As vezes isso pode ser meio limitador. Eu importante saber expressar sua opinião independente do assunto, mas a grande dificuldade é saber ouvir e respeitar a opinião alheia sem querer impor uma verdade.
O que mais vejo são pessoas que estão dentro desses "lugares de fala" falando sobre todo o resto da sociedade como se esse "lugar" fosse aplicável apenas a elas.
Acho que ninguém acaba seguindo esse "lugar de fala" na prática, nem quem diz seguir.
Eu falo o que eu quiser, sem ofender é claro.
Vivemos em uma sociedade, tá tudo acontecendo ao nosso redor, todos têm direito de opinar sobre que tiver vontade.
Isso de lugar de fala nem devia existir para começo de conversa (nesse contexto).
E se alguém vir com essa de não é lugar de fala, basta perguntar se essa pessoa se quer sentiu isso (por exemplo se alguém fala que homem não deve falar de assédio sexual (quando acontece com mulheres) pq não é lugar de fala basta perguntar a idiota se ela sofreu assédio (obvio que podem mentir) e provavelmente não só acha que por ter um órgão sexual tem mais direito a falar sobre, logo teoricamente também não é o lugar de fala dessa pessoa etc (quem fala disso fala sobre outros assuntos)
pra mim n existe local de fala, se uma pessoa tem conhecimento e/ou propriedade pra falar sobre algo, ela deve falar, independentemente se já passou por isso ou não