Boa pergunta. Não sei de onde veio, mas hoje em dia não é obrigatório (se é que um dia foi, não sei). A mulher pode casar e manter o nome que já tinha como solteira, sem problema, mas de todo modo, quando optam por colocar o sobrenome do marido no nome da mulher, esse sobrenome vai por último
Hoje pode mudar conforme o casal quiser, a esposa pode ter o sobrenome do marido, o marido o sobrenome da esposa ou ainda podem misturar os sobrenomes.
Mas como o costume antes era a esposa ter o sobrenome do marido é bastante comum ainda ser assim.
Antes era colocado no final. Retira o sobrenome do pai e coloca o do marido. Agora virou esculhambação, porque ficava fácil saber as origens da família.
A ordem seria: Josivalda Pinto da Silva Costa ou Josivalda Pinto da Silva Machado. Ou se ela quiser pode omitir um sobrenome. Tipo Josivalda da Silva Machado ou Josivalda da Silva Costa.
Maaaas, se ela for casada com uma pessoa q é descendente de espanhol, eles colocam na frente.
Exemplo, o Rei da Espanha se chama Felipe de Todos Los Santos de Borbón y Grécia e a esposa se chama Letizia Ortiz Rocasolano. Ai eles tiveram uma filha que se chama Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz(Borbón do pai e Ortiz da mãe)…então acho q no Brasil pode usar ordens diferentes por ter uma grande diversidade de descendente