Porque sem eles a terra não teria atmosfera, visto que boa parte dos gases, inclusive o vapor de água, que a compõe vieram de vulcões.
Além disso, não existiriam solos férteis, visto que a maioria dos elementos que são fertilizantes naturais são encontrados em abundância dentro do magma e muito menos o mar, porque a maioria do vapor de água que criou os oceanos, de acordo com algumas teorias, vieram dos vulcões.
Por fim, a própria terra não conseguiria regular própria sua pressão e energia internas e em algum momento todos os continentes (que são grandes placas de terra que surfam sobre o magma da crosta terrestre, de onde vem o magma do vulcão, que é expelido quando a pressão atinge patamares muito elevados) iriam se quebrar por conta da pressão interna.
Além disso terremotos seriam muito mais potentes, visto que a pressão interna do planeta não poderia ser dissipada pelos vulcões e provavelmente a construção de grandes estruturas na sociedade humana seria inviável, ou seja, nossas estruturas e tecnologia atuais nunca teriam sido alcançadas e provavelmente ainda estaríamos na idade do bronze, caçando com lanças, isso se houvesse vida sobre a terra.
Deuses, de nenhuma seita ou religião, não criaram nada.
Vulcões são resultados do choque entre as placas tectônicas que cobrem a crosta terrestre, e que acabam expelindo magma, existente nas camadas mais profundas do globo.
Tudo é uma questão de física + química, e as leis que regem essas ciências, não tem nada a ver com nenhum dos milhares de deuses e divindades que existem, de todas as seitas e religiões que existem.