Sem querer ser chato, mas isso não é culpa somente do presidente, e sim do estado brasileiro ineficiente.
O estado brasileiro tem o costume de expandir a base monetária para fazer populismo e isso causa inflação em tudo, tudo tende a subir de preço. Na verdade, todos os países fazem isso, mas o Brasil faz de forma indiscriminada.
Pense no dinheiro como um produto, quando este produto aumenta a sua quantidade, o seu valor tende a diminuir, quando diminui, o seu valor tende a aumentar.
Fora que o Brasil tem um longo histórico de endividamento, um país que leva sua política fiscal pouco a séria, isso tudo impacta no poder de compra do povo, pois o estado tem que aumentar impostos para cobrir seus rombos fiscais. Essa instabilidade toda desvaloriza a moeda que impacta em preço de alugueis.
Com a pandemia, o lockdown, auxílio, fechamento de comércio, juros baixos e agora subindo... é meio lógico que o preço dessas coisas tendem a subir.
Não tem mágica em economia, tudo se tira de um lado para ganhar do outro e vice versa. Se o Brasil não tivesse esse espirito populista porco e agisse com responsabilidade, talvez hoje estaríamos em uma situação mais confortável durante a pandemia, mas o Brasil adora gastar dinheiro para dar para os pobres, acaba que gera mais pobreza ainda.