1.05K  16/10/2016 21h31

Gente, antes de mais nada, não perguntei pra tretar nem pra debater nem pra tentar mudar sua opinião e blablabla (eu não sigo nenhuma religião). Mas sinto curiosidade de saber, uma vez que vivemos em um país super religioso, o país que tem mais católicos no mundo e tal

elas perguntam
6 5
eles respondem
16/10/2016 16h51
meu deus não precisa ser seguido. ele opera sozinho
16/10/2016 16h29
É uma coisa a menos pra se preocupar :)
16/10/2016 16h38
Acredito que ele é uma criação do homem. Não há nada que comprove existência ou algo do tipo. Imagino que grande maioria da humanidade, procura a religião por medo ou quando precisa de algo. E a religiao é uma coisa muito interpretativa, pessoas que nunca leram a biblia, alcorão, ou o que quer que seja, até o fim, tiram conclusões precipitadas. A católica por exemplo era muito territorial antigamente, quantas guerras já não foram travadas, vidas tiradas "em nome de Deus"? Mas respeito quem segue e tem sua fé, muita gente muda de vida, sai das drogas, crimes e etc e passa a fazer a coisa certa.
16/10/2016 19h57
Muito resumidamente... depois de muito estudo.
E o mais curioso é que eu estudei bastante pra entender melhor a crença que eu tinha.
Hoje em dia não dá mais pra acreditar que há um ser todo poderoso que rege tudo. Seria muita ignorância da minha parte achar que tudo tem um proposito, principalmente quando algum ser indefensável é abusado de algum modo: crianças, doentes mentais, etc.

É mais fácil dizer amém, que questionar. rs
16/10/2016 21h16
Em números absolutos o Brasil é o país com mais católicos no mundo porque a população é muito alta, perdendo para China, Índia, Rússia e EUA, e aqui o colonizador foi portugal, país extremamente religioso, é preciso analisar os dados percentuais, acho que o Brasil fica entre os 10.
Sou ateu porque não consigo acreditar que alguém surgiu do nada, ajustou a terra para girar em torno do sol e de si mesma, e criou milhares de planetas para nenhuma finalidade e não gostaria de acreditar que alguém deixaria tantas pessoas passarem fome, miséria e não fazer nada.
Eu não acredito, não quer dizer que não exista, talvez eu esteja errado.
16/10/2016 21h29
A palavra "deus" em geral é usada para designar um ser que está acima da compreensão de bem e de mal.
As noções de bem e de mal são estabelecidas para evitar conflitos entre seres humanos e entre todos os outros seres racionais. Se deus age acima do bem e do mal, então ele promove o conflito. Isso se faz bastante claro em relação ao homossexual, um ser humano que nunca agrediu ninguém, nunca se apropriou, nunca se intrometeu na vida de alguém é considerado como condenável, como um ser que merece o inferno.
Suas leis condenam pessoas que nunca agrediram ninguém, condenam escolhas pessoais, parecem estar acima do bem e do mal, parecem estar acima da resolução de conflitos.
Não só o deus cristão, também serve para o caso de allah, quantas mulheres deixam de ter a opção sobre suas roupas por causa de suas leis? As ocidentais, usando as roupas que usam, não agridem ninguém. Quanto a Brahma, Vishnu e Ganesha, quantas pessoas não ficaram presas a suas posições de casta só por conta de leis estipuladas por eles? Pessoas que nunca agrediram ninguém? Cada deus leva um pouco dessas indagações.
Minha condição não é a de que deus não exista, mas apenas que ele não é necessário, pois se ele for bom, se ele não for um deus de conflitos, o bem e o mau, o uso da lógica seria suficiente na minha vida, e não vejo razão para chamá-lo de deus, afinal, nada me diferenciaria dele, então o status de deus fica sem sentido. Caso ele seja um deus de conflito, eu teria razões para ter medo dele, e não para respeitá-lo. Tenho inclusive certeza de que ele não seria sustentável, pois não existe existência sem propriedade. Para existir, você precisa se manifestar, ocupar algum volume no espaço, apresentar uma certa cor, etc. você precisa ter alguma propriedade, por isso que a lógica é implacável e ela acompanha a existência, uma vez que haja propriedade, haverá possibilidade de conflitos, haverá lógica, e todos agem sempre dentro da lógica, aqueles que forçam o contrário serão retratados
elas respondem
anônima
16/10/2016 16h36
Obs, sou curiosa com esse assunto :p
anônima
16/10/2016 16h48
Observarei as respostas.
16/10/2016 16h33
Minha fé sempre foi fraca, esta que é a verdade. Nunca conversei com deus, nunca senti o tal do espírito santo, tal paz. Eu nunca entendi direito a missa, aquela história da hóstia, mesmo pequena, lá pelos 12 anos, não conseguia enxergar o sentido de comungar. Minha família sempre foi um caos, eu pedia MUITO a deus para as brigas pararem e tal, fazia novena, promessa, tentava ao máximo ser uma boa filha, uma boa pessoa, mas minha casa continua um inferno. Eu fui largando esta história de deus pela frustração mesmo; depois por uma posição crítica, lendo, abrindo minha cabeça e percebi que não fazia o menor sentido. Atualmente deus para mim só é um personagem da mitologia cristã, hoje eu consigo lidar muito bem com o fato de eu estar desamparada neste mundo, não existe ninguém me guiando, me ajudando, minha vida a deus não pertence, sendo assim eu sou a única culpada de minhas burradas e a única a receber os méritos por meus êxitos
16/10/2016 21h31
Fui batizada na Católica, apesar de meu pai ser ateu e minha mãe ser uma católica muito não-praticante. O resto da minha família se divide entre evangélicos, espíritas e ateus/agnósticos. Fiz catequese e crisma (por vontade própria, meus pais nunca me obrigaram a nada) e lá pude perceber que realmente não acreditava em nada daquilo. Minhas professoras de catequese e crisma eram extremamente preconceituosas e estúpidas, sempre dizendo que a ciência e o conhecimento eram "tentações do diabo" e etc... Aos treze já sabia que aquilo não era pra mim, nem cheguei a ir na cerimônia de crisma (não lembro do nome específico disso) porque já não conseguia acreditar naquilo. Me vi como agnóstica por muitos anos, mas hoje não vejo mais sentido em mentir, eu realmente não creio que um Deus exista. Creio sim na Natureza e em todas as coisas incríveis e maravilhosas que existem e que a maioria despreza.
Ah, e não existe um só Deus, existem milhares de Deuses, de inúmeras religiões, muitas religiões acreditam na existência de mais de um Deus (como a Wicca, por exemplo, que tem a Deusa Tríplice e o Deus Cornífero). Quem acredita em um único Deus está desprezando todos os das outras culturas e religiões, no fim todo mundo crê e descrê em várias coisas porquê todo mundo tem uma visão única e pessoal sobre o mundo. O importante é haver respeito :)