1.82K  04/06/2021 05h24

Se uma moça conheceu durante a faculdade um aluno do último período e começaram a namorar, e 2 anos depois, com 2 anos de namoro ele conclui o mestrado e passa no concurso de professor naquela universidade, enquanto a namorada dele ainda é estudante. Continuaria sendo antiético o namoro com professor? Se o namorado da garota começasse a dar aula de uma matéria pra ela? Sendo que já namoravam antes dele começar. Precisariam fingir término? O que deveria ser feito?

elas perguntam
6 12
eles respondem
03/06/2021 21h41
Os dois são maiores de idade?
Caso afirmativo, sem problemas.
Desde que o cara haja de forma profissional.
03/06/2021 21h59
Só acho "antiético" se o dito professor trabalhar na mesma sala de aula daquele aluno, porque pode gerar um viés errado, tanto pra prejudicar o aluno quanto pra beneficiar ele, e o professor perde o respeito com os outros alunos. Fora isso tô pouco me fudendo pras circunstâncias.

EDIT: Assim agora vi que tu colocou do cara dar aula pra ela, bom eu acho meio "antiético" sim, no sentido que expliquei acima, óbvio que se a instituição permite então não deve ser proibido o relacionamento deles, mas pode gerar tensão sim, acho que esse cara tem que fazer alguma coisa pra não parar na mesma sala de aula que tu.
03/06/2021 23h46
O namoro foi iniciado antes da docência, o que não configura o fato de ele ter se valido do cargo e da posição de hierarquia para assediar, constranger, e conseguir um retorno afetivo/sexual da aluna, outrora colega

Edit: e pra quem acha que é antiético professor dar aula pra namorada, saibam que existem muitos professores que dão aula para os filhos, sobrinhos e netos nas universidades. Isso não quebra qualquer código de ética. Desde que se separe (ou se tente) o pessoal do profissional
03/06/2021 23h58
Antiético pra quem? Acho isso uma bobagem mesmo que tenham se conhecido sendo aluna/professor
03/06/2021 21h18
É antiêtico. Professor geralmente não namora aluno(a). Só dã uns pegas. Tinha aquela serie na globo que romantizava essa situacao, mas o tiro saiu pela culatra
anônimo
03/06/2021 23h14
Eu trabalho numa empresa de auditoria. Se tenho alguma relação com um funcionário do cliente, devo notificar minha empresa para avaliarem a repercussão. Não basta agirmos certo, precisamos parecer certos.
Um professor dar aula para a namorada não parece certo. Eu comunicaria o departamento e deixaria que eles tomassem a decisão de me afastar ou não da disciplina naquele semestre.
elas respondem
03/06/2021 21h38
não precisam fingir término, até porque na sala de aula eles são aluno e professor, não deve haver uma mistura entre relacionamento e trabalho/estudos.
anônima
03/06/2021 21h24
Sobre essa situação, eu não acho q seja antiético, mas tem q observar se a faculdade em questão não proíbe o relacionamento deles. Mas de qualquer forma, o ideal seria esconder isso de todos e demonstrar afeto fora do local de trabalho dele. Mas em geral, n acho tão errado uma aluna se relacionar com um professor (fora do local de trabalho, enfatizo novamente), até pq já fiquei com meu prof de língua japonesa kshdkdjskmsms
anônima
03/06/2021 21h26
É proibido mas pode acontecer. Eu mesmo fico olhando meu professor de estatística kkk
03/06/2021 21h41
Não acho maneiro
03/06/2021 22h08
não acho antiético
04/06/2021 05h24
Não há o que questionar.
Eu trato igual namoro entre colegas de trabalho. Ninguém precisa saber, o casal não precisa dar uns amassos nem andar de mãos dadas no local de trabalho. O que fazem da porta da empresa ou faculdade para fora não é da conta de ninguém.

Lá dentro, não é para ficarem sozinhos numa sala trancada ou conversando por muito tempo dentro do horário de expediente. Nem bancarem os aventureiros. Sei que é maior adrenalina se agarrarem em local de iminente flagra, porém emprego está difícil. Mais vale um emprego do que uma aventura para se gAbar na roda de amigos.

Enquanto o cara estiver no probatório, é bom negar se perguntarem, caso o romance seja recente e os avaliadores forem velhos ou mulheres mal amadas. Não obstante, relacionamento consistente, não há o que anular, pois já era algo público. Fingir término seria infantil; às vezes, convém ir pelo caminho oposto dizendo que são noivos.

Esse negócio de dar aula para a namorada seria complicado, se eu fosse a aluna. Eu tenho histórico de tirar 9.5-10, quando o restante da turma apresenta mediana 4. Provavelmente, os invejosos diriam que fui beneficiada. Sempre tem um chatonildo. Sou uma nerd descaracterizada, quem olha para mim não dá nada.
anônima
03/06/2021 23h58
Se ele for seu orientador ou professor é antiético. Não pegue matérias ou pesquisas com ele
anônima
03/06/2021 23h51
Se a universidade descobrir ou algum aluno denunciar dá bo sim pq o professor sendo seu namorado poderia te dar nota boa sem vc merecer ou te dar respostas de prova etc é melhor vcs manterem escondido dos colegas.
03/06/2021 23h48
Eu namoraria um professor que me dá aula de boa, mas nunca me ocorreu, não.
03/06/2021 23h37
Eu não acho antiético, mas dependendo da universidade não vai poder continuar. Infelimente é fingir término até passar nesse professor/namorado.
anônima
03/06/2021 23h08
Não seria antiético, desde que ele não desse aula para a namorada, se for professor dela é errado.
anônima
03/06/2021 21h52
cara, vou ali fazer uma fanfac