O texto ficou longo, infelizmente, mas preciso contextualizar a situação. Namoro há 8 meses com um rapaz. Tenho 24 anos, me formei há 1 ano e meio em Odontologia. Ele é 3 anos mais velho, trabalha durante uma parte do dia e cursa administração. Moro com meus pais e ele com a mãe. Acontece que, apesar de termos muuuita sintonia no quesito "convivência/sentimentos" e nos darmos super bem, percebo que falta sintonia no quesito profissional e ambições de vida. Quero crescer, me especializar, me tornar boa no que eu faço, enquanto ele (apesar de DIZER ter muitas ambições), dá indícios de ser meio acomodado, de se contentar com o que já tem. Diz que parte da culpa é da mãe por não ter permitido ele mudar de cidade para estudar quando era mais novo. Ele mesmo diz que só quer o diploma. Que não sabe como vai ser depois que terminar a faculdade, se vai fazer pós, ou parar com o que tem. Já conversei com ele sobre isso, esclareci que essa parte do relacionamento me incomoda. Ele disse que jamais quer me decepcionar e que vai mudar isso. Porém me passa a impressão de "muita fé e pouca luta", sabem ?! Quer conquistar isso, aquilo, mas a rotina não condiz. Chega do trabalho e na maioria das vezes vai pra jogo no computador. Eu chego do trabalho e vou estudar, pesquisar coisas da minha área... Não estou falando em dinheiro, nem agindo por interesse, antes que pensem isso. Me refiro a ter alguém do meu lado com as mesmas ambições. Sinceramente, qual o limite entre ir "dando uma chance pra pessoa mudar" e ver que não dá mais, terminar o relacionamento ? Gosto tanto dele, mas tanto... Não tenho do quê reclamar em outros sentidos. Porém essa parte me incomoda MUITO e não sei quanto tempo mais é necessário esperar pra ver no que dá. O que vocês fariam ?

elas perguntam
21 14
eles respondem
anônimo
24/05/2021 19h12
Pelo que eu vejo no mundo tá uma putaria louca se eu acho uma menina legal decente ela pode até ser atendendo do mc donalds e não ter ambição que eu fico com ela.

Mas vocês ligam demais pra dinheiro pq a ambição tem a ver com dinheiro sim, ele n é um vagabundos só está confortável.

Eu acho um motivo idiota e safado larga uma pessoa por isso, mas se larga boa sorte nesse mundao da putaria. E tenho a certeza q logo logo vc larga ele isso ai é mulher que não aceita ser mais do que o homem vc tem isso em você... só cuidado pra não se arrepender depois q ver a putaria aqui fora
24/05/2021 19h50
Ficar com a pessoa não quer dizer casar com o trabalho dela.
Às vezes você achou sua vocação, e ele não. As vezes ele entrou na faculdade e no curso por conta da vontade dos pais ( 95% dos estudantes do Brasil kkk).
Eu mesmo entrei por livre e espontânea pressão da minha família, e hoje me arrependo. To com 28 anos e quero mudar de área. Nem ao menos consegui trabalho direito na minha área (engenharia), mesmo ganhando bolsa para estudando no exterior.
O mercado está uma merda, esta foda até achar trampo de garçom.

Se o cara for honesto, gente boa e te amar. Acho uma baita cagada você trocar isso por conta do trampo. Deveria ficar feliz por achar alguem que te aceite e ame.

Mas também pode ser simplesmente um sinal que você não o ama. Ou que a parte que te incomode nele, seja na verdade a parte que incomoda em si mesma.

E meu.... voce ta namorando esse cara a meros 8 meses e ta fazendo esse tipo de cobranca? Acho isso mais um problema seu do que dele.

Alem disso, muito do que voce acredita é ilusorio. Ainda mais dada a situacao do pais. O mundo real vai acabar destruindo seus sonhos, entao cuidado com as expectativas.
Tem trampo bom quem tem bons relacionamentos (cunha, QI).
Digo isso por mim, varios amigos e colegas. Olha so a reportagem:

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/05/13/interna_nacional,1266266/desemprego-no-brasil-da-pandemia-doutor-em-engenharia-espacial-vende-doces.shtml
anônimo
24/05/2021 19h11
Sinceramente, termina e vá procurar outro que tenha as memas ambições que tu. É errado ser assim tão ambiciosa, a ponto de ter que terminar por causa disso? Não.

É errado ele não querer ser tão ambicioso assim? Também não.

Então diante disso, já sabe o que fazer agora.
anônimo
24/05/2021 19h50
Mulher, essas porra é tudo interesseira do caralho ganha o seu dinheiro menina.
Realmente homens não ligam pra esse tipo de coisa
anônimo
24/05/2021 20h28
Acho que vc não ama ele. Amor também é compreensão, vc quer amar o que ele poderia ser (sua idealização sobre ele)
27/05/2021 18h04
Se for terminar por esse motivo pelo menos tenha a decência de não falar que foi por causa disso, esse tipo de coisa pode acabar com uma vida.
24/05/2021 19h18
É bom pesar as coisas antes de tomar essa decisão. Não posso dizer se você está certa ou errada, isso só a vida vai te dizer depois de você ter se decidido.
24/05/2021 19h24
Acha alguém com o mesmo diploma que você
24/05/2021 20h01
Acho que você está querendo inserir uma expectativa no relacionamento que vem de você. Você quer inserir ambição no amor de vocês, tendo a expectativa que seu companheiro tenha o mesmo nível de ambição que a sua. Sendo que não é assim que as coisas funcionam, desculpe falar isso aqui, mas as coisas em relacionamentos não funcionam assim, não é perfeitinho como em um filme romântico. Duas pessoas não estão em completas sintonias assim, não estão com a mesma visão, perspectivas e expectativas, ou seja, não vai ver as coisas como você vê e isso não tem como você inserir na cabeça da pessoa. Entende meu ponto? Existem expectativas e realidades. Sempre vamos querer que a pessoa que nos acompanha seja mais de tal jeito, ou corra como a gente corre, mas infelizmente não será, pois cada cabeça é uma sentença, não existe sincronia perfeita, você em algum momento vai preferir virar pra esquerda, ele vai pra direita. Então, no caso, eu acho que você tem que separar as coisas, separar o que é expectativa e o que é realidade, e pesar na balança o que você quer, sentindo no seu interior qual o amor que sente por ele. Se no fundo você encontrar que ama ele do jeitinho que ele é, então você sabe o que fazer, agora se no fundo você ver que a expectativa que ele seja outro tipo de pessoa for maior, também saberá o que fazer. Minha dica é parar pra pensar e separar as coisas, sabendo que vocês são dois indivíduos, um casal são duas pessoas, não apenas uma. Aprender a aceitar como a pessoa é, respeitando sua individualidade, entende? Se consegue fazer isso em um relacionamento, isso que é o amor, na minha opinião.
24/05/2021 19h21
Não li o texto mas não termine, sabe porque?

Porque você está perguntando!

Agora vou ler o texto.
anônimo
24/05/2021 20h22
Você tem uma receita de marido perfeito que ele não se encaixa. Pode trocar de namorado, mas não vai encaixar por outra caracteristica.
O que eu faria? me identificaria com as semelhanças e aprenderia com as diferenças. Você pode aprender a aproveitar o presente com ele e ensiná-lo a planejar o futuro.
31/05/2021 09h51
xxxxxxxx
31/05/2021 09h12
Nem li
Mas se tem duvida, termine
30/05/2021 06h38
Se você estuda muito e ele te apoia,Preenche outros requisitos,esse cara te Ama...de valor...a maioria dos caras chegam em casa e vão beber com amigos.
Sempre um tem que se sacrificar,não * depende do ponto de vista....será que se ele fosse igual você ele ia conseguir preencher outras coisas? Tem isso também!
anônimo
24/05/2021 19h28
É meu medo em relacionamento, a pessoa n ter ambições como eu, vou observar as respostas.
anônimo
25/05/2021 16h25
Meu bem, cada pessoa possui sua forma de lidar com esse quesito.
24/05/2021 23h22
Termina? É tão fácil..
24/05/2021 19h42
Deus me livre disso velho kkkkk ficar com ambição
Trabalhando e trabalhando mesmo depois do trabalho apenas pra poder ter uma namorada do lado
Moça vc não esta errada
Mas acho que ele pensa como eu
anônimo
24/05/2021 19h45
Li não.
anônimo
24/05/2021 19h46
Termina pro bem dele
24/05/2021 19h16
Eu nunca entendo essas parada de ambição pra crescer profissionalmente e depois converter o dinheiro pra bens, como carro, conforto de vida etc etc
Você planeja casar algum dia? Caso não planeja, tanto faz o que a pessoa quer ser da vida, o que a pessoa tem ou não.
Agora, se você planeja, ai você tem que arranjar alguém com os objetivos alinhados aos seus.
Se tu não vai casar, o que importa é que a pessoa é pow, curte a vida.

Sério, slá essa neura que o povo tem com o que parceiro ou a parceira tem que não seja caráter e personalidade, pra que vou me interessar por isso? só se for casar ou morar junto koadkodasads

Ou será que isso é medo de ter um namorado que ganhe menos que você? Já vi casos assim.
elas respondem
24/05/2021 19h12
Pouco tempo de namoro para ter essa cobrança profissional. Que bom que você procura, mas nem todas as pessoas têm esse foco, essa determinação de chegar do trabalho e ir estudar.
Eu acredito que ele faz administração só por favor, pois pelo que descreveu parece que ele nem gosta.
Como namorada, você tem o papel de apoiar e incentivar, não jogue na cara que já têm diploma, que trabalha, que faz isso e aquilo, você está diminuindo seu namorando.
anônima
24/05/2021 19h38
Não estou querendo ser estraga prazeres, mas a real é q nada disso q vc quer garante sucesso, vc pode ser uma puta profissional e ganhar fortunas? Óbvio, mas o q não faltam tb, são pessoas pós graduadas desempregadas ou profissionais de nível técnico ganhando melhor do q eles!
Não vejo como um problema seu namorado não querer fazer pós, é uma escolha dele e isso não exclui da vida dele a possibilidade de ter um bom emprego, trabalhei em uma financeira em que o gerente ganhava 10.000 reais, tendo se formado em Gestão Comercial, um tecnólogo de 2 anos, mas se vc quer largar um cara q vc gosta e que te trata bem por causa disso, é uma escolha sua!
anônima
24/05/2021 19h56
Acho isto tão futil e sem nenhum sentido, como se o amor e sentimento não valessem nada. Mas se para voce é mais importante um namorado que tenha "ambição" e já tenha um plano infalivel de sucesso futuro, então larga dele e arranja outro com mesmo pensamento que você. Só pensa muito bem antes de terminar o namoro e procurar SEU PRINCIPE ENCANTADO CHEIO DE AMBIÇÕES QUE NEM TEMPO PARA VOCE VAI TER.. Depois de ser jogada para escanteio voce vai sentir falta do seu atual namorado SEM AMBIÇÕES MAS Q UE TE AMAVA DE VERDADE.

E voce não gosta dele não.
anônima
24/05/2021 20h12
Ambição só leva a pessoas a ficarem antissocial mais acho que ele trabalha se formou ir tudo ainda vc reclamar meu vc não ama ele nem um pouco vc ama dinheiro vc pode curtir a vida um homem namorado agora se vc ama ele eu acho que vcs tem que curtir a relação dinheiro só vai complementar mas a saúde e amor não então é isso
anônima
24/05/2021 19h37
Pra mulher o homem deve ganhar igual ou maior que ela, vc tá querendo que ele tenha os mesmo objetivos e ele não tem
ele tá acostumado com a vida que tem
anônima
24/05/2021 20h12
No meu ponto de vista você tem que observar se apesar dele não gostar da área em que está estudando ele é um cara trabalhador ou não, porque homem acomodado é o pior tipo que tem e se no futuro vocês construírem família o peso vai ficar nas suas costas de sustentar sozinha a casa. Ele pode não querer crescer na área em que ele estuda, porém tem que ter responsabilidade de correr atrás de um emprego.
anônima
24/05/2021 19h12
Moça, sou menina e passei a mesma coisa que vc. Sou estudante de Medicina, e muitas vezes me incomodei com tais atitudes do meu ex namorado. A pessoa não vai mudar!
24/05/2021 19h07
termina
(não li)
25/05/2021 16h16
Eu ficaria mais um tempo juntos. Se ver que realmente é um "muita fé e pouca luta", aí sim terminaria.
anônima
24/05/2021 19h17
Ambições de vida é do particular de cada um. Se você acha que suas ambições de vida seja diferente das que ele tenha já é um sinal de que vocês não são compatíveis em questão de projeto de vida. Cada pessoa tem seus ideais e objetivos na vida. Não tem como você mudar isso nele, entende? É o jeito dele. Ele vai ser assim porque é o jeito dele. Ou seja, ou você continua com ele sem ambições ou parte pra outra e encontre um cara com os mesmos ideais e objetivos de vida que você.
24/05/2021 19h47
Eu me vejo na mesma situação, e seu texto descreveu muito. Eu também não sei como me sentir quanto a isso, é um dilema, pq a gente tem medo de ambas as partes de se machucarem, dos planos não coincidirem e no fim, sermos infelizes por algo que tomou uma proporção prevista. Que bom, que vc conseguiu compartilhar com ele suas indagações. Infelizmente, eu não sei te dá alguma dica, gostaria na verdade rs. Pq é um dilema. sim. querendo ou não, ambições diferentes levam a vidas diferentes e por vezes incompatíveis. Mas o que fazer? Não há como fazer com que o outro, tenha planos semelhantes aos nossos, é algo muito individual. Cabe vcs conversarem e encontrarem algum caminho :/ Quero ver as outras respostas, pra ver se me ajuda tbm, o amo.

@maria2021 se quiser conversar sobre essa situação, tamo aqui :)
24/05/2021 20h03
Coloca na balança pra vc o que mais vale p vc. Ele é trabalhador e estudar, só n tem as mesmas ambições que vc. Não vejo problema nisso, mas se é um fator insuportável p vc, o melhor é terminar.
anônima
24/05/2021 19h55
Se ele é um ótimo parceiro(o que é raro achar hoje em dia);
Tem emprego, ou seja, é independente;
E está fazendo faculdade...

Creio que seja burrice terminar.

Ele é um cara mais culto ou mais ignorante?