Nas mídias tornou-se comum nomear as variantes do Sars-CoV-2 associando-as à nacionalidade dessa variante. São denominadas variantes britânica, brasileira, indiana, etc.

eles perguntam
6 10
elas respondem
25/05/2021 21h18
Não, está simplesmente constatando um fato, o vírus surgiu lá
anônima
25/05/2021 21h24
Nenhum dos termos são xenófobos por si só. O que acontece é que muita gente estava utilizando o termo "Vírus chinês" de forma pejorativa, não de forma a constatar que o vírus surgiu na china.

Ou seja, o problema está intenção, não no termo.
25/05/2021 21h19
na minha opinião, não
26/05/2021 00h03
Com certeza
anônima
26/05/2021 01h50
Quanto mimimi!
Se o vírus veio da China é chinês, se a variante veio do Brasil é brasileira, se veio do Reino Unído é britânica, da Índia é indiana e assim vai, pronto!
anônima
26/05/2021 01h57
As palavras tem o peso que colocamos nelas, você claramente está querendo comparar o nome das variantes com o termo "vírus chinês" que como muito sabemos é usado em sua maioria para denegrir e atacar a população chinesa e os seus descendentes.
eles respondem
25/05/2021 21h35
Arnaldo César Coelho já disse, a regra é clara:

Dizer que a variante brasileira é brasileira é pertinente, porque ela surgiu no Brasil. Mas auto lar! Dizer que o vírus que surgiu na China é um vírus chinês, só porque ele sirgiu na Chine é inapropriado, pejorativo e xenófobo.

Não devemos insultar dessa forma o partido comunista chinês, que soube da gravidade da doença, seu potencial alastramento pelo mundo e consequente morticínio, mas não somente não fez nada, como perseguiu médicos e jornalistas que tentavam fazer, assinando assim, sua gorda parcela de culpa pela catástrofe histórica na humanidade.
Respeite a ditadura comunista chinesa, seu robô fascistinha, tá pensando o quê???

E outra: agradeça a eles pela vacina.
Se um ladrão roubar seu celular, mas te emprestá-lo pra você chamar um Uber pra voltar pra casa, tu não vai agradecer? Óbvio.
Então pronto.

Sem "mas".
anônimo
25/05/2021 21h18
Xenofóbico é meu peru, palhaçada do caralho. "Aiiinn, estão falando que sou china/japinha...aiinn"
25/05/2021 21h21
Ñ na minha opinião pois foi culpa do governo chinês que abafou o caso no início, e acabou virando a m*rda que tá, então é VIRUS CHINÊS.
25/05/2021 21h24
Sim, é isso mesmo.
25/05/2021 21h25
Associamos porque trata-se de um fato. E contra fatos não há argumentos.
anônimo
25/05/2021 21h27
Nem gasto meus neurônios com isso.
25/05/2021 21h30
Mas é chinês sim.
Só minha opinião importa.
25/05/2021 21h36
Não acho
25/05/2021 23h18
Pois é, como estamos falando de uma potência mundial, então devemos manter uma certa cautela.

O engraçado é o presidente americano ficar calado, agora o Brasil se calar eu entendo, afinal, o Brasil é apenas um rato de laboratório comparado com a potência econômica chinesa.
25/05/2021 23h59
A intenção não é ser xenófoba, então a resposta é não. Porém pode gerar preconceito. Tipo a aids que surgiu na áfrica, imagina se falassem Virus do hiv africano, iria gerar um prejulgamento, porque a aids surgiu quando um cara fez sexo com um macaco. O mesmo se aplica ao virus chinês, exemplo: "Esses chinês fiadaputa fica comendo esses bixo, eles que criaram a doença em laboratório" e por ai vai. Colocar o nome do país gera muita treta.