Galera tô com uma dúvida aq na humilde, chamar de neguinho e nega(o),negão é racismo? Pq eu particularmente uso como jeito de chamar mas é carinho

elas perguntam
24 20
eles respondem
28/05/2021 11h14
O problema é que todo negro vive o racismo todos os dias e tem traumas. Ser chamado assim pode disparar um gatilho de outra situação em que foi chamado com má intenção. É melhor evitar se não quiser magoar ninguém.
28/05/2021 08h11
Não e não, e fofos esses apelidos, e a mesma coisa que eu chamar uma menina branca oi branquinha ,não tem nada a ver tá ficar tranquila.
anônimo
28/05/2021 08h16
Se vc quiser ofender vc vai ofender não importa o termo que use.
anônimo
30/05/2021 08h11
Se eu tiver intimidade com a pessoa de boa, caso contrario...
28/05/2021 20h43
Se você falar isso com uma pessoa aleatória claramente que não vai pegar bem, mas se a pessoa é sua amiga e te dá liberdade você pode chamar ela de qualquer coisa.
28/05/2021 20h38
Não é racismo necessáriamente, mas tem que tomar cuidado, precisa conhecer bem a pessoa para não ser mal interpretado!
28/05/2021 17h20
Depende da pessoa, tem gente que tem esse apelido na vizinhança, assim como galego, só é sem noção você chegar numa pessoa que você nn tem um pingo de intimidade e mal conhece e já chegar chamando assim.
28/05/2021 11h25
Racismo não esta no nome, está na intenção.
anônimo
28/05/2021 08h18
Pergunte para um advogado.
anônimo
28/05/2021 11h17
Eu falei a vez que gostava de carro branco e quase apanhei na rua pois tinha preconceito com preto.
O mundo está louco
anônimo
28/05/2021 08h07
Hoje você não pode falar que o céu é azul
anônimo
28/05/2021 10h24
Eu chamo na frente de lacradores nutella da geração 21 e quero que se fodam
31/05/2021 16h14
eu chamo de negao até meus amigos branquelos e num sentido de gente boa.
tipo, e daí nego véio..beleza?
A expressao nego véio é qualquer coisa menos negro de idade avançada.
31/05/2021 17h38
Não é racismo se a pessoa que você chama leva de boa. Porém se você chamar uma pessoa e ela não gostar passa a ser. Depende se você tem uma amizade e intimdade para chamar uma pessoa desse jeito, e varia de cada pessoa
31/05/2021 17h44
Eu também nega, Eu acho apenas fofo. Uso sempre com amigos e amigas (Amigos chamo de Nego ou negão e amigas chamo de nega)
30/05/2021 08h09
não, de forma carinhosa é tranquilo.
28/05/2021 20h45
Na minha opinião não, meu apelido na escola era negão, e nunca me ofendi com isso
anônimo
28/05/2021 20h35
Não. Mas se me chamarem de palmito, é.
28/05/2021 16h51
ops foi no errado
28/05/2021 11h26
Acho que depende do contexto, se a pessoa se ofende, é melhor parar, se não se ofende, então taca o fodase se outras pessoas vão achar racismo ou não, quando eu tô com a minha família a gente faz piada racista e todo mundo acha graça então fodase.
anônimo
28/05/2021 11h10
O pai do meu meio irmão é negro e chama os outros negros de negão. É indiferente pra ele. Mas eu nunca chamei.
anônimo
28/05/2021 09h36
Não é racismo, pode chamar normal.
anônimo
28/05/2021 09h22
Pra algumas pessoas tudo é racismo, já vi gente reclamando porque o nome do cachorro era Negão, mas eu não acho que seja.
28/05/2021 08h18
depende da intimidade da pessoa ex ``vem ca nega``, ``meu neguinho``
elas respondem
anônima
28/05/2021 09h16
Neguinho é foda, eu como negra não gostaria de ser chamada assim independente da intimidade ou tom.
Nega, negona, preta, pretinha são termos que eu não ligo, tanto que sou chamada assim por conhecidos e alguns desconhecidos.
Isso daí é óbvio dependendo da entonação pq da pra sentir o tom de racismo de longe independente do termo que vc use(se tiver racismo aí) mas de qualquer forma é melhor vc perguntar pra quem vc fala se pode chamar ele(a) assim.
28/05/2021 16h48
Eu não chamo. Nem branco de branquinho, nem ruivo de ruivinho... Enfim, prefiro chamar pelo nome pra evitar qualquer tipo de problema.
28/05/2021 09h18
Fica tranquila não é rascimo não e um jeito carinhoso
anônima
28/05/2021 09h41
Na minha opinião, as pessoas são racistas mesmo que elas näo saibam ou não admitam.
As atitudes mostram isso claramente, mesmo que a pessoa diga não ser. Vejo atitudes, modo de tratar, modo de falar coisas, insinuações meio apelativas dando a entender que o negro ou negra apenas servem para satisfações sexuais (atitudes reveladoras), mesmo que inconcientes, o jeito nada educado de tratar a mulher negra ou o negro. Inclui deboches disfarçados, um carinho falso, a solidão da mulher negra também, depois esfregam na nossa cara que tem companhia com mulher branca (no caso de homens orgulhosos que não assumem a beleza e o direito da mulher de cor).

Defendem um pouco o negro pra não dizer que não gostam de negros.
No fundo a sociedade trata o negro, e a negra mal e fazem questão de mostrar isso).

Mulher loira é carinho chamar de nêga; negro é outros quinhentos dependendo do relacionamento que tem com os outros. A verdade?
-No meu trabalho, há anos, )os rapazes me chamavam de neguinha sim!) Mas não gostavam de mim e ainda complementavam com cabelo de assolã).
Até hoje é assim! No meu trabalho, meu chefe me trata com indiferença por orgulho, e despeito. Noto isso nele..
anônima
28/05/2021 11h16
Só se você utilizar este termo para inferiorizar ele, pois, não existe problema com a cor branca, preta, amarela, vermelha e outros tons de pele.
anônima
28/05/2021 20h40
Chame pelo nome ou outra coisa.
Não tem necessidade de ficar chamando disso.
anônima
28/05/2021 20h36
As palavras tem o peso que colocamos nelas, tem gente que vai se ofender e tem gente que vai achar normal, o importante é nunca usar com o intuito de ofender.
28/05/2021 16h51
A questão é o que tem por trás. Eu chamo uma pessoa específica de neguinho, no meu caso é apelido carinhoso e ele sabe. Se você ta na rua, tropeça ou pisa no pé de alguém (exemplo só, pode colocar qualquer outra coisa aqui) e alguém diz "ô mas só podia ser uma neguinha mesmo..." com voz de desprezo, é diferente.
Tipo quando alguém te chama de "querida". Você não percebe quando a pessoa foi sincera ou quando chamou assim usando de deboche?

Edit: Vi que você disse sobre chamar alguém assim em uma relação. Pô, se tu tem relação com a pessoa, tem que ter comunicação, né... pergunte pra ele se isso o chateia. Além de livrar de inconveniências, ainda vai demonstrar que preocupa com os sentimentos dele.
anônima
28/05/2021 11h19
Te garanto que eu tenho a mesma duvida, as vezes sai sem querer e eu já fico cabreira....tenho amigos de cor que eu tenho de cuidar para nunca, jamais, nem brincando, chamar de neguinho ou qualquer outro apelido.
anônima
28/05/2021 11h21
é sim , pare
anônima
08/08/2021 21h36
Não acho racismo
31/05/2021 16h14
se for falado em tom perjorativo sim.
31/05/2021 17h39
Depende né, se tu for socially awkward eh melhor nem arriscar
31/05/2021 18h01
Eu sei que muitas pessoas chamam um negro(a) (ou até brancos) por esses apelidos com um sentido de ser carinhoso. Mas eu não vejo o porquê não chamar a pessoa pelo nome. Chame pelo nome, é muito melhor...e se a pessoa te der liberdade, aí vc usa esses apelidos.
anônima
31/05/2021 18h02
Depende da intimidade
30/05/2021 08h08
Pode ser

Depende né. Se a pessoa em questão não gostar disso e ou tiver uma má índole (não te avisar que não gosta, caso vcs se conhecam) e for logo acusar de racismo etc mesmo sabendo que tu usas isso como conotação fofa....aí temos pena que eles ganham né...

Se for a uma pessoa desconhecida ou um conhecido de uns dias....Há que ter vergonha na cara e não chamar isso as pessoas né

Eu tbm não acharia ok se uma pessoa negra que eu fiz amizade(ou só conheço) a menos de um dia. Se virasse sem se quer perguntar se estava ok e fosse chamar-me de minha branquinha ou branquela...pq que eu saiba esse não é o meu nome. A não ser que eu e ela nos chamemos assim e aí seria uma coisa nossa. Mas não me viraria para falar dela com pessoas que mal a conhecem e falar esses termos.
28/05/2021 20h42
não posso responder essa
28/05/2021 08h21
Sim, é um racismo cruel e descarado. Um ato de malignidade extrema e impiedosa
anônima
28/05/2021 08h12
Depende da sua intimidade com a pessoa
anônima
28/05/2021 08h09
Pergunta pra quem vc está chamando assim.