num sei
eles respondem
18/05/2021 22h20
A galera aqui da america latina cai em muita conversa furada, MDS! Tudo bem que tem muita coisa zoada no Chile, assim como também tem no Brasil, mas tem que tomar cuidado ao exigir certos "direitos", porque automaticamente um país com muitos direitos costuma ter muitos deveres também, tem que ver se vale a pena isso tudo.

Agora, sei que também lá tem muita coisa complicada, como por exemplo planos de saúde inacessíveis e aposentadoria horrorosa.

Mas tem que ver o porquê acontece isso e quais medidas seriam boas para melhorar essa situação de forma gradual e sustentável, sem regaçar a economia, não pode simplesmente fazer como no Brasil e sair resolvendo tudo na base da canetada, porque sempre acaba em merda.

O Chile é um país que tem tudo para se tornar uma nação respeitada, mas tem que tomar muito cuidado, cuidado em mexer na constituição deles que é boa, cuidado em sair dando um monte de direitos antes de ver de onde virá o dinheiro.

No Brasil, a constituição brasileira é ótima para dar direitos, mas péssima em dizer quem pagará esse sistema caro, no fim o pobre acaba pagando huahuahua.
anônimo
18/05/2021 11h32
Rapidinho. A roubalheira lá vai ficar pior que aqui já já. Podem chamar o Pinochet de ditador o quanto quiserem, ELE é a única razão do Chile ter um IDH tão elevado.
anônimo
18/05/2021 11h25
Não tem petróleo no Chile.
18/05/2021 11h26
Não conheço