Enquanto a droga for ilícita no nosso país, a pessoa que usar drogas só pode ter 2 escolhas, cadeia ou internação, voluntária ou não! O dia que as drogas forem liberadas aí o discurso muda!
Não sei dizer...
Sei que meu tio morreu e tinha vício (no caso dele era em bebida, embora fumasse cigarro tbm). O fígado dele já tava ferrado e parece que ele já estava entregue. No caso dele acho que só uma internação mesmo resolveria. E eu como parente, não vou negar, acho que se tivesse a oportunidade, iria querer que ele se internasse.
Mas aí iria querer trabalhar o psicológico dele depois, pra ele passar a querer se livrar disso tbm.
Eu acho q na prática não funciona, tanto q o padrão é tratar apenas as pessoas q querem, é um vício, tem q ter vontade de sair, uma coisa é internar uma pessoa com problemas mentais q não tem controle nenhum de suas escolhas e oferece risco a si mesma e/ou a população, outra é internar um usuário de drogas, q apesar de estar com sua linha de pensamento comprometida, ainda permanece com a capacidade de escolher sair disso.
A questão é que, não envolve somente o usuário, a família é quem mais sofre, porque alguns usuários se tornam muito agressivos, começam a roubar ou vender pertences da casa.
Então, penso que deve sim ter a internação, mesmo contra à vontade.
Uma coisa é você trabalhar e usar sua maconhinha ali numa boa, sem perturbar ninguém, outra é colocar a vida dos familiares em risco e querer roubar para comprar drogas.
Sou contra a internação quando é compulsória. A pessoa tem que querer ser internada. Se a pessoa não querer ser internada, dificilmente ela vai sair da internação livre do vício. Vai acabar voltando.