Se não existisse essa grande desigualdade social no país, se a pobreza fosse reduzida em menos da metade da população, se todos tivessem uma distribuição de renda alta, o Brasil seria um país bem desenvolvido? Claro que para isso seria necessário muitos investimentos em muitos aspectos do país, mudanças no sistema, mais eficiência dos governantes e tal, mas gostaria de saber sobre essa questão... acha que se não existisse essa desigualdade toda no nosso país seria um lugar como os EUA, o Canadá, a Noruega...?

elas perguntam
16 5
eles respondem
02/06/2021 15h57
Primeiramente desigualdade financeira é diferente de pobreza. Segundo, o problema do Brasil é a pobreza e isso só melhoraria por resultado de uma boa gestão, então não é causa, é consequência.
02/06/2021 16h13
O problema não é a desigualdade social e sim a pobreza, é melhor um país onde todos tem boas condições de vida, mas alguns são estupidamente ricos do q um onde todos tem a mesma condição de vida, mas todos pobres
anônimo
02/06/2021 15h39
O sistema do Brasil é todo prejudicado, a policia é corrupta, os politicos são corruptos, é o sistema que ninguém tem coragem de bater de frente, simplesmente nao tem como bater de frente, não tem como mudar, isso já ta implementado aqui e nao vai mudar, fora os politicos que votam para terem salario no teto, eles aumentam o proprio salario deles, auxilio moradia, auxilio odontologico que cobre tudo, auxilio medico que cobre tudo, auxilio isso, auxilio aquilo, enquanto a população recebe bolsa familia e miséria

o Brasil é e vai ser assim, e não há nada que podemos fazer, nada.
anônimo
02/06/2021 16h28
O mundo desenvolvido é feito de revoluções bem sucedidas e o mundo subdesenvolvido é feio de contrarevoluções bem sucedidas e esse o problema.
anônimo
02/06/2021 19h36
Não. O problema nao é a desigualdade, mas a pobreza. Nao é pq tem cara ai recebendo 1 milhao q isso seja o motivo de eu ser pobre. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Dinheiro gera dinheiro, riqueza gera riqueza, e não contrário.
02/06/2021 15h54
O primeiro passo é tirar o cara que quer deixar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres do governo.
02/06/2021 16h05
Acho que faz sentido o que falou, em lugares com menos pobreza e mais desenvolvimento normalmente existe menos desigualdade, o problema é nquando você faz a relação entre esses dois fatores que você colocou aqui: desenvolvimento e desigualdade.
Você sugere que a redução da desigualdade
primeiro lugar traz desenvolvimento, quando isso normalmente ocorre de forma contrária, a presença de desenvolvimento reduz a desigualdade, por meio da produção.
Na realidade, o que tende a ocorrer em uma resolução imediata da desigualdade por meio da mera redistribuição de renda é uma igualdade sem desenvolvimento, com todos na pobreza, como é possível observar em muitos países da América Latina atualmente ou em vários países africanos, como Angola e Moçambique e até mais recentemente em social-democracias, já que não há como negar que Europa e Estados Unidos estão degringolando.
02/06/2021 16h25
As vezes eu acho que o Brasil juntou toda escória que tinha na Europa e Asia e juntou aqui, por mais de bem que a pessoa seja qualquer oportunidade tá passando por cima do outro, todo brasileiro é corrupto até um certo ponto e é uma coisa considerada normal, é bizarro.

Lembro de um relato de uma professora, acho que ela tava na Suíça, uma mulher com um broxe passou por ela no metrô e todo mundo saiu do meio e se levantou pra ela escolher onde ela queria sentar, é como se ela fosse uma rainha, a professora perguntou pra uma amiga Suíça e ela explicou tudo, ela disse que quem tinha aquele broxe é pq estava gestante, daí a professora perguntou como eles regulavam aquilo, como que eles garantiam que elas devolveriam o broxe ou que não usassem indevidamente? E ela simplesmente respondeu: - por que não devolveriam?
Todo mundo da aula ficou impressionado, o brasileiro não tem esse nível de caráter, se isso acontecesse no Brasil, eu e todos os brasileiros não ficaríamos nada surpresos se começassem a vender esses broxes em camelo, homens tendo a cara de pau de usar e várias mulheres usarem descaradamente.
anônimo
28/03/2022 11h43
O que falta são leis rigidas para crimes, desde o mais simples justamente para conter seu avanço, aulas de educação financeira desde jovem, e por fim aumentar o piso salarial de todas as categorias, considerando quem ganha um salario e não quem ganha mais que 2 ou 3, e por fim o maior poder de comprar e venda faz a economia girar
anônimo
28/03/2022 11h35
Não, o Brasil já está perfeito do jeito que está.
anônimo
28/03/2022 11h33
A desigualdade vai ser sempre alta não importa o sistema, mas a explicação pela qual o pobre nao consegue prosperar no brasil é a sindicalização da economia.
anônimo
26/06/2021 00h12
Com certeza.
A distribuição de renda seria a melhor coisa para o país.
02/06/2021 16h54
Sim com certeza, a terra e muito fértil pra plantio, tem uma área territorial gigante pra se utilizar, só que o povo deveria ser mais unido e pensar em estudar, e não ficar só dependendo de auxílio do governo, tem muito burro aqui, o início de tudo é educação, fazendo assim cabeças pensantes, para o crescimento de uma nação.
Por isso os governantes se aproveitam.
02/06/2021 16h49
Não, seria menos pior.
02/06/2021 16h35
Sim, o Brasil tem tudo pra ser um gigante.
02/06/2021 16h16
O problema nunca é desigualdade e sim pobreza. Se vc buscar por países como Venezuela e outros da África Subsaariana muitos tem mais igualdade...de miséria, já países como Australia,Suiça,Suécia tem desigualdade, tem bilionários, porém o restante da população são uma grande classe média,eles têm moeda forte e poder de compra, enquanto que no Brasil a grande massa é pobre e o nosso dinheiro não vale nada.
elas respondem
anônima
02/06/2021 20h22
Moça, entenda. Não é a desigualdade que impede que o Brasil seja um país de primeiro mundo. Não é a desigualdade que gera subdesenvolvimento. É o subdesenvolvimento que gera desigualdade.
E, no Capitalismo, o que gera subdesenvolvimento em um país é o desenvolvimento desenfreado de outros países. As riquezas dos países desenvolvidos vêm justamente da exploração dos países subdesenvolvidos.
anônima
02/06/2021 19h34
@adam_smith responde essa
anônima
02/06/2021 16h16
O Brasil e a América Latina como um todo vem de uma sistemática de exploração desde os primórdios. Te recomendo o livro Veias Abertas da América Latina pra você entender melhor o problema. Já adianto que você irá sentir muita raiva lendo.
02/06/2021 17h57
Não bastaria somente isso, precisaria investir em muitas outras coisas, como você mencionou. Coisa que a meu ver está anos-luz de acontecer.
anônima
02/06/2021 16h59
Ajudaria a ser um país melhor de certa forma, mas não depende só disso pra um país se desenvolver, depende dos seus governadores e outros 500, é complexo isso, pq o Brasil vive nessa corrupção há anos, só estudar história