Gente, eu estava aqui lembrando que quando eu tinha uns 19 anos minha irmã mais nova nasceu. Eu sempre a amei mas nunca ajudei a cuidar, minha madrasta e meu pai morriam de raiva (minha madrasta se casou com ele quando eu jà tinha 18 anos, nunca cuidou de mim não).
Eu trabalhava e saia bastante, não achei correto cuidar de criança sendo que eu nunca quis parir. Meu pai ficava com raiva. Aí hj depois de mais de dez anos eu me peguei lembrando.
Vcs näo acham injusto ele ficar com raiva disso? E minha madrasta botando pilha?
Eu trabalhava e ajudava com as contas de casa. Nunca que eu iria cuidar de filho que eu não pari.
Hoje tenho contato com minh irmã e a amo. Sempre dei mimo. Mas cuidar não. Nunca troquei uma fralda.
Tô errada?

elas perguntam
15 13
eles respondem
anônimo
01/06/2021 19h29
Sua madrasta abre as pernas e vc tem que ser a mãe haha.
01/06/2021 19h35
Neste caso, não.
anônimo
01/06/2021 19h37
Eles estão errados
anônimo
01/06/2021 19h31
Não.
Tu tá certa, quem tem cuidar eh mãe ou pai. Tu não eh obrigado a cuidar se teu irmão tem os pais vivos e saudáveis e podem muito bem cuidar, a obrigação eh deles e não sua. A única exceção, eh se teu país faleceram e tua irmã só tivesse vc, aí sim.
01/06/2021 20h53
Não, não está. A obrigação de cuidar de filhos é dos pais, a não ser em casos muito específicos, por exemplo, a morte eventual deles.

Por consideração, você poderia ajudar, mas nada que enseje obrigação.
01/06/2021 19h45
Não, Tu faz o certo Garota kkkk
01/06/2021 19h27
Tá certinha.
01/06/2021 19h28
Não tenho irmão
02/06/2021 02h26
Tem pai que é folgado dms kkkkkkkk eu cuidaria se eu pudesse mas como um favor, n como obrigação
02/06/2021 00h26
claro,porém eu que sou o caçula então elas que cuidou de mim,kkk
anônimo
01/06/2021 22h55
acho que não ela nem é sua mãe ou tem laços emocionais apararentemente.mas seria legal se vc pudesse tido ajudar mas a obrigação é completamente deles.e sim eu cuidaria da irmã mais nova tendo laços ou não.já fui babá varias vezes e acho legal cuidar delas.
anônimo
01/06/2021 20h29
Tu não tinha a mínima obrigação de cuidar da sua irmã. Ela que fez, ela que cuide.
01/06/2021 19h43
Você está certa senhorita.
01/06/2021 19h40
Não mesmo.
elas respondem
anônima
01/06/2021 19h30
Ajudaria de vez em quando, às vezes pode ficar muito pesado para os pais, principalmente se for recém-nascido. Além do mais, é uma chance que eu teria de me aproximar da irmã, criar laços afetivos.
anônima
01/06/2021 20h16
Quando minhas 2 primas foram abandonadas pela mãe eu ajudei a cuidar, a menor tinha 2 anos e usava fralda ainda, eu ia pra escola, dava banho, dava mamadeira, nunca reclamei, muito pelo contrário, sempre tive pena das meninas. Tinha 15 anos nessa época.
anônima
01/06/2021 19h44
Não tem obrigação não..
01/06/2021 20h54
Eu ajudava a cuidar do meu irmão quando era criança, mas se fosse filho de uma madrasta minha e eu trabalhasse, ela ou meu pai que arrumasse alguém para cuidar, essa responsabilidade não é minha.
01/06/2021 20h35
eu nunca cuidei da minha irmã pensando em ser baba da minha mãe, e sim pensando nela como minha irmã mesmo, era o mínimo que eu deveria fazer
01/06/2021 20h33
Não acho que vc estava errada, muito pelo contrário. É fácil demais botar filho no mundo e depois dar pra terceiros cuidarem.
01/06/2021 20h31
?? você não tem responsabilidade nenhuma, aiai.
você ta certa.

eu cuido dos meus irmãos, mas nunca deixo passar do limite, porque não queri que pensem que eu tenho que ter alguma responsabilidade sobre eles, quando eu só sou uma adolescente
anônima
01/06/2021 19h33
Ué, o pai que deveria criar junto, não tu.
anônima
01/06/2021 19h28
Tá certa
02/06/2021 00h31
Mas o que seria cuidar da sua irmã? Seria cuidar de fato? Tipo dar banho, comida... Ou fazer favores eventualmente? Eu sou mãe e quem ajuda uma mãe tem vaga garantida no céu.
02/06/2021 02h24
Eu com certeza ajudaria. Agora, cuidar só na ausência dos nossos pais.
Tenho minha vida, minhas prioridades.. se for para ficar cuidando de criança eu caso e engravido logo. Antes cuidar do que é meu do que o que é dos outros.. mesmo que seja irmão, a obrigação não é minha! Pq aí fica fácil demais parir e deixar p outra pessoa tomar conta..
Sempre ajudei minha mãe, mas nunca abri mão das minhas coisas para isso. E nem ela nunca me exigiu tanto, muito pelo contrário.
01/06/2021 20h51
acho que não custava nada vc ajudar, afinal é sua irmã. Eu ajudaria