso, se fizéssemos alianças com eles, será que haveriam tantas ameaças de internacionalização da Amazônia vinda dos EUA e Europa?

Reflitam

eles perguntam
6 16
elas respondem
anônima
10/06/2021 23h13
É até triste alguém perguntar isso, aqui só tem gente burra kkkk oh céus
anônima
15/05/2021 13h40
Estados Unidos não é aliado de ninguém. Imperialistas safados.
anônima
15/05/2021 13h10
Rússia.
anônima
15/05/2021 12h13
anônima
09/10/2021 23h47
Qualquer um que não tenha COMUNISMO
15/05/2021 13h11
cara, não.
exercício de escola??
eles respondem
anônimo
15/05/2021 12h08
O Brasil tinha que ter um laço militar forte com os russos. Eles já ofereceram varias e varias vezes sistemas de misseis antiaéreos de qualidade e nós nunca aceitamos, e é algo que até os nossos vizinhos venezuelanos possuem. Os russos, assim como todo país que o Brasil for fazer uma aliança, vai ter seus interesses com essa proximidade, mas eu nunca vi eles proferindo sanções militares contra o Brasil, invasão na Amazônia, ou outra situação que ponha em risco a soberania brasileira.
anônimo
15/05/2021 11h57
Russia. EUA e Europa só querem os recursos naturais do Brasil seria tão bom se tivéssemos armas nucleares para impedir que nenhum país tente subjugar o Brasil.
anônimo
15/05/2021 13h48
Pela sua explicação eu concordo.

Mas eu nem tenho uma opinião formado porque sou muito ignorante no assunto, em qualquer coisa, mas acho complexo esse.
Mas acho muito interessante essas relações
anônimo
15/05/2021 11h57
Índia, Rússia e China são potências emergentes como o Brasil, nos praticamente lutamos pelas mesmas coisas por um lugar ao sol contra a hegemonia das potências desenvolvidas.
15/05/2021 13h46
Os interesses entre nações são diversificados, as relações comerciais idem.
A melhor diplomacia é ter bom diálogo com todos os parceiros comerciais, por motivos óbvios, e, defender interesses próprios participando de alianças multilaterais e bilaterais
15/05/2021 15h36
Sim, melhor com a motherland Russia.

Vamos comigo!

Rossiya — svyashchennaya nasha derzhava,
Rossiya...

anônimo
15/05/2021 15h44
Nunca curti EUA nesse lado politico. Super interesseiros e so pensam neles, quem nao fica de 4 pra eles botam varias sancoes e comecam as ameacas.
15/05/2021 13h23
Não é porque Estados Unidos e Europa são aliados ruins que China, Índia e Rússia seriam aliados bons. Veja o que a China está fazendo lá no oceano pacífico com o colar de pérolas também a diversos anos. Veja a dívida que fizeram o Paquistão criar com eles e os portos que são praticamente controlados por eles na Grécia recentemente e em vários países da União Europeia, os portos também no Sri Lanka e a base militar na Argentina, além da crescente aquisição de terras por parte deles aqui no Brasil. Acho até que Estados Unidos e Europa falam enfatizam mais sobre realização de intervenções sobretudo depois desse aumento de relevância recente da China. Não são aliados de confiança, existem inclusive documentos auditados deles que falam sobre o uso de coronavirus como arma biológica. Não são confiáveis até inclusive pelas leis que aplicam sobre o próprio povo.
É necessário haver um ressurgimento dos poderes que existiam antes nesses países do ocidente, que foram usurpados pelos carteis financeiros, e a grande crise da dívida pública mundial será uma oportunidade para isso.
15/05/2021 12h50
As relações exteriores, tem que ser pluralista, de acordo com as necessidades.
Nos anos 60, o Jânio Quadros, mesmo sendo um aloprado, já buscava um comércio melhor com China e Índia. O golpe militar nos fez virar uma colônia de vira latas dos EUA.
anônimo
15/05/2021 13h11
EUA pq somos parecidos com os americanos mas ficamos no sul somos pobres e mal educados
anônimo
15/05/2021 11h51
Não li.
anônimo
15/05/2021 13h51
Podem fazer o que quiser com essa merda, o Estado brasileiro não usufrui desses recursos, deixa uma nação mais desenvolvida usufruir
15/05/2021 13h41
Sei nada sobre isso.
15/05/2021 12h01
Não conheço política
anônimo
10/06/2021 23h08
Venezuela e China
anônimo
18/03/2022 06h14
Afeganistão.