2.09K  15/10/2016 20h50

elas perguntam
7 12
eles respondem
12/10/2016 14h08
Trem=qualquer coisa.
12/10/2016 14h10
Oxente, mas não uso muito.
Cabra, não uso muito, mas se refere a um homem extremamente masculinizado.
Frango, se refere a gays, mas não uso muito.
Cambito se refere às coxas das pernas, não uso muito.
Arretado é aquilo que irrita ou que causa impacto positivo, mas não uso muito.
Bichin ou bichinho é sobre algo com o que você tem afeto, mas não uso muito. Bichinho também pode ser utilizado em relação àquele que é digno de pena.
Melado significa sujo.
Entre outros.
12/10/2016 14h20
Aleive = Calunia.

Baixar o lombo = Emagrecer.

bater sete freguesias = Andar por vários lugares.

Bem-empregado! Bem-feito! = Frase usada para dizer que o castigo foi merecido.

bigu = Carona, condução gratuita.

cabeça-de-anjo = Problema sem solução devido à presença de um fantasma de criança.

cair cacau Chover.

cambalafoice = Amante, namorado.

cangalapé = Mariscombona. Cambalhota, imitação de salto de ginástica olímpica.

canjica Curau. = Mingau com grãos pilados de milho que se come cozido em água e sal ou com leite e açúcar.

capa-de-sela = Amante.

capucho /co/ Sabugo. = Espiga de milho sem os grãos.

catraia 1. = Mulher muito feia. 2. Prostituta.

cavaco-chinês = Em São Paulo é chamado de beiju ou biju. Massa seca em forma de cilindro. O vendedor anuncia a sua presença na rua com um triângulo de metal batendo numa madeira.

chá-de-burro = Canjica. Mungunzá. Mingau de milho branco cozido com leite de coco ou de vaca, temperado com sal e açúcar.

chã-de-dentro = Coxão mole. Carne da parte interior da coxa do boi.

chã-de-fora = Coxão duro. Carne da parte exterior da coxa do boi.

cocada-de-amendoim = Pé de moleque. Doce duro, feito com açúcar e amendoim torrado.

dor-de-mulher = Cólica menstrual.

dor-d'olhos = Dor nos olhos causada por afecções (conjuntivite).

eita pêntia /êitcha pêntchia/ = Expressão usada para expressar admiração, alegria, dificuldade, espanto, surpresa, susto, etc.

engear /enjiar/ = Engelhar, enrugar.

enguiar (pronuncia-se a letra u) = Engulhar. Sentir ânsia, enjôo, náuseas. Vomitar.

ensaboado /z/ = Com manchas vermelhas pelo corpo.

esmoler /êsmolér/ = Mendigo, pedinte.

estupor balaio = 1. Infarto. Morte. Paralisia repentina. 2. Pessoa feia. 3. Expressão usada quando a pessoa se irrita com algum objeto ou alguma situação.

fazer mercadinho = Fazer compras no supermercado.

frege-moscas = Bar ou restaurante pequeno com pouco asseio e de baixíssima qualidade.

fumbambento = Desbotado. Sem cor.

gaia = Galha, galho, chifre.
12/10/2016 14h18
Trem - Serve pra tudo que vc pensar
anônimo
15/10/2016 12h02
Uai e trem. Kkk
anônimo
15/10/2016 19h56
"vou como seu toco"
15/10/2016 20h50
Além do trem tem também o custoso. Normalmente associado a uma pessoa rebelde, difícil de lidar. Costuma ser usado para crianças.
elas respondem
anônima
12/10/2016 14h14
Cacetinho: Pão
Bá: Uma redução de barbaridade.
Bergamota: Mexerica
Tchê: Expressão de tratamento, usada para se referir a alguém ou como saudação
Tem ouras...
11/10/2016 20h13
Sou pernambucana e uma série de expressões são ditas aqui.
Juntar duas palavras pra formar apenas uma, como:
Armaria - Ave Maria.
Faltar aula é "gaziar".
Falar mal de alguém é "cabuetar".
Alguém ou alguma coisa muito legal é "rochedo".
Ficar bravo é ficar "arretado".
E tem mais uma série de palavras diferentes!
anônima
11/10/2016 20h47
As gírias daqui são lindas.
"Cero" = Parceiro, seu amigo, bff.
"Pega visão" = Se enxerga, olha as cagadas que cê tá fazendo.
"Porra" = Até nos momentos de felicidade, usamos.
"La Furia" = Mulher
"Foveiro" = Pobre
"Metendo dança" = Dançando muito
"Dar ninja" = Sumir nos rolês, faltar trabalho, mandar caô no boy.
"Oxe" = Oxe é oxe em todo lugar
"De quebrada" = Só observando
"Corfói" = Olá, tudo bem?
Não sei se eu acertei os significados, é que nem eu entendo.
anônima
12/10/2016 14h27
Bagual= Homem valente ou namorador
Cacetinho=Pão Francês
Cusco=Cão vira- lata
Guampa=Chifre
Me caiu os butiá do bolso=Ficar chocado,decepcionado ou surpreso
Negrinho=Brigadeiro
Trago=Bebida alcoólica
Trovar=conversar ou sinônimo de xavecar.... outros
anônima
12/10/2016 14h12
Boa pergunta ...uso muito a palavra "meu",mas sou uma senhora tô por fora das girias modernas de sp
11/10/2016 20h25
Aki no RJ, Tem um monte!

"Mete o pé mané" - vamos embora que o bicho tá pegando.
"Maneiro" - legal
"Brother, maluco, neguin, parceiro, campeão" - sinônimo de pessoa.
"Jah é" - sinônimo de SIM, eu falo tanto isso...
"Marca um dez" - pedir pra pessoa esperar.
"Sinistro" - quando algo tá confuso ou está com medo.
"Parada" - qualquer coisa pode ser parada, tipo "trem" pro mineiro.
"Caô" - mentira.
"Ralar peito" - ir embora
"Caraca" - tipo qnd vc fica espantado com alguma coisa.
11/10/2016 21h09
Penal: estojo
Vina: salsicha
Piriquita: agente de trânsito
Piá: menino
Japona: jaqueta (aquelas tipo de nylon)
Toró: chuva forte
Dolangue: mentira
Posar: dormir na casa de alguém
Apure: quando se quer apressar alguém "apure que tamo atrasada" (curitibano adora cortar os plural)
Galeto: rápido "vamo no galeto, piá"

Aqui se usa muito a palavra "tesão" quando a gente gosta de alguma coisa. "Que tesão piá"
Tem um canal no YouTube que fala justamente sobre as manias curitibanas, é bem legal :)
11/10/2016 20h52
Trem: qualquer coisa
Arreda: É praticamente pedir licença
12/10/2016 14h34
Uai
As outras ja expressões ja foram citadas
15/10/2016 20h23
Bagalho – Mesmo que baralho.
Cagamba – Mesmo que caramba.
Deixa comigo que eu sô canhoto – Usado tanto para destros quanto para canhotos.
Quer dizer “Deixa comigo que dou conta do recado”.
Bagulho – alguma coisa (como folha, carro e etc)
Ei tá preula – Ficar impressionado
Bicuda ou dedão – Chutar a bola com força
Busão – Ônibus
Bater um fio – Dar um telefonema
Fodão – Campeão.
15/10/2016 20h46
No RS é tanto termo que já tentei explicar vários mas realmente é quase outro idioma, vou tentar falar alguns aqui:
Bah = serve pra qualquer coisa!
Ex: alguém conta alguma novidade boa!
Bah que legal!
Aconteceu algo horrível:
Bahhhhhhhhh que horror! (Diversas intensidades do bah)
Quando alguém se machuca: beeeeeeiii!!! (Variação do bah)
Atucanado: Atrapalhado
Deuzolivre: Deus o livre
Cusco: Cachorro
Sinaleira: semáforo
Quebra-mola: lombada
Cacetinho: pão francês
Torrada: Misto quente
Tri legal: 3 vezes legal
Pechada: Batida
Fatiota: Traje formal
Arreganho: ficar de brincadeira
Arrecém: Recém: que aconteceu há pouco
Tem o mazaaaa: que a gente usa quando está engrandecendo a situação.
Ex: mazaaaa tu passou no vestibular!!! :P
Tem também o Capaz: imagem abaixo
https://lh4.googleusercontent.com/proxy/2hjT09H_ns1tYKYEIbpWS2CAhY_q9kfQDiIsNMIfMZ_vBBWDOrVk8uc1YnJEniF_MK3o5OWfsqzw1T1ZM8ngJzq8FqXMVjXEX2HTciYKwKPWbHd5XwEmOXSOoiCv74TBv6vS_OWBvOVsIF101avnQubVLMciOR1Jx0s3fAUZW68GFSLB9KCuIy2b0CZ9GVFBb-LRn5jT4LF4NPFriX4=w480-h306-nc